"Estopim" - o terceiro romance de Carla Dias

Uma ligação de telemarketing pode ser o estopim para aproximar desconhecidos. Pode ainda ser a circunstância que deflagra mudança nos rumos de uma vida, mesmo que essa mudança seja originada por uma atitude corriqueira. Em Estopim, terceiro livro de Carla Dias, ela volta à carga com seu talento para construir romances e histórias de pessoas aparentemente comuns. Mas, à medida que o leitor adentra no universo literário da autora, mergulha na complexidade de seus personagens e no estilo singular de sua narrativa.

Estopim é o terceiro livro de Carla Dias premiado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do ProAc – Programa de Ação Cultural. Ele chega às livrarias publicadas pela [sic] editorial, confirmando a autora como um dos expoentes da literatura brasileira na atualidade. O livro tem como personagem central Olavo, homem que ao longo da vida sofreu com os abandonos, dentre eles o do pai, o do irmão Alexandre, que vai morar no exterior, e a morte da mãe. Os abandonos marcaram sua trajetória, influenciando na decisão de levar uma vida simples, ausente de projetos e de uma profissão convencional.

Ao fazer uma ligação para uma cliente (Julia), Olavo estabelece com ela um diálogo peculiar, que extrapola o intuito comercial do contato. A conversa envereda para o plano pessoal e a cliente propõe a Olavo que, em sua rotina comum, faça algo inédito na vida. Mesmo sem transgressões ou alterações radicais que o convite possa suscitar, a decisão dele acarreta mudanças. O “algo diferente” para Olavo é fazer o cartão de cliente de uma videolocadora. Lá, conhece Gilda, mulher que se torna uma busca constante em sua vida.

Julia, por sua vez, transforma-se em confidente de Olavo. O contato entre ambos ocorre somente por telefone. Ela apresenta-se como acrobata e, embora não acredite nisso, ele constroi em seu imaginário a figura de Julia na pele dessa artista. Julia sabe os detalhes da vida de Olavo, mas, economiza no que confidencia. Não há muitas informações sobre o que ela já viveu ou vive. Mesmo assim, Olavo e Julia estabelecem uma proximidade singular, tecida com maestria por Carla Dias em seu Estopim.

Carla Dias é escritora, baterista e produtora de eventos. Seu primeiro livro, O Azul – coletânea de contos e poesias – foi lançado em 1997. Em 1998, participou da antologia Encontros com o conto Queda. No mesmo ano, tornou-se colaboradora do site Crônica do Dia, no qual publica até hoje. Ficou em segundo lugar no III Concurso de Contos José Cândido de Carvalho promovido em 2001 pela ANE – Associação Nacional dos Escritores – com o conto Voo Cego. Em 2009, publicou o romance Os Estranhos e em 2010, O Jardim de Agnes (ambos pela [sic] editorial). Ainda em 2010, participou com o contoConfissão, do E-Contos, livro digital que reúne os selecionados do I Concurso de E-Contos Ficções Editora e Gato Sabido. Em 2011, participou do livro Acaba não, mundo, que inclui textos de 30 cronista que colaboraram com o site Crônica do Dia. Para mais informações sobre a autora e sua obra, acesse:http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=62a17f55e5aa91996c61b03f8e557fba-10000-225630.

Estopim     [sic] editorial 
Carla Dias
224 páginas     Preço sugerido: R$ 35,00

0 comments:

Postar um comentário