Em
abril do ano passado, um projeto lançado com incentivo do Ministério da
Cultura, patrocinadores como Vale e Riachuelo e em parceria com o Sebrae, fez
um convite para qualquer brasileiro maior de 18 anos com criatividade e vontade:
“Tire sua ideia da gaveta”. De lá para
cá, o Movimento HotSpot - um
processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos
talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design,
design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e novas
ideias) - recebeu 1642 inscrições pelo
portal www.movimentohostpot.com.br .
Após um período de curadoria,
realizada por especialistas vinculados ao Movimento HotSpot, um total de 305 propostas
criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que vai
rodar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília, no Distrito Federal,
no dia 04 de abril.
O Festival Movimento HotSpot é
um evento de três dias, aberto ao público, que apresenta exposições de novos
talentos com fotografias, filmes, instalações, ilustrações, moda, design e
música. Além de uma agenda de intervenções urbanas, encontros com coletivos de
arte, oficinas criativas, bate-papos e lineup de shows com as novas bandas
descobertas pelo Movimento e, também, convidados especiais.
“A
premiação é um incentivo, mas o que queremos de verdade com este projeto é dar
visibilidade aos trabalhos criativos que o Brasil esta produzindo.”, comenta Paulo Borges, idealizador
do projeto.
À medida que o Festival expõe o
trabalho de selecionados nesta fase, os criativos têm a oportunidade de
sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine criativa, ganhar
visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão potencializar o
desenvolvimento desses talentos e projetos.
Em Brasília, a chegada do Festival Movimento HotSpot será
anunciada por projeções do artista gráfico VJ
Suave - http://vimeo.com/vjsuave- que percorrerá o Plano Piloto com sua
bicicleta “Suave Ciclo” lançando sobre as obras do arquiteto Oscar Niemeyer
animações inspiradas no projeto. O
circuito será acompanhado pelo Bloco Aparelhinho, conhecido agitador do
carnaval de rua do Distrito Federal, que assinará a trilha sonora do percurso.
Entre os dias 4 e 6 abril, exposições
de trabalhos selecionados do Movimento HotSpot ocuparão a sede do Sebrae
Nacional onde também ocorrem encontros com coletivos de arte, oficinas de
fotografia e criatividade, além de um papo com o empreendedor Rony Rodrigues,
criador da agência Box 1824, uma das maiores inteligências especializada no
comportamento da geração que tem entre 18 e 24 anos.
As noites do Festival serão animadas
por pocket shows com bandas do Movimento. Estão prometidas apresentações do
projeto Monocromatas (Mato Grosso) e Calango Nego (Goiás). O encerramento, dia
06, contará com show de Dado Villa-Lobos, que promete antecipar no Festival
algumas faixas do novo álbum.
A abertura oficial, exclusiva para
convidados e imprensa, acontece dia 03 de março, às 19h30, com desfile especial
de Samuel Cirnansck. O designer, que hoje lança suas coleções no São Paulo
Fashion Week, se inseriu na moda brasileira participando da incubadora Amni
HotSpot, projeto que inspirou o Movimento HotSpot.
Antes da realização do festival:
Dia 1º de abril de 2013:
15h
- Rodoviária do Plano Piloto - Encontro com: VJ Suave e Coletivos Casa da Luz
Vermelha e Criolina.
Das
17h às 19h - Sound System com: DJs Ocimar + Donna. Local: CONIC.
19h
- VJ Suave com seu Suaveciclo - Saída Noturna da Rodoviária em direção a UNB
(Campus Darcy Ribeiro)
Dia
2 de abril de 2013:
Das
17h às 19h - Sound System com: DJs Ocimar + Donna. Local: CONIC.
19h - VJ Suave com
seu Suaveciclo - Saída Noturna da Rodoviária em direção a Esplanada dos
Ministérios
Entrada franca para todas as atividades
Classificação indicativa: Livre
Informações: http://movimentohotspot.com/
Durante a
realização do Festival:
Dia 04
de abril de 2013:
10h30 - Intervenção: ANIVERSÁRIO DE QUEM?, do
coletivo Serpentes que Fumam Local: SAM
Lote A Bloco B, Ed. Sede do Detran.
Das
19h30 às 22h - Exposição do Movimento
HotSpot aberta ao público.
19h30 – Bate-papo - Economia Criativa com:
Claudia Leitão e Graça Cabral. Local: Sede
do Sebrae Nacional (SGAS 605)
20h - Show
com a banda Calango Nego - Selecionado MHS. Local: Sebrae Nacional
Dia 05 de abril de 2013:
Das 10h às 14h -
Intervenção: "DIA DE SOL" - Local: Feira da Torre de TV
Das 15h às 22h -
Exposição MHS. Local: Sebrae Nacional
Das 16h às 19h -
Oficina de Criatividade com VJ Suave, Spetto e Graziela Perez. Local: Sebrae
Nacional
19h30 – Bate-papo - Arte Urbana em Cidade
Tombada com: Renato Acha, curador do MHS, e coletivos locais. Local: Sebrae
Nacional
20h30 - show com a banda Monocromatas – Selecionado
do MHS. Local: Sebrae Nacional
21h00 - Show com o coletivo Fora do Eixo. .
Local: Sebrae Nacional
Dia 06 de abril de 2013:
14h30 - Colagem coletiva com VJ suave e
coletivos locais. Local: Sebrae Nacional
Das 15h às 22h -
Exposição MHS. Local: Sebrae Nacional
16h30 - Oficina
de Criatividade - Bandeiras MHS. Local: Sebrae Nacional
17h30 Bate-papo –
Tecnologia e Economia Criativa com: Rony Rodrigues. Local: Sebrae Nacional
18h - Oficina
Fotografia com: Coletivo Casa da Luz Vermelha. Local: Sebrae Nacional
21h - Show com
Dado Villa Lobos. Local: La Ursa (http://laursa.com/)
Entrada franca para todas as atividades
Classificação indicativa: Livre
Informações: http://movimentohotspot.com/
Inscrições para oficinas e bate-papos: 30 min. antes do início,
atentando a lotação do espaço.
Mais sobre o projeto:
Dividido
em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e
meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da
criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores experts em suas áreas será
responsável por escolher os melhores projetos.
Todos
os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria
Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na
categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção,
que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
Sobre o patrocínio da
Vale:
A Vale procura desenvolver os
territórios onde atua, deixando um legado socioeconômico positivo. O Movimento
HotSpot ganha o apoio da empresa por se propor a conjugar inovação e
empreendedorismo, viabilizando as melhores ideias ao final do processo
seletivo.
Sobre o patrocínio da
Riachuelo:
Promover a universalização da arte por
intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do
Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve
este projeto.
Sobre a parceria com o
Sebrae:
O Sebrae vai aproximar e qualificar os
pequenos negócios para atender ao mercado que demanda muita criatividade e
inovação. Os projetos finalistas serão capacitados com foco no mercado,
permitindo mais competitividade e novos negócios.
0 comments:
Postar um comentário