Brasil levanta a taça do Campeonato Pan-Americano Feminino de Handebol

Santo Domingo (DOM) - A Seleção Feminina de Handebol levantou a taça do Campeonato Pan-Americano, que foi disputado no Pavilhão do Handebol, em Santo Domingo, na República Dominicana. A equipe do técnico dinamarquês Morten Soubak venceu a Argentina na final, por 38 a 15 (19 a 8 no primeiro tempo), neste sábado (8). Além de ter conquistado o troféu pela oitava vez, o grupo ganhou o direito de participar do Campeonato Mundial, que será realizado em dezembro, na Sérvia.

O Brasil começou bem na partida e abriu o placar com a ponta esquerda Fernanda. A equipe esteve muito concentrada na primeira etapa e, mesmo com alguns erros de passes, não deixou as argentinas encostarem. A goleira Bárbara Arenhart foi uma das peças fundamentais para a vantagem brasileira. A etapa inicial foi fechada com uma diferença brasileira de 11 gols: 19 a 8. Na volta à quadra, o time conseguiu manter o bom ritmo e não se perdeu no jogo. O técnico fez algumas mudanças na defesa, que contou com a boa atuação da goleira Mayssa Pessoa, e ainda assim o bom ritmo continuou. A equipe apostou bastante nos contra-ataques, uma das armas brasileiras.


Após essa ótima apresentação, Morten afirmou que além de feliz pelo título, ele ficou bastante satisfeito com o placar e com o desempenho de todas. "Essa foi a nossa melhor partida na competição. Foi um jogo de verdade. A equipe toda estava muito bem e não perdemos a concentração. Agora, é se preparar para o Campeonato Mundial", disse o dinamarquês, já pensando no próximo compromisso.


Um dos destaques brasileiros na final, a goleira Bárbara Arenhart, a Babi, conta que a defesa entrou preparada para se apresentar bem, sem perder o foco. "Nós sabíamos que a chave do jogo seriam as boas defesas, para que conseguíssemos contra-atacar. Esse é um dos nossos pontos fortes e funcionou muito bem hoje. Fomos em busca de um placar com uma boa diferença de gols e conseguimos", disse a atleta, natural de Novo Hamburgo (RS).


Pela primeira vez disputando uma final pela equipe adulta, a armadora esquerda Amanda Andrade comemorou bastante, dizendo que é uma felicidade enorme poder conquistar esse título. "Hoje entramos muito concentradas, por sabermos que seria uma partida bastante difícil, e conseguimos cumprir o nosso papel. Não consigo descrever o quanto estou feliz", ressaltou a atleta do AA Universitária/Concórdia (SC).


Ainda neste sábado (8), na decisão da medalha de bronze, a República Dominicana venceu o Paraguai, por 28 a 19. O Uruguai foi o quinto colocado, após passar pelo México, por 29 a 24. Na disputa do sétimo lugar, a Venezuela levou a melhor sobre os Estados Unidos, por 36 a 29.


No time das estrelas do Pasn-Americano, o Brasil brilhou mais uma vez. Alexandra Nascimento foi a melhor jogadora do campeonato, Ana Paula Rodrigues, a melhor armadora central, Mayssa Pessoa a melhor goleira e Fernanda França a artilheira da competição, com 55 gols marcados.


Retrospecto - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol venceu todas as partidas que disputou neste ano. Na República Dominicana, subiu ao lugar mais alto do pódio com uma ótima campanha: 44 a 10 contra os Estados Unidos, 59 a 7 contra a Costa Rica, 48 a 18 contra o México, 37 a 22 contra a República Dominicana, todas pela primeira fase, 47 a 17 contra o Paraguai, na semifinal, e 38 a 15 contra a Argentina, na final de hoje. No mês passado, em Cabo Frio (RJ) e em Vitória (ES), passou pela Áustria em dois amistosos. Em março, na Argentina, foi campeã também de forma invicta do Campeonato Sul-Americano.


Gols do Brasil: Alexandra (9), Fernanda (5), Amanda (4), Samira (4), Ana Paula (3), Deonise (3), Jéssica (3), Débora Feitoza (2), Debora Hannah (2), Daniela (1), Fabiana (1) e Franciele (1).


Seleção Feminina de Handebol


Goleiras - Bárbara Elisabeth Arenhardt (Hypo Nö-Áustria) e Mayssa Raquel Pessoa (HK Dínamo Volgograd-Rússia).


Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria), Jéssica da Silva Quintino (EC Pinheiros-SP) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).


Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (AA Universitária/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria), Juliana Malta Varela de Araújo (Metodista/São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).


Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ACD/Estrela de Guarulhos-SP).


Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim-Eslovênia), Débora Rodrigues Feitoza (Metodista/São Bernardo-SP) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria).


Comissão técnica

Técnico: Morten Soubak
Assistente: Alex Aprile
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra dos Santos Dutra
Supervisora: Rita Orsi
Diretor de Seleções: Vitor Martinez
 

Confira todos os resultados:

Sábado (1º)

México 36 x 16 Costa Rica
Argentina 37 x 14 Canadá
Brasil 44 x 10 Estados Unidos
Venezuela 30 x 35 Paraguai

Domingo (2)

Canadá 25 x 31 Uruguai
Estados Unidos 11 x 27 República Dominicana
Paraguai 10 x 32 Argentina
Brasil 59 x 7 Costa Rica

Segunda-feira (3)

Canadá 23 x 28 Paraguai
Uruguai 36 x 34 Venezuela
República Dominicana 27 x 26 México
Estados Unidos 30 x 13 Costa Rica

Terça-feira (4)

Paraguai 24 x 23 Uruguai
Venezuela 20 x 38 Argentina
Costa Rica 15 x 39 República Dominicana
Brasil 48 x 18 México

Quarta-feira (5)

Venezuela 31 x 27 Canadá
México 30 x 23 Estados Unidos
Brasil 37 x 22 República Dominicana
Argentina 29 x 19 Uruguai

Sexta-feira (7)

Costa Rica 13 x 34 Canadá
México 32 x 25 Venezuela
Uruguai 30 x 17 Estados Unidos
Brasil 47 x 17 Paraguai
Argentina 27 x 17 República Dominicana

Sábado (8)

Venezuela 36 x 29 Estados Unidos
México 24 x 29 Uruguai
Paraguai 19 x 28 República Dominicana
Brasil 38 x 15 Argentina


==> Foto: Gabriel Inamine/Photo&Grafia

0 comments:

Postar um comentário