Pinheiros/SKY vence primeira partida da final do Paulista Masculino de Basquete

O Pinheiros/SKY saiu na frente na final do Campeonato Paulista Masculino de Basquete. Com uma atuação impecável no terceiro quarto, a equipe da capital bateu o São José/Unimed/Vinac por 92 a 75 (39 a 39), no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), neste sábado (05/11). Com o resultado, o time pinheirense fez 1 a 0 na decisiva série melhor de cinco partidas.

O jogo no primeiro tempo teve as devidas características de uma decisão de campeonato. Aguerrida, disputada, equilibrada, jogada. O confronto foi acirrado do primeiro minuto do quarto inicial até o último segundo do segundo quarto. O São José/Unimed/Vinac fez 22 a 20 nos dez primeiros minutos, mas o Pinheiros/SKY buscou o empate antes do intervalo.

A diferença a favor do time da casa se deu no terceiro quarto. O ataque do Pinheiros/SKY foi decisivo ao fazer 32 pontos em apenas um período - fato a se considerar ao ver que a equipe tinha marcado 39 em toda a primeira etapa. Para completar, a defesa manteve seu trabalho de pressão, permitindo poucos pontos ao seu rival. Antes do último quarto, os mandantes já controlavam o duelo, vencendo por 12 pontos de vantagem.

Com o resultado favorável e jogando em casa, não houve como segurar o ímpeto pinheirense. Apesar de não repetir o trabalho espantoso no terceiro quarto, o ataque manteve sua média. Aí foi a vez de a defesa fazer a diferença, formando um paredão quando o São José/Unimed/Vinac. Com isso, a partida, que era muito equilibrada, ficou totalmente sob o domínio do Pinheiros/SKY, que passou à frente na série final do Estadual com uma vitória de 17 pontos de vantagem.

Após o primeiro confronto da final, os jogadores do Pinheiros/SKY exaltaram o trabalho defensivo do time. "O time deles dificultou muito no 5 a 5 no primeiro tempo. No segundo, sabíamos que tínhamos de pressioná-los mais e jogar no contra-ataque, que é o nosso forte. O trabalho defensivo é muito importante no basquete. Conseguimos fazer isso e saímos vencedores", afirmou o ala Marquinhos, cestinha da equipe no jogo, com 21 pontos.

"A defesa trabalhou muito bem durante todo o jogo. A partir do terceiro quarto, nosso ataque também passou a fazer a diferença, mas foi muito importante manter a pegada lá atrás", disse o pivô Olivinha, que marcou 18 pontos e fez seis assistências.

A comemoração pela vitória no início da decisão durou muito pouco, já que a segunda partida será disputada já neste domingo (06/11), novamente no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), a partir das 15h30, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil (canal 70 da SKY). Apesar da boa margem de pontos conquistada neste sábado, a equipe mantém o foco e sabe que cada jogo é uma história.

"O emocional vai ser o mesmo para os time, não tem nada diferente para o segundo jogo. Temos de manter a mesma pegada e fazer 2 a 0 porque é muito importante manter o mando de jogo. Precisamos fazer a lição de casa", declarou Olivinha.

"A próxima partida vai ser a continuação dessa de hoje. Precisamos manter o mesmo ritmo", concluiu Marquinhos.

Veja os confrontos da final do Paulista entre Pinheiros/SKY e São José/Unimed/Vinac*:
05/11/2011 - Pinheiros/SKY 92 x 75 São José/Unimed/Vinac, em São Paulo (SP)
06/11/2011 - Pinheiros/SKY x São José/Unimed/Vinac, em São Paulo (SP), às 15h30
08/11/2011 - São José/Unimed/Vinac x Pinheiros/SKY, em São José dos Campos (SP), às 20h00
09/11/2011 - São José/Unimed/Vinac x Pinheiros/SKY, em São José dos Campos (SP), às 20h00**
13/11/2011 - Pinheiros/SKY x São José/Unimed/Vinac, em São Paulo (SP), às 18h00**

*todos os confrontos terão transmissão ao vivo da ESPN Brasil (canal 70 da SKY)
**se necessário

==> Foto: Luiz Pires / Pinheiros/Sky

0 comments:

Postar um comentário