Livro de Química da EdUFSCar é referência no Enem 2013

A questão 54, da prova Amarela do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada no sábado, 26 de outubro deste ano, tomou como referência trecho do livro Química Verde: fundamentos e aplicações (172 páginas, R$ 34), organizado por Arlene G. Corrêa e Vânia G. Zuin e publicado pela  EdUFSCar.

Lançada em 2009 e vencedora do Prêmio Jabuti em 2019, a obra faz parte da Série de Textos das Escolas de Verão em Química (EVQ) e tem como público-alvo estudantes e profissionais de Química, Engenharia Química e de Materiais. 

Além de descrever os conceitos desta área em uma linguagem simples, focando alguns dos seus princípios básicos, como catálise, solventes, minimização de resíduos, o desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes, o livro conta com inúmeros exemplos de sua aplicação na indústria e traz relatos sobre as experiências dos próprios autores e outros pesquisadores acadêmicos na área.

A partir da definição de Química Verde como "a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente", a questão da prova do Enem perguntava qual fonte de energia demandava o desenvolvimento de métodos,para eliminar ou reduzir a poluição do ar. Dentre as alternativas elencadas, a resposta correta era “termoelétricas”, uma vez que usam combustíveis fósseis gerando gases que poluem e causam mal à saúde. As hidroelétricas geram gases que não são prejudiciais à saúde e as demais fontes, como usinas geotérmicas, fontes de energia solar e fontes de energia eólica, não causam impacto ambiental.

0 comments:

Postar um comentário