Roedores de Livros promove ciclo com escritores e ilustradores

O projeto Roedores de Livros, com o apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), amplia suas ações oferecendo à comunidade o acesso ao seu acervo de mais de 2.400 livros infanto-juvenis e proporcionando oficinas também de segunda a sexta, estreitando os laços com a comunidade local e atividades envolvendo alunos da rede  pública do entorno e a visita de escritores e ilustradores para conversas bate-papos.

Neste mês de outubro, a convidada será a escritora e ilustradora paulista,  Lúcia Hiratsuka, para a oficina de Sumiê (técnica de pincelada  oriental) no dia 19 de outubro, às 14h. Serão oferecidas 15 vagas, com inscrições gratuitas. Para participar, o interessado deverá enviar um email para: roedoresdelivros@gmail.com e aguardar confirmação.

Lúcia Hiratsuka tem mais de 20 títulos publicados. Seus trabalhos são inspirados na memória de infância,  incluindo os mitos e lendas japoneses que ouvia da sua avó. Pela influência da arte do sumiê cria uma linguagem que une o seu lado caipira e oriental.  Foi duas vezes contemplada com o Prêmio Jabuti na categoria “Ilustração”: em 2006, com a obra “Contos da Montanha” e, em 2012, com o livro “A Visita”. Na FNLIJ recebeu o prêmio Melhor Reconto 2007 por "Histórias Tecidas em Seda". Recebeu vários selos Altamente Recomendável para Criança FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Para conhecer seus livros, acesse:

Sobre o Roedores de Livros

Os Roedores de Livros é um projeto que desperta o prazer em ler  através de atividades de estímulo à leitura. Desde 2006, o grupo atuou  semanalmente, nas manhãs de sábado, na Ceilândia, atendendo a um  grupo de 30 crianças, levando literatura infantil através de ações integradas de mediação de leitura, música e artes visuais.

Criado em 2006, em uma biblioteca da Asa Norte, em Brasília, Roedores se instalou desde 2007 na Ceilândia. O objetivo é promover nas crianças o gosto pela leitura por meio de mediação de leitura, oficinas de artes e apresentações de música.

O projeto recebeu o prêmio como O Melhor Programa de Incentivo À Leitura para Crianças e Jovens no Brasil, em 2011, pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e foi citado como referência nacional nas revistas  Nova Escola e Crescer, tem sua experiência relatada no blog http://roedoresdelivros.blogspot.com, onde o visitante também encontra  resenhas de livros infanto-juvenis.

O projeto funciona na Torre A do Shopping Popular da Ceilândia (QNM 11 Lote 03) e abrindo ao público de terça a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, o projeto continua, como faz desde 2006, atendendo das 9h ao 12h. E, às segundas-feiras, funciona apenas internamente, para a organização do acervo e  planejamento das atividades.

Programação:

Dia 18 de outubro, às 15h – Bate-papo e Oficina com Lúcia Hiratsuka sobre o processo de criação, mostrando bonecos, artes e fazendo demonstração de Sumiê 
Público-alvo: alunos de escolas públicas já pré-selecionados

Dia 19 de outubro, às 14h - Oficina de Sumiê (técnica de pincelada  oriental) com Lúcia Hiratsuka
Público-alvo: público em geral

Dia 19 de outubro, às 19h30 - Bate-papo e Oficina com Lúcia Hiratsuka sobre o processo de criação, mostrando bonecos, artes e fazendo demonstração de Sumiê
Público-alvo: crianças já envolvidas no projeto

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário