Última Semana do II Circuito Instrumental Itinerante

Durante um mês, a população de várias regiões do DF pode curtir a programação musical intensa. O projeto do Beco da Coruja Produções, realizado com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e Stand Up Office, apresentou um intercâmbio entre a música instrumental, cultura popular e teatro de rua com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, estimular a formação de platéia e promover acessibilidade através de shows, oficinas de percussão para crianças e apresentações em asilos. Ao todo, 12 apresentações com acesso livre, em sete localidades diferentes: Samambaia, Sobradinho, Paranoá, Parque da Cidade, Vila Planalto e Sobradinho.

A cada data, músicos reconhecidos por seu talento apresentam as possibilidades da música instrumental em suas variadas formas de execução. “Queremos quebrar o paradigma de que a música instrumental é elitizada e acessar todas as classes sociais mostrando a riqueza da música produzida na nossa cidade", comenta a produtora do projeto, Edna Ellen.

Nesta edição, O Projeto contou com a participação dos grupos Alex Queiroz Trio, André Togni Trio, Bruno Yakalos Trio, D. Gracinha da Sanfona, Jambrosia e Orquestra Popular Marafreboi.

Dona Gracinha da Sanfona
Em 1943, nasce na cidade de Floriano (PI), Maria Vieira da Silva, a “Dona Gracinha”. Aos sete anos de idade, começou a tocar gaita de boca, incentivada por um tio que era músico. Depois passou para o pandeiro, mas logo se interessou pela sanfona. Com dezoito anos, já tocava em bailes e festas em sua cidade natal. Na década de setenta, veio para Brasília, e desde então marca presença no cenário cultural da cidade realizando shows, apresentações em eventos de cultura popular, casas noturnas, bares e festas locais. Seu repertório é bastante eclético, contemplando desde o tradicional “pé-de-serra” ao forró mais moderno.Além do xote, baião, coco, xaxado e frevo, Dona gracinha também toca choro, seresta,marchinhas de carnaval, música caipira, tango e bolero. Sem contar suas composições próprias que transitam por vários desses estilos.

Jambrosia
No trabalho lançado em 2010 como título de Jambrosia, Ted Falcon reuniu 10 (dez) composições próprias e alguns dos melhores instrumentistas do Distrito Federal. Apóslançar o CD no Clube do Choro de Brasília e se apresentar em diversas cidades do país, abrindo para nomes como Seu Jorge e Paralamas do sucesso, entre outros, além de gravar para a TV Senado, a banda traz para 2ª Edição do Circuito Instrumental Itinerante seu idealizador, Ted Falcon (violino e bandolim) acompanhado de Rodrigo Bezerra (guitarra),Oswaldo Amorim (baixo) e Renato Galvão (bateria). As composições apresentadas passam por gêneros diversos (do rock à música do oriente médio), resultado de influências diversas, de John Coltrane e Chick Corea. Ainda são exploradas sonoridades de diversas partes do mundo, como Espanha, África, Israel, Brasil e Estados Unidos, promovendo um hibridismo cultural. Para manter o verdadeiro espírito do jazz, nas apresentações que JAMBROSIA tem feito, o repertório cativa ainda mais o público pelos caprichados arranjos para clássicos do jazz, bem como pelas composições do próprio Ted Falcon.

Ficha Técnica
Realização: Beco da Coruja Produções.
Coordenação de Produção: Edna Ellen e Lorena Oliveira
Produção Executiva: Cassia Lemes
Assistente de produção: Gizele Rosa
Diretor Musical: André Togni
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação
Ilustração: Tiago Botelho
Designer Gráfico: Rodrigo Pangliere
Inserir logo: Realização: Beco da Coruja
Patrocínio: FAC

Programação

Sexta, 14/06
Estacionamento do estádio Augustinho Lima (Feira da Lua) - Sobradinho
19h – D. Gracinha da Sanfona
20h - Jambrosia

==> Foto: Lorena Oliveira

0 comments:

Postar um comentário