Vettel vence em SP e iguala recordes; Massa é penalizado no adeus à Ferrari

Chuva “indecisa”, despedida do companheiro de equipe, problema no pit stop. Nada disso segurou o ímpeto de Sebastian Vettel no GP do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 como de costume: à frente de todos os seus rivais. Com a 13ª vitória no ano, o alemão igualou dois recordes: o de maior número de vitórias consecutivas (nove), que durava seis décadas em poder do italiano Alberto Ascari, e o de triunfos em uma mesma temporada, chegando à mesma marca alcançada por seu compatriota Michael Schumacher em 2004.

Uma festa com direito a dobradinha, já que Mark Webber superou a largada ruim e terminou a prova de Interlagos na segunda posição em seu 215º e último GP. Em dia de despedida de Felipe Massa da Ferrari, a equipe italiana voltou ao pódio com Fernando Alonso após cinco corridas de ausência. O espanhol, que declarou que gostaria de ajudar Felipe Massa, não teve esta chance. O brasileiro foi punido por ultrapassar a linha branca na saída dos boxes e terminou apenas em sétimo lugar.

- Estava sendo uma excelente corrida. Uma pena o que aconteceu. Tomar drive drive-through por isso, nunca vi, primeira vez. Uma pena porque o resultado seria bem diferente de um sétimo lugar. Talvez até um pódio. Uma pena - disse Massa.

A Largada

Vettel não tracionou bem na largada e foi surpreendido por Rosberg, que assumiu a ponta. Alonso também tentou dar o bote, mas não conseguiu ganhar posições e ainda perdeu o terceiro lugar para Hamilton, que já tinha deixado Webber para trás. Reconhecidamente bom em largadas, Massa protagonizou mais uma boa partida, sua última partida pela Ferrari. Deixou Grosjean, Ricciardo e Vergne para trás, pulando de nono para sexto.

Mas Rosberg durou pouco na liderança. Logo no fim da primeira volta, Vettel deu o troco na reta principal e retomou a primeira colocação. Com o outro carro da Mercedes, Hamilton sofria ainda mais, perdendo terreno para Alonso e Webber.

O primeiro abandono veio já na quarta volta. O motor da Lotus de Romain Grosjean estourou e deixou um rastro de fumaça na "Subida do Café", atrapalhando a visão dos demais competidores. Assim como Hamilton, Rosberg sofria para se defender com uma Mercedes não tão veloz na reta. Em três voltas, ele perdeu posições para Alonso e Webber, caindo para quarto.

Enquanto isso, com pista livre, Vettel voava na frente. Em apenas dez voltas, a vantagem dele para o vice-líder Alonso já era de oito segundos. Webber era terceiro, seguido por Rosberg, Hamilton e Massa. Na 11ª volta, Hamilton deixou para trás seu companheiro de Mercedes, Rosberg, e assumiu o quarto lugar. Dois giros depois, foi a vez de Webber tomar a segunda colocação de Alonso. Mais atrás, Pérez e Bottas protagonizavam um bom duelo por uma vaga na zona de pontuação.

Massa é Punido e Perde Posições

Nesta mesma volta, Vergne inaugurou o trabalho nos boxes. O primeiro dos ponteiros a fazer sua parada foi Massa, no 20º giro da prova. O brasileiro retornou à pista em nono e começou a pisar fundo. Vettel fechou a primeira rodada de pit stops na 24ª volta e manteve a ponta com tranquilidade. Alonso recuperou a posição de Webber nos boxes e subiu para segundo. Mas quem mais lucrou foi Massa, que, com a parada precoce, conseguiu ganhar duas colocações, de Hamilton e Rosberg.

Com 30 voltas completadas, Vettel possuía exatos dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado Webber. Alonso era o terceiro, logo à frente de Massa. O brasileiro vinha fazendo uma bela prova de despedida pela Ferrari, mas um detalhe acabou o prejudicando consideravelmente. Ele foi penalizado com um drive-through por tocar a linha branca na saída de seu pit stop e precisou cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes.

Ao ser avisado pelo rádio sobre a punição, o piloto reclamou bastante: "Inacreditável". Ao pagar a penalidade, passou pelo pit lane acenando com a mão deixando evidente a sua insatisfação. Massa voltou à pista em oitavo, perdendo colocações para Hamilton, Button, Rosberg e Pérez.

Hamilton e Bottas Tocam Rodas

Folgado na liderança, Vettel passou a administrar a ponta e manteve os dez segundos de diferença para Webber até o fim da 40ª volta. Alonso seguia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Button e Rosberg. Com a corrida prejudicada, Massa fez sua segunda troca de pneus, na 20ª volta.

E por falar em pneus, Bottas e Hamilton tocaram rodas e ambos se deram mal. A borracha do pneu traseiro esquerdo do finlandês da Williams se soltou completamente na hora, e ele acabou abandonando. Já o britânico da Mercedes viu seu pneu traseiro direito furar, mas pelo menos conseguiu levar o carro até os boxes. Hamilton foi punido com um drive-through pelo incidente.

Nesse mesmo momento, a RBR se enrolava no pit stop do líder Vettel. Os mecânicos demoraram a levar o pneu dianteiro direito fazendo o alemão perder tempo. Webber, que entrara nos boxes logo atrás, teve que ficar esperando no pit lane.

E para adicionar mais ingredientes a uma corrida que já estava agitada, a chuva começou a dar as caras. Nas represas que cercam o autódromo, era possível ver as nuvens carregadas. Os primeiros pingos começaram a cair, primeiro na entrada da reta oposta e, pouco depois, em todo o circuito.

Chuva dá Toque de Drama

A leve chuva deu contornos dramáticos às últimas voltas. Como o asfalto não estava muito molhado, os pilotos seguiram com pneus para pista seca, mas precisavam segurar seus carros na ponta dos dedos para não escapar. Após a confusão em seu pit stop, Vettel viu o companheiro Webber reduzir a diferença de dez para seis segundos.

Mas o alemão manteve seu costumeiro sangue frio e voltou a abrir vantagem para o australiano. Em terceiro aparecia Alonso, com uma grande margem à frente de um surpreendente Button, que alcançava o melhor resultado da McLaren no ano. Colado no britânico vinha Rosberg, seguido de perto por Pérez e Massa.

A chuva ameaçou, mas não chegou com força. Os pingos ainda caíam, mas não o suficiente para atrapalhar os pilotos. Vettel levou sua RBR com categoria até a bandeirada, para vencer mais uma corrida, alcançando mais dois recordes. Em sua última prova na F-1, Webber completou a dobradinha da RBR. Depois, tirou o capacete e percorreu seus últimos metros na categoria sentindo o vento no rosto. Alonso fechou o pódio, e Massa cruzou em sétimo.

Resultados

1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
 2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
 3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
 4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
 5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
 6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
 7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
 8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
 9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas
 
Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams) 
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Agência Reuters

0 comments:

Postar um comentário