UnB e GDF renovam parceria para atendimento a animais de grande porte

BRASÍLIA (15/9/14) – A Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Universidade de Brasília renovaram por mais 20 anos o convênio que garante o atendimento, no Hospital de Escola de Grandes Animais da Granja do Torto (Hvet), aos animais apreendidos ou de propriedade de produtores rurais que estejam feridos ou doentes.

A renovação, que prevê melhorias na estrutura física do hospital e aperfeiçoamento de pesquisas, ampliará uma parceria que já existe há 13 anos. Diariamente são internados entre 5 e 25 animais de grande porte como equinos, bovinos, suínos, caprinos e ovinos.

Para a UnB, o convênio é uma oportunidade de troca de informações com o governo local e de aperfeiçoamento da prática para os estudantes de veterinária.

"Essa parceria é uma forma de aprimorar os cursos para a formação de profissionais. Aqui recebemos alunos da UnB e de outras instituições do Brasil e do mundo, como a Argentina, o que possibilita a troca de conhecimentos", revelou a professora de clínica de grandes animais Cristina Pereira.

Já o diretor do Hvet, Antônio Raphael, ressaltou a importância do convênio para as pesquisas. "Esses estudantes ou estagiários, além de aperfeiçoarem as técnicas veterinárias, participam de estudos para tratamentos e cura de doenças como a raiva", explicou o diretor.

ATENDIMENTO - O atendimento é gratuito para os animais de carroceiros cuja situação esteja regular perante os órgãos de fiscalização. Para os demais públicos é cobrada uma taxa de serviços e medicações.

A unidade conta com uma equipe fixa de quatro professores, um veterinário, oito residentes - sendo dois da área de anestesiologia. Além disso, a unidade é equipada com baias para cuidados especiais e quarentena, além de um centro cirúrgico.

O hospital funciona com a emergência 24h. Quem precisar dos serviços do Hvet pode ligar para o telefone 3468-7255 a fim de realizar uma pré-triagem, na qual a equipe analisa se o animal enquadra o perfil do hospital, além de classificar o tipo de atendimento.

Johnny Braga, da Agência Brasília

==> Foto: Mary Leal

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