Por um ponto, Brasil é campeão do Mundialito de Triatlo Rápido no Rio

Após terminar a primeira bateria atrás da Grã-Bretanha e Espanha, o Brasil se recuperou e conquistou o oitavo título da Mundialito de Triatlo Rápido, neste domingo, realizado pela primeira vez em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Por uma diferença de apenas um ponto, o trio verde-amarelo subiu ao lugar mais alto do pódio, pela quinta vez consecutiva, e manteve a hegemonia da prova. Wesley Matos, Mauro Cavanha e Danilo Pimentel somaram 111 pontos, superando os espanhóis (Ricardo Hernandez, Uxio Abuin e Fernando Alarza), com 110, e os britânicos (Simon Cooper, Matt Gunby e Mark Buckingham), com 98. Os 18 triatletas de seis países deram um colorido especial ao charmoso balneário do litoral fluminense.

- Pela disputa contra os espanhóis e britânicos, esse título foi mais emocionante que o do ano passado. Cada um de nós fez sacrifício em alguma bateria para a equipe vencer no fim - disse Mauro Cavanha, campeão também em 2011, que comemorou mais um título embalando a empolgada torcida em Búzios ao som do já batido hit 'Ai se eu te pego'.

Na primeira etapa, o cearense Wesley Matos foi o mais rápido nos 250 metros de natação e mostrou que iria dar trabalho aos estrangeiros no mar. Bicampeão brasileiro e vice mundial de aquathlon (corrida + natação), ele abriu uma boa vantagem sobre os competidores, mas foi ultrapassado pelo espanhol Fernando Alarza, de 20 anos, na pedalada. Campeão mundial júnior em 2010, em Budapeste, na Hungria, o gringo disparou na fuga, se distanciou do pelotão e manteve um ritmo forte na corrida. O trio ibérico, que treina em Madri, mostrou bom entrosamento até a linha de chegada e, apesar de o grupo ter se aproximado, Alarza conseguiu vencer a primeira bateria com tranquilidade, somando 18 pontos. Em seguida, veio o britânico Mark Buckingham, que marcou 16, e o curitibano Mauro Cavanha, com 14. A Espanha assumiu a liderança provisória (41 pontos), a Grã-Bretanha ficou em segundo (36) e Brasil em terceiro (32).

Na segunda bateria, o trio verde-amarelo se recuperou e diminuiu a diferença para os europeus. Wesley saiu do mar em primeiro e largou na frente no ciclismo, seguido por Cavanha. Único a ter disputado a prova anteriormente, o curitibano não mediu forças no pedal e apostou todas as fichas. Apesar do desgaste físico, ele deu uma arrancada espetacular, abriu uma grande vantagem sobre os rivais e controlou o ritmo até o fim da segunda bateria, terminando o percurso em 15 minutos, somando 18 pontos para o Brasil. O espanhol Alarza ficou em segundo e o britânico Buckingham foi o terceiro. O seu compatriota Matt Gunby sofreu uma queda no início da segunda volta da corrida, mas se recuperou e terminou em quarto. O bom desempenho fez os brasileiros pularem da terceira para a segunda colocação, chegando a 71 pontos. A Espanha continuou na ponta, com 78, e a Grã-Bretanha caiu para terceiro, com 64.

Muito aplaudido pela torcida local, Wesley foi mais uma vez o mais rápido a nadar os 250 metros na Praia da Armação, na terceira e última bateria. Os outros brasileiros saíram da água logo atrás. Com muita força nas pedaladas, o cearense de 24 anos, campeão brasileiro de triatlo no ano passado, ficou sozinho na fuga. No pelotão, Mauro Cavanha desacelerou e abriu mão da primeira colocação para proteger o companheiro, controlando o ritmo do grupo de triatletas. A briga pelo ouro ficou entre brasileiros e espanhóis. Wesley, que correu mal na primeira bateria, buscou o último gás na reta final, sem aliviar em nenhum momento. Em uma situação confortável, o cearense chegou a abrir 20 segundos de vantagem sobre competidores na corrida. E o esforço valeu a pena. No limite, Wesley foi o mais veloz e conquistou os importantes 18 pontos. Buckhimgham e Alarza ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Por apenas um pontinho de diferença, o Brasil conquistou pela oitava vez o Mundialito de Trialto Rápido, a quinta consecutiva, e esquentou ainda mais o verão na paradisíaca Armação de Búzios.

Confira o resultado final do 14º Mundialito de Triatlo Rápido:

1 - Brasil: 111 pontos

2 - Espanha: 110 pontos

3 - Grã-Bretanha: 98 pontos

4 - Colômbia: 59 pontos

5 - Chile: 24 pontos

6 - África do Sul: 19 pontos

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte

0 comments:

Postar um comentário