Mais de 12 mil estudantes do DF participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

BRASÍLIA (13/9/14) – Mais de 800 mil alunos de 46 mil escolas públicas de todo o país participarão da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No DF, 12.378 estudantes de 54 escolas participam desta fase. As provas serão aplicadas neste sábado (13), às 14h30 (horário de Brasília), aos que obtiveram melhor pontuação na fase anterior.

Na primeira fase da competição, participaram 18 milhões de alunos de 5,5 mil municípios. Este ano, professores do projeto Obmep na Escola, concorrem a bolsas da CAPES para trabalhar com seus alunos em 2015, desenvolvendo o ensino e a aprendizagem da matemática. Do DF, 120 professores concorrem com cerca de 10 mil em todo o Brasil.

Os docentes farão as provas nos seguintes locais: Escola Classe 06 de Taguatinga, Centro de Educação Fundamental 01 de Planaltina, Centro de Ensino Fundamental 201 de Santa Maria e Centro de Ensino Fundamental 04 de Brasília, nos mesmos horários dos alunos.

PROVA- Composta de seis questões dissertativas, a prova da 2ª fase tem duração de três horas. Nela, os estudantes devem explicar e exibir os cálculos utilizados, bem como o raciocínio empregado. A correção é feita por professores universitários indicados pela coordenação da Obmep. Os candidatos devem comparecer ao local com uma hora de antecedência, levando caneta, lápis e documento com foto.

O resultado será divulgado até dezembro. Serão 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil  medalhas de bronze, além de 46,2 mil certificados de Menção Honrosa. Também serão premiados 1 mil professores de alunos que participaram da 2ª fase e que obtiveram o maior número de pontos.

Cada aluno medalhista ganhará uma bolsa do CNPq, durante 12 meses, no valor de R$ 100, além de um estágio em uma universidade pública. São alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que frequentarão a UnB para se preparar para um futuro promissor.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores dos ensinos Médio e Fundamental.

Níveis de participação na Obmep
Nível 1 - estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 - estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 - estudantes do Ensino Médio

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

==> Foto: Pedro Ventura / Arquivo

0 comments:

Postar um comentário