CCBB receberá a primeira semana de cinema de Burkina Faso aqui em Brasília

De 28 de março a 6 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a mostra “Panorama do Cinema de Burkina Faso”. O evento tem o apoio do Ministério da Cultura e do Turismo de Burkina Faso, país africano conhecido como pólo cultural no continente, particularmente por sua indústria cinematográfica, que conta com uma produção significativa de obras.

O cinema de Burkina Faso é parte importante da indústria cinematográfica africana. Sua contribuição para o cinema do continente começou com a criação do Festival Pan-Africano do Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO) que inicialmente era uma semana de mostra de filmes. Em 1969, ganhou suporte do governo e estrutura permanente a partir de 1972, se tornando tradição na celebração da 7ª arte. Atualmente é considerada a mais representativa exibição de filmes no continente, com mais de meio milhão de participantes.

A indústria cinematográfica Barkinabè, gentílico usado para objetos e pessoas originárias de Burkina Faso, enfrentou vários desafios até se tornar referência para o restante do continente. O momento decisivo foi a partir dos anos 90, quando as companhias de produção local começaram a crescer e depois, nos anos 2000, quando abriram o Programa de Formação das carreiras de Imagem e do Som (PROFIS) com o objetivo de formar novos talentos do audiovisual. Desde então, grandes diretores apareceram e já ganharam destaque internacional, como Kollo Daniel Sanou e Dani Kouyate, cujos filmes estarão presentes na mostra do CCBB Brasília.

O objetivo da mostra “Panorama do Cinema de Burkina Faso” é trazer para o público brasiliense um recorte do cinema do país e celebrar a cultura Barkinabè. Durante o tempo da mostra serão exibidos 10 longas-metragens produzidos em território africano e que transmitem a realidade e a riqueza desse povo.

Entre os filmes que serão exibidos vários foram premiados no FESPACO e também em premiações internacionais, como o filme “Ouaga Saga” que ganhou o prêmio do público no Festival Internacional do Filme Francófono da Alemanha em 2003 e do Festival Internacional de Filme Innsbruck da Aústria em 2005.

PROGRAMAÇÃO

Sexta – 28 de março
19h – Tasuma – O Fogo

Sábado – 29 de março
17h – Férias de Casamento
19h – O Peso do Sermão

Domingo – 30 de março
17h – O Sofá
19h – Ouaga Saga

Quarta – 02 de abril
17h – O Peso do Sermão
19h – Tasuma – O Fogo

Quinta – 03 de abril
17h – Férias de Casamento
19h – Uma Mulher Não Como as Outras

Sexta – 04 de abril
15h – Ouaga Saga
17h – Sofia
19h – Código Fênix

Sábado – 05 de abril
15h – O Sofá
17h – Julie e Romeo
19h – Sofia

Domingo – 06 de abril
15h – Uma Mulher Não Como as Outras
17h – Julie e Romeo
19h – Código Fênix

SINOPSES

Código Fênix
(Code Phenix) Burkina Faso, 2005.
Diretor: Aboubakar Diallo
Duração: 90 min
Sinopse: Quando o líder dos direitos humanos morre carbonizado e o Chefe de Estado Maior Geral das Forças Armadas incentiva a população a se manifestar para justificar seu golpe de Estado, o Procurador da República se encontra desamparado, ainda mais quando a junta o revoga por insubordinação. O que pode fazer esse civil desarmado e com alguns amigos para combater o plano do General Karanga?

Tasuma – O Fogo
(Tasuma) Burkina Faso, 2004
Diretor: Daniel Kollo Sanou
Duração: 90 min
Sinopse: Tasuma conta a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial, Sogo, que tenta há anos ganhar sua pensão militar. Convencido de que vai ser pago em breve, Sogo compra no crédito um moinho para a comunidade em que vive. Quando o dinheiro da pensão não sai Sogo é preso por não pagar o moinho, e então as mulheres do vilarejo se juntam para libertá-lo.

