O BRASIL DE JOHN GRAZ NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima terça-feira (26), às 19h, a exposição “O Brasil de John Graz”, que apresenta um vasto acervo de obras íneditas do artista suíço, radicado no Brasil, um dos precursores do movimento modernista brasileiro, aliando pintura ao design e à arquitetura. A mostra, com curadoria de Sergio Pizoli, reune cerca de 180 trabalhos do artista, e ficará aberta ao publico até 12 de janeiro de 2014.

Na exposição, o acervo de Graz aparece em dois segmentos. O primeiro deles reúne desenhos em pequenas dimensões, que variam, entre 9 X 9 cm a 36 X 36 cm, organizados em pranchas maiores. A segunda parte é reservada a desenhos maiores, de 30 X 40 cm a 60 X 70 cm. A maior das telas, a "Bachiana Brasileira", que mede 220 X 99 cm, e fecha a mostra.

Cenas cotidianas e arquitetura brasileiras, viagens, festas e paisagens, flora e fauna, o homem e o trabalho são os temas das telas de Graz, que trabalha o movimento dos traços e a sensação das cores.

Para o curador, a mostra pretende transmitir aos visitantes o conceito de “artista total”, já que John Graz foi capaz de unir arte, arquitetura e design numa única linguagem plástica. “Graz fez do desenho artístico uma atividade permanente, elaborando séries de estudos que, muitas vezes, não chegaram a ser executados em tela ou mural, mas têm o requinte formal de obra acabada. Seu trabalho plástico retoma o desenho clássico, incorpora a iconografia brasileira, assume e difunde as influências modernistas”, acrescenta Pizoli.

O jeito europeu de pintar o Brasil rendeu a Graz um convite, feito por Oswald de Andrade, para participar da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual estiveram nomes como Anitta Malfatti, Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro.

Um dos fundadores da Sociedade Pró Arte Moderna (Spam) e do Clube dos Artistas Modernos (CAM), o suíço começou a trabahar, em 1925, como arquiteto e designer de interiores, atividade a qual dedicou 40 anos de sua carreira.

Serviço:
Exposição: “O Brasil de John Graz”
Abertura: 26 de novembro de 2013 (terça-feira), às 19h
Visitação: de 27 de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da CAIXA
Classificação Indicativa: Livre para todos públicos
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário