Projeto “Libras para a Arte”, apresenta ¿Palhaço, Por quê?

Projeto idealizado pela E.T.C.A. (Equipe Teatral Confins-Artísticos) que busca, por meio de um curso de formação de profissionais, das artes cênicas e da arte-educação, e da encenação de espetáculo teatral, atender e  incluir surdos às esferas da produção e apreciação artística. O “Libras para a Arte” tem duração de seis meses, dividido em dois módulos: Introdução e iniciação aos conceitos artísticos e linguísticos de Libras, em aulas teóricas e práticas com material multimídia; e Experiência prática do aluno-intérprete com a adaptação de um espetáculo teatral.

O espetáculo ¿Palhaço, Por quê?, baseado no texto teatral Balada de um Palhaço, que será apresentado como resultado do processo neste ano de 2013, terá o elenco, formado por dois atores, acompanhado, em cena, por duas interpretes. “A proposta é a de que as intérpretes não façam apenas a interpretação das falas, mas, sim, que elas sejam uma extensão dos personagens”, explica Eliana Pinheiro, professora e interprete de Libras, idealizadora e coordenadora do curso.

“Quando saiu o edital do FAC (Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do GDF), para projetos de acessibilidade, vimos neste a chance de unir duas frentes de trabalho da E.T.C.A.: Libras e Teatro”, relembra Georgia Rafaela, coordenadora de projetos culturais da E.T.C.A. “Partimos, então, para uma pesquisa e desenvolvimento de um projeto sobre a interpretação de bens culturais para surdos e a formação básica de intérpretes em Libras para adaptação de produtos artísticos”, comenta.

Criada em 2001, a E.T.C.A. é um coletivo de artistas e professores, que, desde 2008, possui sede própria onde são realizadas promoções artísticas e pedagógicas e, também, serve como ponto de encontro de produtores culturais onde pensam, pesquisam e experimentam novos projetos.

            Libras (Língua Brasileira de Sinais), é a primeira língua (língua natural) dos surdos no Brasil e a língua portuguesa é sua segunda. Libras é de característica espaço-visual e visual-motora, por isso, não necessita de audição para ser adquirida. Ela se caracteriza pela configuração de mãos, movimento, localização, ponto de articulação, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema de transmissão de ideias e fatos. A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida pela Lei 10.436/2002.
  
O espetáculo ¿Palhaço, Por quê? se passa nos bastidores de um velho circo, onde se desenrola o debate entre dois palhaços, Bobo, que está cansado da repetição mecânica do seu fazer artístico se negando a antigas e medíocres formas de fazer rir, e Calvino, que pensa nos lucros e em como escapar da falência inerente à condição do artista.

A partir deste embate, surgem situações tragicômicas de uma sociedade perdida entre o sonho e a realidade. Dois artistas com visões diferentes sobre a existência, a essência e a vida, ressaltando – nas alegrias e dificuldades que o artista vive – seus medos, afetos e o prazer de se fazer arte.

Serviço:

Temporada de 15 a 17 de novembro.
Sala Chacovachi (Teatro de Bolso da E.T.C.A.), SCLRN 711 Bl. C – Asa Norte
Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h.

Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: 16 anos.
Informações: (61) 3274-8160.

Ficha técnica:
Encenação: E.T.C.A. – Equipe Teatral Confins-Artísticos
Direção: Gustavo Reinecken
Elenco: Gustavo Reinecken; Ricardo Cruccioli; Geraldo Steinmetz; e Paulo Henrique
Intérpretes: Eliana Pinheiro; e Thalita Araújo
Trilha sonora: Gustavo Reinecken
Operação de luz e som: Georgia Rafaela
Direção de produção: Flávio Alcântara
Produção executiva: Georgia Rafaela

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário