Narrativa infantil resgata universo quase desaparecido pela urbanização

Dona Gertrudes e Dona Selminha são vizinhas que “brigam” o tempo todo. Além de morarem na mesma rua, em sobrados de paredes coladas, as duas têm algo em comum: a bananeira Amarília, plantada na calçada. Querida por todos, Amarília alimentava as crianças das redondezas com o doce sabor de seus frutos. Em A Rua da Bananeira, de Adriano Messias, com ilustrações de Flávio Fargas, lançamento da Autêntica Editora, temos várias histórias construídas a partir das memórias do narrador, que, em linguagem coloquial, acaba por resgatar diversos elementos da cultura popular brasileira que estão desaparecendo com a urbanização.

Diferentemente da conversadora Dona Gertrudes, com seus óculos de vidro e chapéu engraçado, Dona Selminha não se dava muito aos papos e passava o tempo acompanhada de livros e jornais, mas sempre desperta para os acontecimentos ao seu redor. De notável bom coração, era uma espécie de benzedeira para casos quase perdidos e criava uma menina curiosa, que a ajudava a manter o sobrado em ordem.

As personalidades opostas das duas senhoras e suas rixas cotidianas dão origem a uma série de “causos” entrelaçados na rua de jardins confusos, de crianças espoletas e, claro, da bananeira querida pela vizinhança. Tudo isso em meio a elementos da cultura popular brasileira, como quadrinhas, simpatias, benzeções, chás e plantas medicinais, brincadeiras, cantigas e ditos populares.

A Rua da Bananeira traz os elementos da vida pacata de uma pequena cidade repleta de mistérios e histórias divertidas, ao mesmo tempo, comuns e incríveis. Numa narrativa que constrói uma conversa com o leitor, o livro certamente vai encantar a criança contemporânea  e despertar lembranças nos mais velhos.

Sobre o autor – Mineiro de Lavras, Adriano Messias fez Jornalismo e Letras, mestrado em Comunicação e Sociabilidade e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, com passagem pelo Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris. É autor de cerca de 40 livros para crianças e adolescentes. Dentre as características que marcam seu estilo como escritor, estão o senso de humor e certa tendência ao surrealismo e ao nonsense, ao mistério e ao encontro com o sobrenatural.

Sobre o ilustrador – Nascido em Belo Horizonte, Flávio Fargas é ilustrador, artista plástico e designer gráfico, formado em Pintura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Como ilustrador, Fargas contabiliza 41 livros, em parceria com autores como Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Sonia Junqueira e muitos outros. Para a Autêntica, ilustrou também A tartaruga e a boneca e Poesia na varanda.

Título: A Rua da Bananeira
Autor: Adriano Messias
Ilustração: Flávio Fargas
Número de páginas: 64
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 32,00
Faixa etária: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-82171-68-4

0 comments:

Postar um comentário