Inspetor desvenda trama sinistra na capital francesa do século XVIII

Sucesso na França e em vários países onde foi traduzido, o romance policial Aposta fatal, do diplomata e especialista em história francesa Jean-François Parot, marca a estreia de Nicolas Le Floch, protagonista de uma série policial que se desenvolve na Paris do final do século XVIII, antes da Revolução Francesa. É, por isso, considerado o “comissário Maigret de Luis XV”. O livro chega agora ao Brasil pela Editora Vestígio, com tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira.  

O jovem e destemido Nicolas Le Floch recebe de seu padrinho, o Marquês de Ranreuil, uma carta de recomendação para entrevista com o superintendente-geral da polícia do rei Luis XV, sr. de Sartine. Em 1761, ao chegar à capital, vindo da Bretanha, Le Floch se hospeda na Igreja de Saint-Sulpice, no convento dos Carmelitas Descalços, onde aprende com o padre Grégoire sobre os perigos da cidade, descobrindo a crueldade dos homens e a brutalidade das conspirações no mundo do crime parisiense, onde tudo gira em torno do jogo, da devassidão e do roubo, que se interligam por incontáveis labirintos.

Depois de um período de adaptação, já como comissário, Le Floch é designado a investigar uma morte cruel, de um corpo que não fora identificado e que se suspeitava ser do delegado Pierre Bourdeau. Ele inicia a análise dos restos mortais para buscar novas pistas do suposto assassinato do delegado. Mas acaba por mergulhar num mundo de podridão e de perversidades que envolvem um delegado corrupto, uma esposa saída de uma casa de prostituição, um cadáver no porão de uma residência na Rua dos Blancs-Manteaux, um carrasco, espiões, masmorras e necrotérios. E tudo isso pode acabar conduzindo-o à presença do rei e de sua favorita, a Madame de Pompadour.

Ao longo de suas quase 400 páginas e 17 capítulos, incluindo o prólogo e o epílogo, todos eles precedidos por epígrafes de escritores clássicos e modernos, como Horácio, Ésquilo, Eurípedes, Shakespeare, Rousseau e outros, o leitor vai acompanhar de perto uma investigação cheia de reviravoltas e revelações surpreendentes. Para ajudá-lo em sua trajetória, o autor traz, ao início da obra, uma relação de todos os personagens envolvidos e, ao final, anotações contextuais, bem como notas de rodapé que ajudam a compreender o cenário e a reviver a atmosfera e os odores, as ruas e os palácios, os nobres e os mendigos, os ritos e as hierarquias, os crimes e os mistérios da Paris do século XVIII.

Sobre o autor – O francês Jean-François Parot é diplomata, escritor e especialista na história da capital francesa nos anos 1700. Seu personagem principal, Nicholas Le Floch, é protagonista de 12 romances publicados a partir de 2000, que já foram traduzidos em vários países e adaptados para uma série televisiva. Foi embaixador da França na Guiné-Bissau de 2006 a 2010, quando se aposentou. 

TítuloAposta fatal  
Autor: Jean-François Parot
Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira
Número de páginas: 384
Formato: 13,8 x 21 cm
Preço: R$ 44,90
ISBN: 978-85-8286-085-4

0 comments:

Postar um comentário