CIRCUITO SUL-AMERICANO: Brasil defende liderança do ranking em Cochabamba

Em seis etapas até aqui do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012/2103, as duplas brasileiras já levaram o país ao pódio 16 vezes. Não à toa, o país lidera o ranking continental tanto no masculino quanto no feminino. Nesta SEXTA-FEIRA (31.05), a competição chega a Cochabamba, na Bolívia, e o Brasil será representado por Fernanda Berti/Elize Maia, Thiago/Hevaldo e Oscar/Edson Filipe.

Depois de passar por Santa Fé (ARG), Viña Del Mar (CHI), Montevidéu (URU), Lima (PER), Assunção (PAR) e Porto La Cruz (VEN), é a vez de a cidade boliviana de Cochabamba sediar uma etapa do Circuito Sul-Americano, o que não acontecia há mais de uma década. Serão 32 duplas na disputa, sendo 16 em cada naipe, que repartirão um prêmio de cinco mil dólares. As partidas serão realizadas no Clube Olímpico.


Até o momento, a parceria que mais pisou as areias sul-americanas pelo Brasil foi Fernanda Berti/Elize Maia. Das seis etapas, elas só não estiveram presentes na primeira. E a dupla montada pelo técnico Marcos Miranda tem sido uma das grandes responsáveis por manter o país no topo, com dois primeiros lugares e três segundos. Aliás, as mulheres brasileiras subiram ao pódio em todas as etapas, com cinco ouros, quatro pratas e um bronze.


Assim, o Brasil lidera, desde o início da competição, o ranking continental feminino. Após a última etapa, na Venezuela, a classificação geral ficou da seguinte forma: 1º) Brasil, com 1.180 pontos; 2º) Argentina (1.000); 3º) Venezuela (780 pontos); 4º) Chile (760); 5º) Paraguai e Colômbia (empatados com 680 pontos); 7º) Uruguai (460). 8º) Bolívia (360); 9º) Peru (220); e 10º) Equador (100).


Em Cochabamba, as concorrentes de Fernanda Berti/Elize Maia serão Alejandra Graiño/Georgina Klug, da Argentina; Claudia Antezana/Johanna Balderrama, Maria Luisa Ortiz/Francesca Canedo, Alejandra Ossio/Carla Valda, Martha Maldonado/Marxia Reyes, Katherine Uriarte/Pamela Frias, Aylin Takeda/Mariel Ortiz e Leslie Tarqui/Adriana Machado, da Bolívia; Maria Francisca Rivas/Camila Pasdirek e Maria Josefina Velez/Natalia Depassier, do Chile; Claudia Galindo/Andrea Galindo e Gina Martinez/Margarita Guzman, da Colômbia; Patricia Caballero/Michelle Valiente, do Paraguai; e Orquidea Vera/Karelys Mosquera e Frankelina Rodrigues, da Venezuela.


Já entre os homens, o Brasil tem se alternado na liderança do ranking com o Chile. E voltou ao topo na última etapa, mas a diferença é de apenas 20 pontos (1.040 a 1.020). A Venezuela aparece em terceiro, com 1.000 pontos, seguida da Argentina, que tem 800. E o atleta mais vezes escalado pela técnica Letícia Pessoa para representar o Brasil foi Thiago, que jogou três etapas com Álvaro Filho e outras duas com Hevaldo.


As 14 duplas que disputarão o título com os brasileiros Thiago/Hevaldo e Oscar/Edson Filipe são Ian Mehamed/Julian Azaad, da Argentina; Rolando Montenegro/Israel Velasquez, David Ramirez/Fernando Barrientos, Daniel Calvo/Teddy Arias, Mauricio Heredia/Luis Barron, Edson Perez/Jason Perez, Juan Pablo/Rodrigo Tapia e Liej Tjander Franco/Yerko Gutierrez, da Bolívia; Marco Grimalt/Esteban Grimalt e Rodrigo Salinas/Cristobal Bussenius, do Chile; Mauricio Brizuela/Luis Riveros, do Paraguai; Martin Molina/Domingo Perez, do Uruguai; e Igor Hernandez/Jesus Villafañe e Fernando Ramos/Carlos Rangel, da Venezuela.


O BRASIL NO SUL-AMERICANO 2012/2013:


1ª etapa - Santa Fé (ARG)

FEM: Lili/Rebecca (1º)
MASC: Thiago/Álvaro Filho (2º)

2ª etapa - Viña Del Mar (CHI)

FEM: Fernanda Berti/Elize Maia (2º)
FEM: Maria Clara/Ângela (3º)
MASC: Evandro/Vitor Felipe (1º)
MASC: Thiago/Álvaro Filho (4º)

3ª etapa - Montevidéu (URU)

FEM: Fernanda Berti/Elize Maia (1º)
MASC: Leonardo Gomes/Daniel Souza (3º)
MASC: Brian/Daniel Lazzari (9º)

4ª etapa - Lima (PER)

FEM: Lili/Rebecca (1º)
FEM: Fernanda Berti/Elize Maia (2º)
MASC: Thiago/Álvaro Filho (1º)
MASC: Hevaldo/Edson Filipe (3º)

5ª etapa - Assunção (PAR)

FEM: Lili/Rebecca (1º)
FEM: Fernanda Berti/Elize Maia (2º)
MASC: Oscar/Edson Filipe (3º)
MASC: Thiago/Hevaldo (4º)

6ª etapa - PORTO LA CRUZ (VEN)

FEM: Fernanda Berti/Elize Maia (1)
FEM: Thaís/Rebecca (2)
MASC: Thiago/Hevaldo (4)
MASC: Edson Filipe/Daniel Lazzari (5)

==> Foto: Alexandre Arruda / CBV

0 comments:

Postar um comentário