O Peso do Sermão
(Le Poids du Serment) Burkina Faso, 2009
Diretor: Daniel Kollo Sanou
Duração: 87 min
Sinopse: A história é sobre a fraqueza humana e o valor da lealdade na irmandade de caçadores Dozos, em Burkina Faso. Durante uma caça, Sibiri empurra seu amigo Nyama dentro de um poço motivado por seu amor pela mulher de Nyama, Sarah. Quando retorna à sua vila, Sibiri conta que seu amigo foi morto por um leão, mas alguns meses depois Nyama retorna com um grupo evangélico que o resgatou do poço. Como a queda lhe causou amnésia, ele não reconhece ninguém e nem se lembra de seu passado.

O sofá
(Le Fauteuil) Burkina Faso, 2009
Diretor: Missa Hebie
Duração: 95 min
Sinopse: Em um país firmemente comprometido com a promoção da cultura da boa governança, Madame Clarisse Ouedraogo, uma mulher íntegra, é nomeada pelo Conselho dos Ministros como Diretora-Geral da Companhia Geral das Minas. Duplamente prejudicada por preconceitos sociais e a condição de esposa e mãe, ela luta para cumprir sua missão.

Ouaga Saga
(Ouaga Saga) Burkina Faso, ano de produção
Diretor: Dani Kouyate
Duração: 85 min
Sinopse: Na capital de Burkina Faso existe um grupo de jovens que tenta sobreviver e prosperar diante dos milhares de tentações. A astúcia e engenho compensam o dinheiro que falta frequentemente. Alguns conseguirão crescer modestamente na vida, outros não, mas a solidariedade do grupo é o fator principal da história.

Férias de Casamento
(Congé de mariage) Burkina Faso, 2012
Diretor: Boubakar Diallo
Duração: 105 min
Sinopse: David é um executivo próspero que se desdobra para encontrar suas amantes enquanto sua mulher, Claudia, fica em casa sozinha. Um dia, cansada das traições de seu marido, Claudia resolve jogar o jogo do marido e propõe férias do casamento. Inicialmente David adora a ideia, mas quando vê sua mulher rodeada de homens a brincadeira perde a graça.

Uma mulher não como as outras
(Une Femme Pas Comme les Autres) Burkina Faso, 2008
Diretor: Abdoulaye Dao
Duração: 101 min
Sinopse: Dona de um negócio de sucesso, Mina é casada há sete anos com Dominique. Após descobrir a traição de seu marido com a mulher do vizinho Mina resolve ter um segundo marido, já que a poligamia é aceita na sua cultura.

Julie e Romeo
(Julie et Roméo) Burkina Faso, 2011
Direção: Boubakar Diallo
Duração: 92 min
Sinopse: Dois apaixonados, Julie e Romeo, decidem viver juntos, mas um obstáculo os impede: um incidente familiar que opõe as duas famílias. Durante uma reunião da família Romeo pensa que Julie se matou e acaba cometendo suicídio. Julie, inconsolada, resolve se refugiar na casa de seu tio Matão, que possui poderes místicos. Para Julia essa é uma oportunidade de tentar voltar no tempo e impedir seu amado de tirar sua própria vida, mas será que seu tio aceitará participar disso?

Sofia
(Sofia) Burkina Faso, 2004
Diretor: Boubakar Diallo
Duração: 105 min
Sinopse: Pegando carona, Sofia encontra Bill, um jovem músico que vai tentar sua chance na cidade. Bill encontra trabalho em um restaurante, e uma noite quando Sofia vai busca-lo o surpreende beijando sua chefe. Ela decide romper a relação de uma vez por todas. Uma noite, durante uma apresentação em um refinado bar, Sofia, que está acompanhada de outro homem, avista Bill e todos os sentimentos vêm à tona.

SERVIÇO
Cinema
28 de março a 6 de abril/ Quarta a domingo
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
Entrada: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário