Tragédia em São Paulo marca obras a um mês da entrega prometida à Fifa

A um mês da data limite para a entrega dos últimos seis estádios da Copa do Mundo de 2014, o Brasil presenciou uma tragédia nas obras de construção da Arena Corinthians, que será palco da grande abertura do torneio, em 12 de junho. No último dia 27, dois operários acabaram mortos após a queda de um guindaste, quando o mesmo trabalhava na colocação de uma das estruturas metálicas da cobertura. Ciente do problema, a Fifa se manifestou e disse que vai esperar o resultado da perícia para um pronunciamento final. Mesmo assim, o ocorrido não deve causar problemas para o primeiro jogo do torneio, como afirmou o CEO do COL, Ricardo Trade.

- Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É impossível fazer qualquer previsão neste momento de que isso (acidente) vai atrasar alguma coisa. De qualquer maneira, a gente não pode pensar que, se atrasar três meses, o estádio vai estar fora da Copa do Mundo - disse ele à "Reuters", por telefone.

A diretoria do Corinthians havia se preparado para inaugurar a Arena, que tem 94% dos trabalhos feitos, no fim de janeiro - data combinada pelo clube com a Fifa. Mas a futura casa alvinegra levará mais tempo para receber o jogo de abertura. Com a queda do guindaste que içava a última parte da cobertura do lado leste do estádio, o Timão deverá prorrogar a despedida do Pacaembu.

A obra foi paralisada até segunda-feira, por luto. A Polícia Técnica fez uma perícia no local. E a Defesa Civil fez nova vistoria e manteve a interdição de 30% do prédio leste.


Beira-Rio tem cobertura em fase final

Sem nenhum problema, o Beira-Rio, em Porto Alegre, segue em evolução e vai mostrando ser um dos estádios mais bonitos do mundial. Com 92% da obra pronta, o Internacional espera para a próxima semana as películas translúcidas, que ficarão entre as folhas principais das membranas da cobertura. Segundo o engenheiro responsável, Nelson Fiedler, as peças são costuradas na Polônia e transportadas de avião. Tudo para dar o "recheio" à cobertura e permitir a entrada de luz natural na casa colorada.
As obras na Arena da Baixada, em Curitiba, alcançaram 85,53% da conclusão. O novo número, divulgado pelo Atlético-PR na última sexta-feira, tem como base o dia 31 de outubro. O anunciado anteriormente era 82,7%, referente ao fim de setembro. Ou seja, o estádio teve um avanço de apenas 2,8% em um mês. Nesse ritmo, o local, que vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, ficaria pronto apenas em março. A exigência da Fifa é que os 12 palcos sejam concluídos até dezembro.

Campo demarcado, placares eletrônicos instalados, cadeiras em fase final de colocação, banheiros e vestiários prontos. A pouco mais de um mês para a entrega do estádio, marcada para o final de dezembro, as obras da Arena das Dunas, em Natal, chegaram aos 94%. A última ''pétala'' da cobertura foi finalmente colocada, no setor Sul, enquanto do lado oposto do estádio a estrutura inicial recebe uma manta de isolamento térmico e está sendo recoberta por placas metálicas, em caráter definitivo.

Na última sexta-feira, o governador do Amazonas, Omar Aziz, visitou as obras da Arena da Amazônia e garantiu que a entrega oficial do estádio de Manaus, que tem 91% das obras feitas, para a Copa do Mundo de 2014 será realizada na data prevista, ou seja, dia 20 de dezembro.

Atraso na Arena Pantanal

As cadeiras da Arena Pantanal começam a ser instaladas no dia 10 de dezembro e devem terminar no dia 15 de janeiro, segundo cronograma divulgado nesta sexta-feira pela Secopa-MT. O atraso se deu pela suspensão do contrato com a empresa Kango Brasil, que depois foi retomado após acordo judicial. Na época, o Ministério Público Estadual (MPE-MT) notificou a Secopa-MT, quanto ao valor que seria pago de R$ 19,4 milhões aos cerca de 44 mil assentos. Com isso, o Governo do Estado de Mato Grosso cancelou o acordo e abriu novo pregão presencial, que também foi cancelado após um acordo judicial entre a Secopa-MT e a Kango.

- Isso atrasou nosso cronograma, já que o início da instalação estava previsto para outubro. Agora, estamos trabalhando com a data de 15 de janeiro, com inauguração prevista para a segunda quinzena de janeiro. A obra estará pronta em dezembro, conforme já avisamos à Fifa. Somente os trabalhos com assentos irão entrar no mês de janeiro – disse o secretário Mauricio Guimarães. 

Maracanã recebe a final da Copa do Brasil

Dos seis estádios entregues antes da Copa das Confederações, o Maracanã foi o que ganhou mais destaque nesse mês de novembro, quando sediou a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-PR. No dia 27, o palco da decisão do Mundial de 2014, recebeu um público de 68.857 pessoas no título do rubro-negro carioca, que venceu por 2 a 0.

Com um tempo no calendário, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, ganhou uma atenção especial no gramado, que foi bastante castigado desde sua inauguração. O trabalho foi feito em todo o campo, que acabou sendo rebaixado em 12 milímetros para que pudesse receber areia e, consequentemente, um novo nivelamento a laser.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Reuters

0 comments:

Postar um comentário