A Editora do Brasil amplia sua linha de didáticos, com o lançamento dos
Projetos Mitanga e Jimboê, que
visam atender às diferentes necessidades escolares dos alunos da Educação
Infantil e do Fundamental I e assim contribuir para o caráter
investigativo e a construção de autonomia intelectual.
Os nomes possuem etimologia tupi-guarani, grande tronco linguístico indígena da região tropical sul-americana, em homenagem aos indígenas brasileiros. Mitanga significa criança, enquanto a palavra Jimboê representa aquele que aprende. Houve ainda a opção de construção das capas de todos os segmentos com artistas brasileiros para valorizar a cultura nacional.
Os dois projetos foram pensados a partir de três pilares: pesquisa envolvendo professores de todo Brasil, especialistas por área e coordenação específica; plano com estrutura e eixos construídos da Educação Infantil e Fundamental I ao valorizar a integração entre as áreas e o ensino; e disciplinas com correção conceitual, progressão de conteúdo e linguagem. Segundo a supervisora pedagógica Elaine Leick, a mente de uma criança é uma infinitude do aprender. “É por elas e com o professor que a equipe da Assessoria Pedagógica quer construir alicerces de parceria e mudanças significativas”, afirma.
De acordo com a supervisora pedagógica, vários eixos norteiam o projeto: nova legislação de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), metodologia progressista, interdisciplinaridade, contextualização e qualidade textual, compreensão leitora e auditiva e progressão de conceitos com conteúdos articulados e linguagem adequada à faixa etária.
Com isso, essa inovadora concepção apresenta livros que trazem musicalização, atividades de sistematização, datas contextualizadas, trabalho com os pais, cadernos personalizados, obras literárias com planejamentos de trabalho, cartazes, arquivos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) e assessoria pedagógica. Além disso, a Editora do Brasil contratou uma equipe para criar um portal que segue a tendência do mercado.
Tanto o projeto Mitanga como o Jimboê vêm se juntar a outro já consagrado no mercado, destinado ao Ensino Fundamental II: o Projeto Apoema, que significa aquele que vê mais longe em tupi-guarani.
Projeto Mitanga
Voltado para a Educação Infantil, o Projeto Mitanga conta com um conteúdo que estimula os alunos a participar, emitir opiniões, formular novos conceitos e buscar informações. Na linguagem, oralidade, leitura e escrita são trabalhadas de maneira integrada e complementar, por meio da expressão oral, do hábito de ouvir os colegas, de histórias, cantigas, parlendas, trava-línguas, ler e escrever.
Quanto ao conteúdo matemático, são abordados conceitos da realidade por meio de situações que envolvem observação, interpretação e comparação, favorecendo o trabalho coletivo e individual no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. O material, por sua vez, abrange uma diversidade de atividades que possibilita o aprimoramento de habilidades em diferentes campos do conhecimento. Para formar cidadãos comprometidos com o meio ambiente, a natureza e a sociedade, foca em estimular a identificação do aluno com o meio em que vive e favorecer a interação social.
Projeto Jimboê
Destinado ao Ensino Fundamental I, o Projeto Jimboê apresenta uma didática bastante atual, como o uso de vídeos educativos para exemplificar e esclarecer as questões científicas e o incentivo da internet como fonte de conhecimento, o que ocorre principalmente nas disciplinas referentes à Geografia e à História. Nesta, por exemplo, há links para sites nos quais o aluno pode encontrar material complementar ao tema estudado.
Os livros destinados ao aprendizado da Língua Portuguesa contam com cuidados na qualidade textual, sua autenticidade e diversidade de gêneros, com a valorização da arte e da cultura nacionais e internacionais.
No material referente à Matemática, a disciplina é tornada cotidiana e atraente com o uso de situações-problema, que envolvem o cálculo financeiro e jogos educativos.
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