Os dois volumes do livro Relações
étnico-raciais: um percurso para educadores, organizado
pelo professor do Departamento de Sociologia da UFSCar, Valter Roberto
Silvério e pelas coordenadoras do curso de especialização em Educação para
as Relações Étnico-Raciais da mesma universidade, Érica Aparecida Kawakami
Mattioli e Thais Fernanda Leite Madeira, foram escritos com sensibilidade
e rigor conceitual por jovens pesquisadores inquietos com questões que
ainda nos desafiam: Como desestabilizar certezas que hierarquizam e
marginalizam conhecimentos, culturas e suas populações? Como construir o
fazer docente na perspectiva das diferenças? De que modo preconceito e
práticas de racismo podem ser expurgadas do cotidiano escolar? Essas
questões constituem o ponto de partida das reflexões de todos aqueles que
pretendem atuar para que a reeducação das relações étnico-raciais seja, de
fato, uma realidade nas escolas do nosso país.
O primeiro volume abriga artigos sobre
diferenças, sociedade e a escola, diversidade étnico-racial no Brasil,
ensino de História e das relações raciais, a temática indígena no
currículo escolar, Brasil-África: histórias cruzadas e literaturas
africanas de língua portuguesa.
O segundo traz artigos sobre religiosidade
africana e afro-brasileira, o corpo na construção da identidade negra,
relações raciais e mídia e a face quilombola do Brasil. Com preciosas
referências bibliográficas, os textos oferecem um percurso aos
educadores. Os dois volumes integram a Coleção UAB, que tem por
objetivo apoiar os processos de aprendizagem nos cursos à distância
vinculados à Universidade Aberta do Brasil.
Sobre os organizadores –
Valter Roberto Silvério possui graduação e Bacharelado em Ciências
Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São
Paulo (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Unesp(1992) e doutorado em
Ciências Sociais pela Unicamp (1999). Atualmente é professor associado do
Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade
Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase
em Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações
raciais, educação, ação afirmativa, cidadania e afro-brasileiros.
Erica Aparecida Kawakami Mattioli possui graduação e licenciatura em
Psicologia USP e mestrado em Psicologia e Educação pela mesma instituição.
É pedagoga e especialista em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente
desenvolve pesquisa de doutorado em Sociologia na UFSCar, onde é
coordenadora pedagógica no Núcleo de Extensão UFSCar-Escola, no Curso de
Especialização em Educação para as Relações Raciais.
Thaís Fernanda
Leite Madeira é bacharel e mestre em Ciências Sociais (UFSCar), onde
desenvolve pesquisa de doutorado em Sociologia e é coordenadora adjunta do
Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Título: Relações
étnico-raciais: um percurso para educadores – Volumes 1 e
2
Organizadores: Valter Roberto Silvério, Érica Aparecida Kawakami Mattioli e Thais Fernanda Leite Madeira
Número de páginas: 238 (volume 1) e 320 (volume 2)
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 28,00 (volume 1) e R$ 33,00 (volume 2)
ISBN: 978-85-7600-310-6 (volume 1) e 978-85-7600-311-3
Organizadores: Valter Roberto Silvério, Érica Aparecida Kawakami Mattioli e Thais Fernanda Leite Madeira
Número de páginas: 238 (volume 1) e 320 (volume 2)
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 28,00 (volume 1) e R$ 33,00 (volume 2)
ISBN: 978-85-7600-310-6 (volume 1) e 978-85-7600-311-3


0 comments:
Postar um comentário