Flávio Fonseca e Aglaia Souza lançam CD "O Som da Poesia"

Poucos casamentos são tão promissores como o que pode ocorrer entre música e poesia, ainda mais quando envolvem artistas que transitam por ambos universos. É o caso do compositor, maestro e produtor musical Flávio Fonseca e da poetisa e musicista Aglaia Souza, que juntaram seus talentos na concepção do CD O SOM DA POESIA. A coletânea ganha lançamento em 4 de outubro, às 20 horas, no Teatro Sílvio Barbato, em Brasília. O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do DF.

De longa data colecionando parcerias de sucesso, Flávio e Aglaia selecionaram para este disco músicas de todas as suas fases de criação. Assim, há no repertório canções compostas há décadas, ao lado de peças mais recentes, e até uma inédita, feita especialmente para o disco.

"Minha parceria com Aglaia já vem de muito tempo, desde meus 12 anos de idade. De lá pra cá já fizemos mais de 20 músicas", relembra o compositor. A dupla contudo, não tem uma canção favorita: "É muito difícil escolher uma só, isso depende do momento. Mas arrisco dizer que conseguimos colocar no disco as que nos agradam mais", adianta o músico. 

Por exemplo, “Velho Tema”, composta quando Flávio tinha 13 anos de idade, e até hoje uma das suas músicas mais executadas e gravadas, recebeu um arranjo vocal original, dando-lhe uma cara renovada. No outro extremo da linha cronológica, a recém saída do forno “Temporalidade” mescla uma levada quase frevo com improvisos atonais e a participação especialíssima da cantora Marianna Leporace.

"O disco conta também com a presença do Grupo Takto na faixa “Transformação”, na qual o flautista Sérgio Morais faz a primeira gravação da primeira flauta contrabaixo do Brasil", enumera Flávio. Outras participações especiais ocorrem nas faixas “Ainda”, em que a jovem cantora Clara Pancieri registra sua voz adolescente, e no fado “Rastro” o duo Junior Ferreira (acordeon) e Victor Angeleas(bandolim) realizam um instigante diálogo melódico.

Outro orgulho de Flávio neste projeto é a prata da casa, com uma banda de primeiro time: José Cabrera (teclados), Paulo André Tavares (guitarra), Oswaldo Amorim (baixos), Amaro Vaz (bateria), Moisés Alves (trompete), Ademir Júnior (saxes), Leander Motta (percussões), além de clarineta, trompas, back-vocal, uma orquestra com doze cordas(violinos, violas, violoncelos), e o próprio Flávio nos violões e arranjos.

Quem for ao show de lançamento terá uma bela amostra dessa riqueza instrumental: acompanhado de baixo (Oswaldo Amorim), bateria (Amaro Vaz) e todas as flautas possíveis (Sérgio Morais), Flávio Fonseca apresentará o repertório do CD, além de outras composições instrumentais e em parceria com Aglaia. A poetisa subirá aos palcos para interpretar alguns poemas de seus livros

Serviço:

Show de lançamento do CD "O Som da Poesia"
Flávio Fonseca & Aglaia Souza
4 de outubro, sábado, às 20h
Teatro SESC Sílvio Barbato (SCS, Quadra 2, Edifício Presidente Dutra)
Capacidade: 200 lugares
Entrada franca

Ficha técnica:
Flávio Fonseca - voz e violão
Sérgio Morais - flautas
Oswaldo Amorim - baixo
Amaro Vaz – bateria
Participação especial:
Clara Pancieri - voz
Aglaia Souza - poemas 

==> Foto: Jane Pini

0 comments:

Postar um comentário