As inscrições para as companhias interessadas em participar
da 11ª edição do Prêmio Sesc do Teatro Candango estão abertas até o dia 8 de
outubro. Serão premiados os melhores nas categorias: Peça, Direção, Atriz,
Ator, Dramaturgia, Cenografia, Iluminação, Figurino e Sonoplastia. A
instituição distribuirá aos vencedores troféus e quantia em dinheiro, que neste
ano totaliza R$ 20 mil.
O assistente de Ações Culturais do Sesc-DF, Rogero Torquato, ressalta a importância da iniciativa. “Já são 11 edições de sucesso de público e crítica. A ideia do prêmio é estimular a produção teatral de Brasília, ampliando o espaço institucional do Sesc na área da cultura. Essa é a única mostra competitiva de artes cênicas do DF e tem como diferencial o fato de homenagear diversos artistas do teatro brasileiro. Este ano iremos realizar um tributo póstumo ao dramaturgo Ariano Suassuna”, adianta.
A Comissão Julgadora, formada por críticos e profissionais da área, escolherá cinco peças para serem encenadas no Teatro Sesc Garagem (Sesc 913 Sul), no período de 18 a 22 de novembro, sempre às 20h. A premiação dos vencedores está prevista para ocorrer no dia 25 de novembro. Além dos premiados, serão indicadas três peças para participar da programação regional do Festival Palco Giratório – Brasília 2015, concorrendo, posteriormente, a uma possível inserção no projeto nacional de 2016.
Podem competir somente peças teatrais produzidas no Distrito Federal, desde que não tenham concorrido em outras edições da seletiva. Para participar, é necessário entregar o material de inscrição no Teatro Sesc Garagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h. O número de trabalhos enviados por cada grupo teatral é livre, porém apenas um será escolhido para a seleção.
Sobre o Prêmio - Desde 2004, o Prêmio Sesc do Teatro Candango revela talentos e incentiva a divulgação dos trabalhos cênicos de atores, diretores e companhias teatrais da cidade. O ator Juliano Cazarré, da Rede Globo, já foi premiado como melhor ator na edição de 2005. Agraciado em diversas categorias em 2010, o espetáculo Cru, com direção de Sérgio Sartório e Alexandre Ribondi, foi adaptado para o cinema e escolhido como Melhor Filme, no Festival de Cinema de Brasília de 2011. O prêmio é a única mostra competitiva de teatro da capital e realiza homenagem a diversos artistas. Já foram homenageados Paulo Goulart, Nicete Bruno, Milton Gonçalves, Hugo Rodas, Nathália Timberg, Paulo Gracindo Júnior e Murilo Grossi.
Prêmio Sesc do Teatro Candango
Inscrições: até 8 de outubro
Horário: das 9h às 12h e
das 14h às 19h
Local: Teatro Sesc
Garagem (Sesc 913 Sul)
0 comments:
Postar um comentário