EXPOSIÇÕES | CAIXA Cultural Brasília | "The End Factory Project" e "1968 - Tempos Incômodos"

A CAIXA Cultural Brasília inagura, nesta terça-feira (4), as exposições “The End Factory Project” e “1968 – Tempos Incômodos”, a primeira com obras de arte contemporânea e a outra de fotografias. Na Galerias Piccola I e II estão as obras que compõem a poética fabril da artista Adriana Tabalipa, produzidas durante 20 anos e sob a curadoria do crítico colombiano Santiago Rueda Fajardo. Já na Galeria Vitrine, a exposição é do trabalho fotojornalístico de Michael Ruetz, grande fotográfo alemão da década de 1960 e que cobriu as manifestações sociais e políticas da época.
 
As duas exposições são patrocinadas pela Caixa Econômica Federal e a visitação é gratuita. As Galerias Piccola I e II estão abertas de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, e a Galeria Vitrine diariamente, no mesmo horário. “The End Factory Project” segue para visitação até 13 de janeiro, e “1968 – Tempos Incômodos” pode ser vista até 27 de janeiro de 2013.
 
Objetos reconstruídos:
A mostra “The End Factory Project”, da artista Adriana Tabalipa, é composta por pinturas, objetos, instalações e desenhos. Com a utilização de materiais simples do cotidiano como meias, sabonetes e caixas de remédios, a artista imprime novo significado ao conceito de factory e aos objetos industrializados.

Curitibana radicada no Rio de Janeiro, Tabalipa iniciou sua trajetória artística no final dos anos 80. Desde então, sua poética perpassa performances, objetos, pinturas, gravuras e desenhos com importantes referências na arte de Duchamp, Yves Klein, Arman, Jean Tinguely dentre outros. Participou de inúmeras mostras internacionais na Europa e EUA colhendo diversos prêmios em sua carreira.

Fotojornalismo histórico:
A seleção de fotografias do alemão Michael Ruetz apresenta fragmentos da história de uma Alemanha dividida no pós-guerra e de uma década que viu eclodir os movimentos sociais em todo o mundo. O trabalho de fotojornalismo de Ruetz registrou bem de perto e eternizou em imagens as manifestações estudantis, os protestos da sociedade civil, as reações da polícia e vários dos desdobramentos políticos que marcaram a construção da história no século passado.
 
A exposição “1968 – Tempos Incômodos” é concebida como um diário fotográfico. A partir da greve na Universidade de Berlim, em 22 de junho de 1966, até os acontecimento de final de maio de 1975, as fotos desvendam uma viagem única para o tempo histórico, sem contudo deixar de retratar momentos singulares do cotidiano da época.
 
Imerso no convívio acadêmico da Universidade de Berlim, Ruetz começou a registrar os eventos com sua câmera, fazendo suas primeiras obras importantes em 1964. Como morava em Berlim, Ruetz pode viajar livremente pela Alemanha Oriental, fotografando a vida oficial e privada na República Democrática Alemã.
 
Fazem parte da exposição também fotografias tiradas na Grécia, Roma, Angola e no Chile. Ruetz, que foi premiado em diversas situações, disse repetidas vezes que “1968 foi um estado de ânimo e que transitava entre o regozijo e a depressão”. A exposição é uma colaboração entre o Goethe-Zentrum Brasília, a Embaixada da Alemanha e a Academia de Artes Berlim, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
 
Serviço:

Exposição “The End Factory Project” de Adriana Tabalipa – Galerias Piccola I e II
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)
Abertura: Dia 4 de dezembro, às 19h
Visitação: De 5 de dezembro a 13 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h 
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Informações: (61) 3206-9448 – Administração
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada franca


Exposição “1968 – Tempos Incômodos” do fotógrafo alemão Michael Ruetz – Galeria Vitrine
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)
Abertura: Dia 4 de dezembro, às 19h
Visitação: De 5 de dezembro a 27 de janeiro, diariamente, das 9h às 21h 
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Informações: (61) 3206-9448 – Administração
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Entrada franca

0 comments:

Postar um comentário