“A ARTE QUE PERMANECE - Coleção Chagas Freitas”

A ARTE QUE PERMANECE traz ao Museu dos Correios uma mostra inédita com obras produzidas por artistas alemães provenientes da extinta República Democrática Alemã ou ainda por artistas brasileiros que  produziram e/ou expuseram no território alemão naquele período ou no recém período pós queda do muro de Berlim.

Esta época iniciada primeiramente com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, tendo como ponto central a divisão do país em duas Alemanhas e finalizada com a abertura do Muro de Berlim a partir de outubro de 1989, concomitantemente com o período da chamada Guerra Fria, criou um sistema que manipulava uma gama imensa de elementos essenciais para a população local. Hoje 25 anos após a Queda do Muro de Berlim, temos uma Alemanha e também uma Europa unificada. O contexto aqui exposto é repleto de estórias narradas em cada uma das obras do Acervo Francisco Chagas Freitas.

A mostra apresenta uma selecão de 100 obras de 39 artistas sendo eles Erika Stürmer-Erika Stürmer-Alex, Carlito Carvalhosa, Klaus Dennhardt,  Alex Flemming, Jadir Freire, Eberhard Göschel, Moritz Götze, Bernd Hahn, Angela Hampel,  Peter Herrmann, Veit Hofmann Günther Hornig, Matthias Jackisch, Evelyn Krull, Andreas Küchler, Wolfgang KE Lehmann, Helge Leiberg, Gerda Lepke, Thomas Lohmann, Roberto Lúcio de Oliveira, Peter Makolies, Arnaldo de Melo,  Michael Müller, Manfredo de Souzanetto, Cristina Pape, Anton Paul-Kammerer, Stefan Plenkers, Neo Rauch, Hans Scheib, Wolfgang Scholz,  Frank Seidel, José Spaniol, Max Uhlig,  Eneas Valle, Falko Warmt, Jürgen Wenzel, Paulo Whitaker e Karla Woisnitza. As obras apresentadas são de técnicas distintas como pintura, gravura, desenho, fotografia e escultura produzidas entre 1972 e 2002 sendo a maior parte delas inéditas para o público brasileiro.

Período da exposição: Até 10/05/2014

Palestra com os artistas alemães Matthias Jackisch e Wolfgang Scholz e os artistas brasileiros Dalmir Ferreira, Alex Flemming, Arnaldo de Melo e Enéas Valle no dia 21 de março de 2014 às 15 h com a presença do colecionador Francisco Chagas Freitas e da curadora Tereza de Arruda. Entrada franca – sujeita à lotação do auditório.
Visitação de terça-feira a sexta, das 10 às 19h e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h.  

Entrada franca.
Museu Nacional dos Correios
SCS – Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256 - Asa Sul
70304-915 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3213-5076
E-mail:
museu@correios.com.br

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário