PROMESSA DO ACORDEOM NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nesta terça-feira (5), às 20h, pela Série Solo Música, o acordeonista João Pedro Teixeira. Na apresentação, o músico paranaense fará um recital em homenagens à sonoridade do acordeom e, especialmente, a Hermeto Pascoal e Dominguinhos, dois instrumentistas que marcaram sua trajetória musical e pessoal como mestres e amigos.

Pelo fato de ambos morarem em Curitiba, João Pedro tem o privilégio de conviver de perto com Hermeto, sua maior inspiração, que tornou-se seu mestre e parceiro, chegando, inclusive, a dedicar ao jovem músico a canção “Trilhando Novas Cores”. Mais que isso, Hermeto presenteou João Pedro com uma sanfona de oito baixos, que era de seu pai. “No show, eu mostro este instrumento. É uma sanfona de oito baixos do tipo nordestino, e toco de um jeito que só o Hermeto faz”, orgulha-se Teixeira.

A influência de Hermeto Pascoal no trabalho de João Pedro se faz presente na forma como o músico harmoniza as músicas que, somada a sua técnica, possibilita novos horizontes sonoros ao acordeom.

No show solo, João Pedro tocará músicas próprias e de autores como Hermeto Pascoal (“Trilhando Novas Cores” e “Forró Jazz”) e Dominguinhos (“Princesinha no choro”), além de “Brasileirinho”, de Waldyr Azevedo, em arranjo de João Pedro e Hermeto Pascoal. Há espaço também para clássicos, obras de Bach, Mozart e Paganini, e para uma homenagem ao amigo Dominguinhos, falecido este ano, com a música “Seu Domingos”, composição do próprio João Pedro.

“Ele é um virtuose no acordeom, que vem se revelando como um dos promissores artistas da cena instrumental brasileira”, comenta Álvaro Colaço, produtor da Série Solo Música, sobre o acordeonista paranaense João Pedro Teixeira.

Sobre o artista:

João Pedro Teixeira Neto teve seu primeiro contato com o acordeom, ainda criança, e aprendeu o instrumento de forma autodidata. Nessa época, em companhia do pai, apresentou-se acompanhando artistas regionais e grupos folclóricos. Aos 13 anos, viajou para Portugal como acompanhante do grupo de Folclore Português de Curitiba.

Em 2010, lançou o CD e DVD “Eclético”, que inclui composições próprias e releituras de grandes nomes da música brasileira. Seu segundo CD, “Novas Cores”, foi lançado em 2012, com músicas conhecidas da MPB, como “Brasileirinho” e “Beatriz”, de Chico Buarque e Edu Lobo, e ainda o tradicional chamamé argentino “Mercedita”, composto por Ramón Rios.

Serviço:
Série Solo Música – João Pedro Teixeira
Data: 5 de novembro de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Ingressos: à venda a partir deste sábado (2) – R$ 10 e R$ 5 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário