Ramón Cáceres expõe no Museu Nacional dos Correios

O artista Ramón Cáceres abre no dia 11 de junho, às 20 horas, no Museu Nacional dos Correios, localizado no Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, nº 256, Asa Sul, Brasília, uma mostra de 32 pinturas produzidas nos últimos anos. Durante a abertura da mostra será lançado o livro “A Arte de Ramón Cáceres”, de autoria de Enock Sacramento, curador da mostra. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 14 de julho, de terça a sexta, das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h. O artista e o curador estarão presentes na abertura da exposição.

O artista

Ramon Cáceres nasceu no Paraguai e emigrou em 1970 para o Brasil, fixando residência em São Paulo. Sua pintura construtiva remete com frequência a bandeirinhas mas, como acentuou o crítico Theon Spanoudis, “não se trata das bandeirinhas de Alfredo Volpi, que são formas pontudas e agudas, mas sim das bandeiras comuns dos navios e das nações desfraldadas na horizontalidade, levemente onduladas e sulcadas pelos ventos”.  No prefácio do catálogo, Enock Sacramento afirma que, “dentre os artistas originários do construtivismo como um todo e do concretismo em particular, no Brasil, Ramón Cáceres ocupa um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonizar formas, cores e ritmos na superfície plana”.

O autor

Enock Sacramento é membro das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Participou de mais de 150 júris de salões de arte, curou mais de 100 exposições no Brasil, América Latina,  Estados Unidos e Europa, prefaciou cerca de 250 catálogos de exposições, publicou numerosos artigos na imprensa e 27 livros sobre arte e artistas brasileiros, sete deles em 2011-12: “A Arte de Ramon Cáceres”, “Chico Niedzielski”, “A Escultura de Margarita Farré”, “Arte Contemporânea”, “Arte Brasileira na Coleção Bettiol”, “A Cerâmica de Nelise Ometto” e “Arte no Metrô”. Em função de sua atuação como crítico e curador de arte, recebeu, em 2004, o Prêmio Gonzaga Duque, da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, por atividades desenvolvidas no ano anterior e, em decorrência de sua toda a trajetória como critico, recebeu, em maio de 2011, o Prêmio Mário de  Andrade, também da ABCA.

SERVIÇO:

Exposição: A Pintura de Ramon Cáceres
Visitação: de 11 de maio a 14 de junho de 2013.
De terça a sexta-feira, de 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h.
Local: Museu Nacional dos Correios - SCS, Q.04 bloco A, Ed. Apolo, nº 256 - Brasília - DF.
Telefone: (61) 3213-5076
Visite: www.correios.com.br
Entrada gratuita.
Classificação: livre

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário