FESTIVAL DIVAS LATINAS NA CAIXA CULTURAL

A CAIXA Cultural Brasília e as embaixadas da Argentina e do México apresentam a mostra de cinema Divas Latinas, de 05 a 10 de março. O ciclo vai prestar uma homenagem a seis grandes atrizes latino-americanas: Tita Merello e Zully Moreno (ARG), Dolores del Rio e María Felix (MEX), Tônia Carrero e Eliane Lage (BRA). Esta última, inclusive, estará presente na noite de abertura, dia 04 de março, às 19h, no Teatro da Caixa, quando será exibido o filme “Caiçara”.

A abertura é apenas para convidados.O restante da mostra é aberta ao público, com entrada franca, limitado a lotação do espaço. A mostra ocorre de 05 a 10 de março, na Sala Multimídia, que será reinaugurada para o evento. A Sala fica no primeiro andar ao lado da Galeria Vitrine. As sessões serão de terça a sexta-feira, às 18h e 20h, sábado e domingo às 17h e 19h.

Com a chegada do cinema falado, a indústria cinematográfica se expandiu consideravelmente no mundo inteiro. A partir da década de 40, criou-se um terreno fértil, aproveitado por Argentina, Brasil e México, para desenvolver suas indústrias, que adaptaram a realidade latino-americana ao sistema hollywoodiano, lançando seus próprios gêneros e estrelas.

É precisamente nesse contexto que os grandes estúdios Argentina Sono Films (Argentina), Companhia Cinematográfica Vera Cruz (Brasil) e Films Mundiales (México)  fabricaram e promoveram o mito das divas. Assim, durante vários anos, inúmeras atrizes, com glamour, mistério e carisma, passaram a fazer parte de um grupo de “divindades”.

Esse grupo, pela força interpretativa de sua arte e sua fascinante beleza, deixou uma marca indelével na memória coletiva. A mostra Divas Latinas  elegeu oito delas para prestar homenagens. A programação completa e sinopse dos filmes segue abaixo e também pode ser encontrada na página oficial da embaixada da Argentina no Facebook (/embaixadaargentina).

PROGRAMAÇÃO:

DEUS LHE PAGUE
Direção: Luis César Amadori (Argentina, 1948, 120 min, classificação 13 anos)                                                                        
Sinopse: O patrão de Juca rouba sua ideia para uma invenção e ele decide se vingar. Chegada a hora da revanche, Juca deverá optar entre o amor de uma mulher (Zully Moreno) ou levar adiante sua vingança a qualquer preço.
Dia 05.03, terça-feira, às 20h
Dia 06.03, quarta-feira, às 18h

OS ILHÉUS 
Direção: Lucas Demare (Argentina, 1951, 112 min, classificação livre)
Sinopse: Leandro e Carancha (Tita Merello) são um casal das ilhas do Delta do Paraná. São pessoas rudes, moldadas à dura luta daquelas terras. Quando seu filho traz uma garota para casa, Carancha é tomada pelo ciúmes.
Dia 08.03, sexta-feira, às 20h
Dia 09.03, sábado, às 17h

APPASSIONATA
Direção: Fernando de Barros (Brasil, 1952, 94 min, classificação 12 anos)
Sinopse: Sílvia (Tônia Carrero) é uma grande pianista acusada da morte de seu marido, o famoso
maestro Hauser. O corpo é encontrado no mesmo dia em que ela obtém um grande triunfo artístico, interpretanto a ‘Appassionata’ de Beethoven.
Dia 05.03, terça-feira, às 18h
Dia 07.03, quinta-feira, às 20h

CAIÇARA
Direção: Adolfo Celi (Brasil, 1950, 85 min, classificação 12 anos)
Sinopse: Marina (Eliane Lage) é filha de leprosos e vive em um asilo, de onde é levada por Zé Amaro. Porém, sua nova vida de casada só lhe traz decepções. O único conforto da jovem é o menino Chico, cuja avó, adepta a bruxarias, torna-se sua conselheira.
Dia 08.03, sexta-feira, às 18h
Dia 10.03, domingo, às 19h
  
DONA BÁRBARA
Direção: Fernando de Fuentes e Miguel Delgado (México, 1943, 138 min, classificação 14 anos)
Sinopse: Dona Bárbara (María Félix), uma mulher fria e sem escrúpulos, é a pessoa mais poderosa da região de Altamira. Porém, tudo começa a mudar com o retorno de um antigo vizinho, especialmente o coração de Dona Bárbara e de sua filha Maricela.
Dia 06.03, quarta-feira, às 20h
Dia 07.03, quinta-feira, às 18h

MARIA CANDELÁRIA (XOCHIMILCO)
Direção: Emilio Fernández (México, 1943, 96 min, classificação livre)
Sinopse: Um casal de camponeses de Xochimilco não consegue viver seu amor devido ao ódio dos habitantes do povoado. Maria Candelária (Dolores del Río) é estigmatizada por ser filha de prostituta e Lorenzo Rafael por amá-la. A situação do casal se agrava com a morte de sua leitoa, seu único patrimônio.
Dia 09.03, sábado, às 19h
Dia 10.03, domingo, às 17h


Serviço:
 
Divas Latinas
Dia:
 5 a 10 de março
Hora:
 sessões de terça a sexta-feira, às 18h e 20h; sábado e domingo, às 17h e 19h
Local: Sala Multimídia da CAIXA Cultural
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, Anexo I – Edifício Matriz – Asa Sul

Telefone: (61) 3206-9448
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Entrada franca | Limitada à lotação da sala
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Arquivo Cinemateca

0 comments:

Postar um comentário