Natação levam quatro ouros e garantem Brasil na liderança dos Jogos Sul-Americanos

A natação brasileira chegou em Santiago no Chile a todo o vapor. Em um ritmo intenso de treinamentos desde o começo do ano, sem direito a descanso no período de festas, os atletas mostraram no primeiro dia de competição que todo o esforço traz uma recompensa. No caso, medalhas: quatro ouros, uma prata e quatro bronzes. Com o resultado, o país fechou o primeiro dia de competições liderando o quadro de medalhas, com 11 pódio na contagem geral,  seguido por Argentina, com seis, e Venezuela, com cinco pódios.

Com o tempo de 1min01s63, Felipe Lima, que integra o programa Bolsa Atleta Pódio do Ministério do Esporte, superou o pouco tempo de aclimatação na cidade chilena e confirmou o favoritismo nos 100m peito. “Estamos em uma fase de treinamento muito forte, pegando muito pesado nos treinos, principalmente na parte física. Chegamos há dois dias. Ainda não fizemos a devida aclimatação, tanto que achei o tempo muito seco. Agora, é continuar os trabalhos porque daqui a seis semanas teremos a nossa seletiva para disputar o Pan-Pacifico de Natação”, disse o atleta.

Além de Felipe Lima, a delegação nacional conquistou medalhas de ouros no Centro Aquático do Estádio Nacional com os bolsistas do Ministério do Esporte Leonardo de Deus, nos 200m costas com 2min00s28, Daynara Ferreira, nos 100m borboletas com 59s35 e no revezamento 4x100m feminino com 8min18s34.

Nos 800m livre, Nicolas de Oliveira conquistou a medalha de prata com 1min49s72. As medalhas de bronzes vieram com Marcos Vinícius, nos 800m livre com 8min09s93, Etiene Medeiros  nos 100m borboletas com 1min00s88, Julia Gerotto nos 200m medley com 2min21s22 e com Manuella Lyrio nos 400m livre com 4min20s86. 

A principal competição dos atletas brasileiros da natação em 2014 será o Pan-Pacífico, que será disputado em agosto, na Austrália.  Felipe Lima espera fazer o seu melhor tempo do ano na prova e garantir uma ótima preparação para 2016. “Quero fazer o meu melhor tempo do ano no Pan-Pacífico.  Quero trabalhar com calma, ir aos Jogos Pan-Americanos 2015 e começar bem as seletivas para 2016”, explicou o atleta.

Breno Barros, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte

==> Foto: Satiro Sodré

0 comments:

Postar um comentário