Planos operacionais: São Paulo ajusta preparação para abertura da Copa do Mundo

Mais de 150 pessoas, entre representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura e Comitê Organizador Local (COL), participaram, nesta terça-feira (04.02) de reunião de trabalho para detalhar ações e integrar planos operacionais em São Paulo para diferentes áreas, consideradas essenciais para o sucesso da competição.

Transporte, telecomunicações, energia, segurança, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, meio ambiente e voluntariado foram alguns dos principais temas abordados ao longo do dia, de forma conjunta, pelos profissionais técnicos envolvidos. A exemplo do que ocorreu nas seis sedes da Copa das Confederações, no ano passado, a integração e o compartilhamento de informações entre todos os níveis de governo é considerado fundamental para repetir o sucesso da organização em todas as 12 cidades da Copa do Mundo, incluindo São Paulo.

Dentre os planos apresentados, um dos mais complexos é o de transporte e mobilidade, que prevê o deslocamento de 75 mil pessoas por dia de jogo até o estádio da Copa. Mais de 70% desse público deve utilizar trem e metrô até Itaquera, onde fica a Arena Corinthians. A sede se prepara para que todos os detalhes estejam afinados, garantindo a fluidez e o êxito da operação numa cidade com 11 milhões de habitantes. Uma nova rodada de encontros – com todas as equipes técnicas dos governos federal, estadual, prefeitura e COL – deve ocorrer na cidade até maio.

Pela manhã, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior, participaram da cerimônia de abertura do encontro. Eles destacaram o trabalho incessante de preparação da cidade-sede e a importância da integração das ações.

Nesta quarta-feira (05.02), a reunião conjunta sobre planos operacionais será realizada em Curitiba. Na quinta (06.02), será a vez de Porto Alegre. A série de encontros, iniciada em Natal (30.01), deixará um legado importante para o país, segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. “Parte do legado imaterial é esse modelo de governança. Reunimos diferentes entes para levar adiante uma política pública de Estado, ficando um marco para o desenvolvimento do país e ajudando a consolidar a democracia brasileira”.

Ascom – Ministério do Esporte

==> Foto: Paulino Menezes

0 comments:

Postar um comentário