Em meio a um show de pneus furados, quebras e duas entradas de safety car, Nico Rosberg saiu e são e salvo para vencer um movimentado GP da Inglaterra neste domingo. O alemão da Mercedes foi beneficiado pelos problemas de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, ambos quando lideravam a prova. O britânico da Mercedes sofreu com um furo de pneu logo no início da prova, enquanto o alemão da RBR teve problemas no câmbio na parte final e abandonou. Mark Webber e Fernando Alonso completaram o pódio. Felipe Massa cruzou em sexto. O brasileiro começou em 11º, fez uma brilhante largada pulando para quinto, mas foi outro que sofreu com pneu furado em Silverstone.
Felipe Massa protagonizou uma largada antológica em Silverstone. Com a faca nos dentes, pulou de 11º para quinto. Se o brasileiro escalou o pelotão, Mark Webber despencou. Além de largar mal, o australiano levou um toque de Romain Grosjean e caiu de quarto para 14º. Lewis Hamilton se manteve na ponta com autoridade, enquanto Sebastian Vettel tomou a segunda posição de Nico Rosberg. Alonso largou em nono e cruzou a volta de abertura em oitavo.
Logo nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vettel.
Logo nas primeiras voltas, Hamilton conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Vettel.
Pneu de Hamilton fura...
Mas o sonho do britânico em vencer diante de sua torcida acabou na sétima volta. O pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes estourou. Para piorar, ele tinha acabado de passar pela entrada nos boxes e precisou dar quase uma volta inteira até fazer o pit stop. Com isso, a liderança caiu no colo do alemão da RBR.
Mas o sonho do britânico em vencer diante de sua torcida acabou na sétima volta. O pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes estourou. Para piorar, ele tinha acabado de passar pela entrada nos boxes e precisou dar quase uma volta inteira até fazer o pit stop. Com isso, a liderança caiu no colo do alemão da RBR.
...e o de Massa também
Mesmo azar teve Massa. Ele tentava tomar a quarta posição de Adrian Sutil, quando sofreu um furo também no pneu traseiro esquerdo e acabou perdendo o controle de sua Ferrari e rodando. O brasileiro voltou na última posição após parar nos boxes para trocar os pneus.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel manteve a liderança, seguido por Rosberg e Sutil. Quem se deu bem foi Alonso, que ganhou as posições de Raikkonen e Ricciardo e pulou para quarto.
O drama dos furos dos pneus traseiros esquerdos atingiu mais um: Jean-Eric Vergne, da STR. A sequência de ocorrências semelhantes fez a direção de prova ordenar a entrada do safety car (carro de segurança) na 14ª volta, para serem retirados detritos da pista.
A relargada foi dada na volta 22. Vettel se manteve tranquilamente na ponta. A única troca de posições ficou por contra de Pérez e Webber. O mexicano tomou o oitavo lugar de Webber, mas levou o troco curvas depois. Pelo rádio, a RBR pediu para seus pilotos tomarem cuidado com as zebras nas saídas de curva de alta velocidade. A equipe havia identificado pequenos cortes em um pneu de Vettel após o pit stop. Enquanto isso, após os problemas no início da prova, Hamilton e Massa faziam corridas de recuperação. Na 25ª volta, o britânico já era 13º colocado e o brasileiro, o 17º.
Finalizada a segunda rodada de pit stops, Vettel matinha a liderança com folga, seguido por Rosberg, Raikkonen e Alonso. O espanhol, porém, perdeu a quarta posição para Webber voltas depois.
Mesmo azar teve Massa. Ele tentava tomar a quarta posição de Adrian Sutil, quando sofreu um furo também no pneu traseiro esquerdo e acabou perdendo o controle de sua Ferrari e rodando. O brasileiro voltou na última posição após parar nos boxes para trocar os pneus.
Após a primeira rodada de pit stops, Vettel manteve a liderança, seguido por Rosberg e Sutil. Quem se deu bem foi Alonso, que ganhou as posições de Raikkonen e Ricciardo e pulou para quarto.
O drama dos furos dos pneus traseiros esquerdos atingiu mais um: Jean-Eric Vergne, da STR. A sequência de ocorrências semelhantes fez a direção de prova ordenar a entrada do safety car (carro de segurança) na 14ª volta, para serem retirados detritos da pista.
A relargada foi dada na volta 22. Vettel se manteve tranquilamente na ponta. A única troca de posições ficou por contra de Pérez e Webber. O mexicano tomou o oitavo lugar de Webber, mas levou o troco curvas depois. Pelo rádio, a RBR pediu para seus pilotos tomarem cuidado com as zebras nas saídas de curva de alta velocidade. A equipe havia identificado pequenos cortes em um pneu de Vettel após o pit stop. Enquanto isso, após os problemas no início da prova, Hamilton e Massa faziam corridas de recuperação. Na 25ª volta, o britânico já era 13º colocado e o brasileiro, o 17º.
