DANÇA CONTEMPORÂNEA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o espetáculo Delírio, de Ângelo Madureira e direção de Ana Catarina. No palco, o dançarino conta a história de Sonhador, personagem que dialoga com mitos da cultura popular brasileira.

Delírio é resultado de uma pesquisa do dançarino popular Ângelo Madureira sobre Frevo. Ele usou como ponto de partida para a pesquisa o livro de Waldemar Oliveira, Frevo, Capoeira e Passo. Na obra, o autor define Frevo como um ritmo; a dança que acompanha este ritmo é o passo. Intrigado com a definição sobre frevo, Ângelo Madureira resolveu pesquisar a dança pernambucana e suas diversas origens formadoras.

Como resultado, surge a história de Sonhador, personagem que o dramaturgo buscou numa carta de recomendação feita por seu pai, quando Ângelo se mudou para São Paulo. “É tradição no Nordeste, quando um filho sai de casa o pai escrever uma carta de recomendação, dizendo que o filho é honesto, trabalhador. E meu pai fez uma para mim. No verso desta carta havia um conto e foi de lá que busquei o personagem para construir e espetáculo”, explica.

O Sonhador é um menino que acorda dentro do seu sonho e vive fantasias com personagens míticos da cultura brasileira, como o guerreiro, a bailarina, o bêbado e o equilibrista, e percorre, neste delírio, diversas fases da vida. Para compor este complexo personagem, Ângelo Madureira dança, toca e interpreta, num diálogo entre as danças populares, clássicas e contemporâneas.

FICHA TÉCNICA:

Criação, interpretação, figurino e cenografia: Ângelo Madureira
DireçãoAna Catarina Vieira
Direção técnica, administração e iluminação cenográfica: Juliana Augusta Vieira
Direção geral: Ana Catarina Vieira
Assistente de direção e produção: Luiz Anastácio
Músicas  Delírio: Matinada, Valsa para Bilu, Biu do Pífano, Caldo de Cana, Maracatu Indiano, Mourama, Laursa, Cocão, Kuarupe e A Cobra de  Ántulio Madureira, Relembrando o Norte de  Severino Araújo.

SERVIÇO:

Local: CAIXA Cultural Brasília
Data: 14 a 16 de fevereiro
Horário: sexta-feira e sábado às 20h; domingo às 19h
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 - Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA
Telefone(61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 kg de alimento não perecível.
Acesso para pessoas com deficiência
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo

0 comments:

Postar um comentário