A obra contribui para que bibliotecários e educadores estabeleçam e aperfeiçoem práticas que tornem a biblioteca também um espaço de aprendizagem. Mostra que uma prática baseada em evidências, ou seja, embasada em resultados de pesquisas sobre bibliotecas escolares e a subsequente reflexão sobre eles, pode proporcionar ideias inovadoras que apurem as práticas educativas de bibliotecários.
Os seis capítulos que compõem a obra descrevem estudos sobre a biblioteca escolar realizados por pesquisadores de universidades de quatro países: Estados Unidos, Suécia, Austrália e Canada. Realizados no período de 2002 a 2010, foram publicados originalmente no periódico School Libraries Worldwide e abrangem pesquisas sobre como a biblioteca ajuda na aprendizagem dos estudantes, como o estudante constrói significados da biblioteca escolar, como o diretor da escola percebe a biblioteca escolar e o bibliotecário, quais elementos favorecem a colaboração entre bibliotecários e professores, o trabalho colaborativo no desenvolvimento de habilidades informacionais e aquisição de habilidades informacionais desde a educação infantil, além de um panorama sobre as tendências da pesquisa sobre biblioteca escolar.
A proposta da autora é que, a partir dessas pesquisas, novas ideias inspirem os profissionais a investigar a realidade da biblioteca escolar no Brasil, descobrindo evidências que permitam ampliar o seu papel educativo.
Clique aqui para ler capítulo inicial do livro.
Sobre a autora (compiladora) - Bernadete Campello é mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde coordena o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. Seus interesses estão voltados para biblioteca escolar e fontes de informação. Já publicou pelo Grupo Editorial Autêntica as obras Letramento informacional - Função educativa do bibliotecário na escola, A biblioteca escolar - Temas para uma prática pedagógica, Como usar a biblioteca na escola - Um programa de atividades para o ensino fundamental, Introdução às fontes de informação e Como orientar a pesquisa escolar - Estratégias para o processo de aprendizagem.
Título: Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática
Autora (compiladora): Bernadete Campello
Número de páginas: 144Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00ISBN: 978-85-7526-593-2
0 comments:
Postar um comentário