Festival traz a Brasília shows, oficinas, intervenções, bate-papos e exposição

Em abril do ano passado, um projeto lançado com incentivo do Ministério da Cultura, patrocinadores como Vale e Riachuelo e em parceria com o Sebrae, fez um convite para qualquer brasileiro maior de 18 anos com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da gaveta”.  De lá para cá, o Movimento HotSpot - um processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e novas ideias)  - recebeu 1642 inscrições pelo portal www.movimentohostpot.com.br .

Após um período de curadoria, realizada por especialistas vinculados ao Movimento HotSpot, um total de 305 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que vai rodar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília, no Distrito Federal, no dia 04 de abril.

O Festival Movimento HotSpot é um evento de três dias, aberto ao público, que apresenta exposições de novos talentos com fotografias, filmes, instalações, ilustrações, moda, design e música. Além de uma agenda de intervenções urbanas, encontros com coletivos de arte, oficinas criativas, bate-papos e lineup de shows com as novas bandas descobertas pelo Movimento e, também, convidados especiais.

“A premiação é um incentivo, mas o que queremos de verdade com este projeto é dar visibilidade aos trabalhos criativos que o Brasil esta produzindo.”, comenta Paulo Borges, idealizador do projeto.

À medida que o Festival expõe o trabalho de selecionados nesta fase, os criativos têm a oportunidade de sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine criativa, ganhar visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão potencializar o desenvolvimento desses talentos e projetos.

Em Brasília, a chegada do Festival Movimento HotSpot será anunciada por projeções do artista gráfico VJ Suave - http://vimeo.com/vjsuave- que percorrerá o Plano Piloto com sua bicicleta “Suave Ciclo” lançando sobre as obras do arquiteto Oscar Niemeyer animações inspiradas no projeto.  O circuito será acompanhado pelo Bloco Aparelhinho, conhecido agitador do carnaval de rua do Distrito Federal, que assinará a trilha sonora do percurso.

Entre os dias 4 e 6 abril, exposições de trabalhos selecionados do Movimento HotSpot ocuparão a sede do Sebrae Nacional onde também ocorrem encontros com coletivos de arte, oficinas de fotografia e criatividade, além de um papo com o empreendedor Rony Rodrigues, criador da agência Box 1824, uma das maiores inteligências especializada no comportamento da geração que tem entre 18 e 24 anos.

As noites do Festival serão animadas por pocket shows com bandas do Movimento. Estão prometidas apresentações do projeto Monocromatas (Mato Grosso) e Calango Nego (Goiás). O encerramento, dia 06, contará com show de Dado Villa-Lobos, que promete antecipar no Festival algumas faixas do novo álbum.

A abertura oficial, exclusiva para convidados e imprensa, acontece dia 03 de março, às 19h30, com desfile especial de Samuel Cirnansck. O designer, que hoje lança suas coleções no São Paulo Fashion Week, se inseriu na moda brasileira participando da incubadora Amni HotSpot, projeto que inspirou o Movimento HotSpot.


Antes da realização do festival:

Dia 1º de abril de 2013:
               15h - Rodoviária do Plano Piloto - Encontro com: VJ Suave e Coletivos Casa da Luz Vermelha e Criolina.
               Das 17h às 19h - Sound System com: DJs Ocimar + Donna. Local: CONIC.
               19h - VJ Suave com seu Suaveciclo - Saída Noturna da Rodoviária em direção a UNB (Campus Darcy Ribeiro)
Dia 2 de abril de 2013:
               Das 17h às 19h - Sound System com: DJs Ocimar + Donna. Local: CONIC.
19h - VJ Suave com seu Suaveciclo - Saída Noturna da Rodoviária em direção a Esplanada dos Ministérios

Entrada franca para todas as atividades
Classificação indicativa: Livre



Durante a realização do Festival:

Dia 04 de abril de 2013:
10h30 - Intervenção: ANIVERSÁRIO DE QUEM?, do coletivo Serpentes que Fumam  Local: SAM Lote A Bloco B, Ed. Sede do Detran.
            Das 19h30 às 22h - Exposição do Movimento HotSpot aberta ao público.
19h30 – Bate-papo - Economia Criativa com: Claudia Leitão e Graça Cabral. Local: Sede do Sebrae Nacional (SGAS 605)
            20h - Show  com a banda Calango Nego - Selecionado MHS. Local: Sebrae Nacional

Dia 05 de abril de 2013:
            Das 10h às 14h - Intervenção: "DIA DE SOL" - Local: Feira da Torre de TV
            Das 15h às 22h - Exposição MHS.  Local: Sebrae Nacional
            Das 16h às 19h - Oficina de Criatividade com VJ Suave, Spetto e Graziela Perez. Local: Sebrae Nacional
19h30 – Bate-papo - Arte Urbana em Cidade Tombada com: Renato Acha, curador do MHS, e coletivos locais. Local: Sebrae Nacional
20h30 - show com a banda Monocromatas – Selecionado do MHS. Local: Sebrae Nacional
21h00 - Show com o coletivo Fora do Eixo. . Local: Sebrae Nacional

Dia 06 de abril de 2013:
14h30 - Colagem coletiva com VJ suave e coletivos locais. Local: Sebrae Nacional
            Das 15h às 22h - Exposição MHS.  Local: Sebrae Nacional
            16h30 - Oficina de Criatividade - Bandeiras MHS. Local: Sebrae Nacional
            17h30 Bate-papo – Tecnologia e Economia Criativa com: Rony Rodrigues. Local: Sebrae Nacional
            18h - Oficina Fotografia com: Coletivo Casa da Luz Vermelha. Local: Sebrae Nacional
            21h - Show com Dado Villa Lobos. Local: La Ursa (http://laursa.com/)

Entrada franca para todas as atividades
Classificação indicativa: Livre
Inscrições para oficinas e bate-papos: 30 min. antes do início, atentando a lotação do espaço.


Mais sobre o projeto:

Dividido em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos.

Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.


Sobre o patrocínio da Vale:
A Vale procura desenvolver os territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo seletivo.

Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.

Sobre a parceria com o Sebrae:
O Sebrae vai aproximar e qualificar os pequenos negócios para atender ao mercado que demanda muita criatividade e inovação. Os projetos finalistas serão capacitados com foco no mercado, permitindo mais competitividade e novos negócios.

0 comments:

Postar um comentário