Fórmula Indy: Hunter-Reay vence GP de Milwaukee; Helio é 2º

Ryan Hunter-Reay venceu neste sábado o GP de Milwaukee, onde já havia sido o primeiro no ano passado, e diminuiu a diferença que Helio Castroneves tinha na liderança da temporada. O brasileiro fez ótima prova e chegou em segundo depois de largar em 18º, suportando pressão no fim do companheiro de equipe Will Power. Entretanto, viu Hunter-Reay ficar a 16 pontos da liderança do campeonato. Antes, a vantagem era de 22 para o então vice-líder Marco Andretti, que abandonou na prova deste sábado.

A corrida começou bastante tranquila. A largada não teve problemas e a maioria dos pilotos conseguiu se manter na posição de classificação do grid. Quem se deu melhor no início foi Ryan Hunter-Reay, que saiu da quarta posição para a vice-liderança, e o brasileiro Tony Kanaan - assumiu a quinta posição depois de largar em sétimo.

Marco Andretti seguiu sem preocupações na liderança, enquanto Will Power manteve a terceira colocação e Hinchcliffe caiu para quarto. Entre os brasileiros, além de Tony, Helio Castroneves ganhou uma posição na largada e logo assumiu a 17ª colocação, enquanto Bia Figueiredo seguiu na 20ª posição.

O primeiro momento de “emoção” na prova aconteceu na volta 21, quando Simona de Silvestro bateu no muro e provocou a primeira bandeira amarela. Alguns aproveitaram para fazer uma parada nos boxes, mas o pelotão da frente preferiu seguir na pista. Na relargada, Alex Tagliani rodou sozinho e atrasou um pouco mais o reinício. Os dois conseguiram voltar para a pista, mas com algumas voltas de atraso.

Já com Hunter-Reay na liderança e Marco Andretti em terceiro, o grupo dos primeiros colocados parou entre as voltas 65 e 70. Andretti, por sinal, teve problemas no pit, com sua equipe demorando mais para reabastecer, e saiu balançando a cabeça. Enquanto isso, Sato e Helinho - que não haviam parado - lideravam a prova.

Na volta 97, Marco Andretti teve problemas e abandonou a prova, para a sorte de Castroneves. Com a bandeira amarela, o pelotão de frente aproveitou para parar. A corrida foi reiniciada na volta 108 e, na 155, Castroneves ameaçou certa pressão sobre Sato para assumir a liderança. Mas os dois pararam logo depois. Hunter-Reay chegou a assumir a liderança, mas por pouco tempo.

Sato e Castroneves voltaram a ficar na ponta por um bom tempo. O japonês errou na volta 184, encostou no muro e perdeu ritmo. Helinho encostou e quase conseguiu a liderança, mas Sato se segurou. Pouco depois, no entanto, Hunter-Reay apareceu com tudo, passou os dois pilotos e voltou para a liderança. O japonês parou logo na sequência, sendo o primeiro do pelotão da frente. Os cinco primeiros - Hunter-Reay, Castroneves , Viso, Power e Hinchcliffe – esperaram a bandeira amarela provoca pela batida de Bia Figueiredo, a 39 voltas do fim.

Todos, entretanto, conseguiram ficar a frente de Sato na volta. Isso porque o japonês foi prejudicado por, enquanto os outros estavam nos boxes, andar em um ritmo menor com o safety car na pista. Na relargada, Hunter-Reay voltou andando mais rápido que Helinho e manteve a liderança até com certa tranquilidade. O brasileiro, por sua vez, passou a sofrer pressão de Power e quase foi ultrapassado a três voltas do fim. Entretanto, conseguiu se segurar até o fim como vice-líder. Entre os outros brasileiros, Tony Kanaan foi o décimo e Bia Figueiredo terminou em 19º.  

Veja a classificação final da corrida:

1 Ryan Hunter-Reay
2 Helio Castroneves
3 Will Power
4 E.J. Viso
5 James Hinchcliffe
6 Scott Dixon
7 Takuma Sato
8 Dario Franchitti
9 Justin Wilson
10 Tony Kanaan
11 Josef Newgarden
12 Simon Pagenaud
13 Sebastian Saavedra
14 Ed Carpenter
15 Ryan Briscoe
16 Graham Rahal
17 Charlie Kimball
18 James Jakes
19 Bia Figueiredo

ABANDONARAM:

20 Marco Andretti
21 Tristan Vautier
22 Sebastien Bourdais
23 Alex Tagliani
24 Simona De Silvestro

==> Fonte: Band

==> Foto: Nick Laham / Getty Images North America / AFP

0 comments:

Postar um comentário