Stock Car na capital mundial dos esportes

Brasília não é apenas a capital da República Federativa do Brasil. Neste mês de junho ela vai ser também a capital dos esportes no mundo, com a realização da abertura do F1 H2O Powerboat World Championship Series - nome oficial do campeonato mundial de corrida de superlanchas, no Lago do Paranoá, e da partida que dá início à Copa das Confederações de Futebol, no Estádio Mané Garrincha.

Justamente no meio destas duas praças de eventos, o Autódromo Internacional Nelson Piquet receberá neste domingo (02/6) a principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car, para uma de suas etapas mais importantes e charmosas. A largada está prevista para as 11 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTv.

"É muito bom correr em Brasília. E vai ser mais legal ainda neste final de semana, em que o público brasiliense terá mais atrações de esportes. E eu só não volto pra cá no dia 16 para assistir o jogo Brasil x Japão porque no mesmo dia teremos corrida em Cascavel (PR)", comenta Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto), piloto do Stock Car # 70.

Praticante de diversos esportes e extremamente zeloso com a sua preparação física, Diego Nunes destaca que o piloto de automobilismo é um atleta completo e que o nível de exigência e desgaste físico na Stock Car é grande.

"Desde quando era garoto e corria de kart eu já me preocupava com a preparação física. Quando cheguei na GP2 eu percebi como foi útil todo o esforço que fiz, pois o downforce era enorme. Já na Stock Car nós sofremos com o extremo calor dentro da cabine e se a direção hidráulica quebrar, eu quero ter energia para continuar na pista", assinala Diego, que não deixa de comer o seu chocolate Garoto.

Circuito ‘oval’

Uma semana após o brasileiro Tony Kanaan vencer as 500 Milhas de Indianapolis, no circuito oval mais famoso do mundo, a Stock Car vai disputar a sua primeira prova em pista com as mesmas características, com quatro curvas e duas longas retas.

"A curiosidade é que o Tony Kanaan estreou na Stock Car no ano passado, com muito orgulho pela nossa equipe, e justamente no oval de Brasília. Por isto ficamos muito felizes com o sucesso dele na Fórmula Indy", orgulha-se Eduardo Bassani, chefe da equipe RC3 Bassani/Petronas/Chocolates Garoto.

O circuito externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, com 2.919 metros de extensão tem características bem próprias. E ao contrário de Indianapolis, o seu sentido é horário. "Não chega a ser um oval, pois tem quatro curvas e com freadas, mas é o que temos e lá nos Estados Unidos tem muitos circuitos assim, como Indianapolis. Seria legal se tivéssemos um oval puro aqui no Brasil", destaca Nunes.

A reta dos boxes tem 580 metros e os carros atingem 240 km/h até chegarem à curva 1 a direita, feita a 150 km/h. Na longa reta de 750 metros os Stock Car chegam a 245 km/h. "Por causa da velocidade máxima e a alta média horária em Brasília, em que os carros atingem velocidades mais altas por mais tempo, o cuidado com a aerodinâmica é extremamente importante nesta pista. Então, os encaixes da carroceria têm que ser perfeitos, para evitar a entrada de muito ar e causar muito arrasto e turbulência", explica o engenheiro Bassani.

No final da reta principal tem a freada mais forte para contornar a curva 2, a 120 km/h. "Este é um dos principais pontos de ultrapassagem. A freada é bem forte e o carro fica arisco e desequilibrado, puxando para o lado, por causa do alinhamento que é assimétrico para este circuito", explica o Garoto de Talento.

Logo em seguida tem uma leve variante à esquerda, que não pode ser chamada de curva, pois é feita de pé embaixo a 200 km/h. A próxima curva não exige freada tão forte, mas é feita a também a 120 km/h. Depois se segue uma reta curta, atingindo de velocidade de 200 km/h, para uma leve freada antes do contorno da Curva da Vitória, a 160 km/h.

"É nesta curva mais rápida que temos que ter cuidado com os pneus do lado esquerdo, que são os mais forçados, pois o asfalto da pista de Brasília é muito antigo e abrasivo. Com certeza durante o reabastecimento obrigatório teremos que aproveitar a janela do pit stop para substituir os pneus, pelo menos os externos. Vai ser uma corrida estratégica", encerra Diego Nunes.

As atividades oficiais de pista terão início no sábado (01/6), com a realização de um reconhecimento do circuito a partir das 7h30, seguido de dois treinos livres (8h às 10h20 e 11h50 às 14h10). A tomada de tempos para formação do grid de largada será das 16h às 17h.

Todos os treinos podem ser acompanhados pela TV Stock Car e também pelo Live Timing no site www.stockcar.com.br. A corrida terá transmissão ao vivo pelo SporTV.

A RC3 Bassani Racing tem os patrocínios de Petronas Lubrificantes Brasil S/A e Chocolates Garoto S/A.


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