Finalizada a segunda rodada de pit stops, Vettel matinha a liderança com folga, seguido por Rosberg, Raikkonen e Alonso. O espanhol, porém, perdeu a quarta posição para Webber voltas depois.
Vettel abandona
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Vettel, mais uma reviravolta na corrida. Um problema de câmbio retirou o alemão da prova. Nico Rosberg passou a ser o novo líder, seguido por Raikkonen e Sutil. O safety car precisou entrar novamente, porque a RBR de Vettel ficou parada no meio da reta principal.
Com a entrada do carro de segurança, alguns pilotos, como Rosberg e Webber, aproveitaram para fazer mais uma troca de pneus. Quem deu azar foi Alonso, que parou pouco antes do safety car ir para a pista e caiu para oitavo.
Quando tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Vettel, mais uma reviravolta na corrida. Um problema de câmbio retirou o alemão da prova. Nico Rosberg passou a ser o novo líder, seguido por Raikkonen e Sutil. O safety car precisou entrar novamente, porque a RBR de Vettel ficou parada no meio da reta principal.
Com a entrada do carro de segurança, alguns pilotos, como Rosberg e Webber, aproveitaram para fazer mais uma troca de pneus. Quem deu azar foi Alonso, que parou pouco antes do safety car ir para a pista e caiu para oitavo.
Voltas finais emocionantes
Rosberg manteve a ponta na relargada, seguido por Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo. Com pneus novos, Alonso foi engolindo os rivais. Passou Button, ganhou a sexta posição de Pérez, mais um a sofrer com um furo no pneu traseiro esquerdo e depois deixou Ricciardo para trás. Hamilton e Massa foram no embalo e assumiram a sexta e a sétima posições, respectivamente.
Webber tomou o segundo lugar de Raikkonen e partiu para cima de Rosberg para buscar a vitória. O australiano estava voando baixo e se aproximava rapidamente, forçando o alemão da Mercedes a responder na pista, acelerando. Enquanto isso, Alonso seguia sua escalada. Tomou o terceiro lugar de Raikkonen, que vacilou ao não trocar os pneus no período de safety car e ainda perdeu posições para Hamilton e Massa. Mais na frente, Rosberg conseguiu administrar a vantagem para Webber e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Rosberg manteve a ponta na relargada, seguido por Raikkonen, Sutil, Webber e Ricciardo. Com pneus novos, Alonso foi engolindo os rivais. Passou Button, ganhou a sexta posição de Pérez, mais um a sofrer com um furo no pneu traseiro esquerdo e depois deixou Ricciardo para trás. Hamilton e Massa foram no embalo e assumiram a sexta e a sétima posições, respectivamente.
Webber tomou o segundo lugar de Raikkonen e partiu para cima de Rosberg para buscar a vitória. O australiano estava voando baixo e se aproximava rapidamente, forçando o alemão da Mercedes a responder na pista, acelerando. Enquanto isso, Alonso seguia sua escalada. Tomou o terceiro lugar de Raikkonen, que vacilou ao não trocar os pneus no período de safety car e ainda perdeu posições para Hamilton e Massa. Mais na frente, Rosberg conseguiu administrar a vantagem para Webber e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Confira o resultado final do GP da Inglaterra (52 voltas):
1 - Nico Rosberg(ALE/Mercedes)1h32m59s456
2 - Mark Webber(AUS/RBR)- a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari)- a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus)- a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari)- a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India)- a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR)- a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India)- a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber)- a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams)- a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber)- a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham)- a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia)- a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia)- a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham)- a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus)- a 1 volta
1 - Nico Rosberg(ALE/Mercedes)1h32m59s456
2 - Mark Webber(AUS/RBR)- a 0s765
3 - Fernando Alonso(ESP/Ferrari)- a 7s124
4 - Kimi Raikkonen(FIn/Lotus)- a 7s756
5 - Lewis Hamilton(ING/Mercedes) - a 11s257
6 - Felipe Massa(BRA/Ferrari)- a 14s573
7 - Adrian Sutil(ALE/Force India)- a 16s335
8 - Daniel Ricciardo(AUS/STR)- a 16s500
9 - Paul Di Resta(ESC/Force India)- a 17s993
10 - Nico Hulkenberg(ALE/Sauber)- a 19s700
11 - Pastor Maldonado(VEN/Williams)- a 21s100
12 - Valtteri Bottas(FIN/Williams) - a 25s000
13 - Jenson Button(ING/McLaren) - a 25s900
14 - Esteban Gutiérrez(MEX/Sauber)- a 26s200
15 - Charles Pic(FRA/Caterham)- a 31s600
16 - Jules Bianchi(FRA/Marussia)- a 36s000
17 - Max Chilton(ING/Marussia)- a 1m07s600
18 - Guiedo van der Garde(HOL/Caterham)- a 1m07s700
19 - Romain Grosjean(FRA/Lotus)- a 1 volta
Não completaram:
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 47 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 42 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 36 voltas
Volta mais rápida: Mark Webber(AUS/RBR): 1m33s401, na volta 52
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: AFP
0 comments:
Postar um comentário