SEXTA POPULAR EM DOSE DUPLA - 36° CIVEBRA

Uma noite de sexta-feira (17) para não ser esquecida. O público que compareceu à sala Plínio Marcos, no Conjunto Cultural da Funarte, foi presenteado com duas magníficas apresentações da música popular instrumental. Os dois concertos compõem a grade de programação do 36º Curso Internacional de Verão de Brasília - Civebra, promovido pela Secretaria de Educação e pela Escola de Música de Brasília.

A primeira atração ficou por conta da pianista e arranjadora mineira Suzi Magalhães, que trouxe composições próprias para a apresentação dessa noite. A sua performance diante de um importante instrumento agigantou o espetáculo, trazendo uma brasilidade singular. Os músicos convidados somaram aos arranjos de suas canções, tornando-as ainda mais vibrantes, cujo destaque foi o acordeon de Marcos Farias. O repertório apresentado faz parte de seu primeiro CD “Descobertas”, lançado no ano passado. A faixa “Céus de Brasília” denuncia o amor da compositora à cidade projetada por seu ilustre conterrâneo, o presidente Juscelino Kubitschek.

Na segunda apresentação da noite, o contrabaixista brasiliense Leonardo Cioglia fez um concerto cheio de surpresas para o delírio do público presente. Primeiro iniciou com um duo, formado com o saxofonista paraense Paulo Levi, interpretando magistralmente a composição “Turn Out the Stars”, de Bill Evans. Enquanto isso, uma bateria permanecia solitária aguardando o batido de um par de baquetas. Quando a platéia já se contentava com o duo, Cioglia convida o guitarrista Mike Moreno e o baterista belga André Hentze para entrarem no palco. A partir daí, foi possível degustar um jazz de primeira, tocado com a harmonia de um quarteto nota dez. Apesar de morar nos Estados Unidos e ter boa parte de sua formação musical no exterior, o músico procurou manter um pouco do swing brasileiro e isso ficou bem apregoado na canção “Peace”, de Horace Silver.

O Curso Internacional de Verão de Brasília – Civebra é considerado o maior na América Latina e o quarto do Mundo de ensino e aprendizagem musical, com o diferencial de ser o único totalmente gratuito aos participantes e ao público em geral. As apresentações estão ocorrendo todos os dias até o dia 25 de janeiro, com entrada franca. Vale a pena conferir.

Por Paulo Henrique Abreu

==> Foto: Roger Thiago

0 comments:

Postar um comentário