Brasil Voluntário: Conheça as áreas de atuação na Copa do Mundo FIFA

Em ritmo acelerado para a Copa do Mundo da FIFA, o Brasil Voluntário segue com inscrições abertas. Com inscritos de todas as idades e perfis, os voluntários já podem indicar duas áreas de atuação de sua preferência entre seis opções: aeroportos, mobilidade, proximidades dos estádios, áreas de fluxo, eventos de exibição pública e centros abertos de mídia (nas cidades onde houver).

O voluntário que atuar na área de mobilidade será essencial para orientar visitantes e torcedores em terminais de ônibus ou metrô e em outros pontos estratégicos das cidades-sede do torneio. “Serão eles que irão orientar o público para o caminho das arenas, como qual metrô ou ônibus se deve pegar em direção ao estádio, por exemplo. Mas tudo de acordo com o plano de mobilidade de cada cidade”, explica a decana. Similar à mobilidade, atuar em áreas de fluxo também será essencial durante o torneio. Os voluntários que optarem por essa área irão orientar visitantes em locais de grande movimentação de pessoas, como pontos turísticos e centros comerciais.

Outro ponto de apoio dos voluntários será nos aeroportos. Esta área de atuação tem foco nos candidatos que apresentarem conhecimento em outros idiomas. “Para atuar nos aeroportos, além da escolha no momento da inscrição, será dada prioridade ao candidato fluente em outro idioma. O aeroporto é o primeiro ponto de contato com os visitantes estrangeiros, então é vital a fluência em outra língua”, explica Thérèse. O ponto que também dá preferência a candidatos com conhecimento em idiomas é o Centro Aberto de Mídia (CAM). Nas cidades onde este serviço estiver disponível, os voluntários irão auxiliar jornalistas brasileiros e estrangeiros não-credenciados durante o torneio.

Os voluntários também poderão atuar nas proximidades dos estádios. Eles darão apoio ao evento prestando informações sobre as arenas (portões, estacionamentos, assentos) e no auxílio da organização do fluxo de entrada e saída dos torcedores. Já nos eventos de exibição pública, os voluntários vão receber e orientar os torcedores em grandes eventos simultâneos aos jogos, nas cidades onde os eventos forem realizados.

Com foco principalmente em dias de jogos, a atuação dos voluntários selecionados terá início em junho, em São Paulo, sede da abertura do torneio. “Esperamos compromisso, disposição, disponibilidade, cordialidade, pró-atividade, saber escutar, saber trabalhar em equipe, paciência e gentileza de cada voluntário selecionado”, conclui Thérèse.
 
Leonardo Dalla - Brasil Voluntário
Ascom – Ministério do Esporte

0 comments:

Postar um comentário