Pesquisadores e docentes, surdos e ouvintes, que atuam na área de
surdez, se reuniram para compartilhar seu conhecimento sobre questões que
envolvem a surdez, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de
alunos surdos. O resultado vem agora a público, com o livro
Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação
de surdos, lançamento da EdUFSCar. Organizado pelas
professoras Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos
Santos, reúne 14 artigos voltados a professores que iniciam suas
experiências com alunos surdos.
O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.
São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível.
Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos privados do sentido da audição.
Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas.
Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.
Título: Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos
O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a alunos surdos.
São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas, simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura disponível.
Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos privados do sentido da audição.
Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas.
Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.
Título: Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos
Organizadoras: Cristina Broglia
Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos
Número de
páginas: 254
Formato: 23 x 16
cm
Preço: R$ 35,00
ISBN:
978-85-7600-307-6


0 comments:
Postar um comentário