MUSEU NACIONAL DOS CORREIOS RECEBE EXPOSIÇÃO DE HÉRCULES BARSOTTI

O Museu Nacional dos Correios apresenta, de 27 de março a 25 de maio, aexposição  “Hercules  Barsotti  –  Além  do  Olhar”,  com  a  exibição  de  30serigrafias e mais 30 peças em material tátil da obra de Hércules Barsotti,expostas para deficientes visuais. A mostra tem curadoria de Cláudia Lopese pode ser visitada de terça a sexta, das 10 às 19h e sábados e domingos,das 12h às 18h. A mostra tem patrocínio dos Correios e Governo Federal. 

Um dos diferenciais da exposição é dar maior acessibilidade aos deficientesvisuais, possibilitando que a obra bidimensional seja apreciada por pessoasque enxergam ou não. O público em geral será convidado a se submeter àexperiência tátil,  conduzido pela galeria  por  monitores treinados,  que osorientarão a tocar o material, a fim de perceber as obras. O catálogo daexposição, além de incluir obras expostas, também terá textos em Braille eimagens em relevo.

A seleção das obras de Barsotti para a exposição é baseada no conjunto desua experiência pictórica, sua pesquisa de forma e cor que o consagrou naarte brasileira. A mostra permitirá uma reflexão sobre as linguagens, umaabertura na questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversosmodos de ver.

O artista

Hércules Barsotti é um artista neoconcreto que nasceu em São Paulo, em1914,  e  faleceu  na  mesma  cidade,  em  2010.  Desenhista,  pintor  eprogramador visual,  Barsotti  iniciou sua formação artística em 1932,  soborientação  de  Enrico  Vio.  Paralelamente,  estudou  química  industrial  noInstituto  Mackenzie  (SP).  Nos  anos  1950,  tornou-se  desenhista  têxtil,criando, em 1954, juntamente com Willys de Castro, um estúdio de projetosgráficos na capital paulista. Dedicou-se ao trabalho de criação no campo daarte concreta, mas não pertenceu ao Grupo Ruptura, de São Paulo.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário