Com ultrapassagem emocionante na reta final, Stoner vence em Valência

O que poderia ser um GP sem graça, o título do campeonato já pertence a Casey Stoner, foi marcado por fortes emoções. Antes a prova, homenagens a Marco Simoncelli, morto há duas semanas no GP da Malásia. E no fim da corrida, uma ultrapassagem emocionante que deu o primeiro lugar ao australiano em cima da linha.

Kevin Schwantz, campeão do mundo de 500cc em 1993 e grande ídolo de Simoncelli, de quem também era amigo pessoal pilotou a Honda RC 212 de Marco pela última vez. Schwants encabeçou todos os pilotos de todas as categorias em uma volta pelo circuito espanhol. A torcida exibia placas com o número 58, referência à moto do italiano.

Pouco depois da largada, três pilotos sofreram um acidente. Alvaro Bautista derrapou após tocar a moto de Andrea Dovizioso na primeira curva e criou um efeito dominó, derrubando também Valentino Rossi, Nicky Hayden e Randy De Puniet. Com isso, o ex-campeão mundial fechou a temporada sem ter vencido nenhuma prova.

Durante a corrida, o resultado parecia óbvio. Logo nas primeiras voltas, Casey Stoner disparou na frente e chegou a abrir nove segundos de vantagem sobre os demais. Enquanto isso, Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso protagonizaram uma disputada briga pelo segundo lugar. Mesmo a chuva que começou a cair no meio da prova, não atrapalhou a disputa entre os dois.

A cinco voltas do fim, Ben Spies se recuperou e assumiu a segunda colocação. O piloto americano foi diminuindo a diferença para Stoner e conseguiu a provável ultrapassagem a três voltas do fim. Mas o australiano não é campeão mundial à toa. Na reta final, Stoner provou a qualidade de seu motor e conseguiu terminar a prova 0s015 à frente de Spies. Andrea Dovizioso completou o pódio.

Na despedida da MotoGP, Loris Capirossi cruzou a linha de chegada em nono, visivelmente emocionado.

Zebra e lágrimas na Moto2

Michele Pirro levou Fausto Gresini, dono da equipe que leva o seu sobrenome, às lágrimas ao conquistar a sua primeira vitória na Moto2. Beneficiado por uma queda do piloto Yuki Takahashi,o italiano terminou na frente com o tempo de 46m22s205. O já campeão da temporada, Stefan Bradl caiu no início e não conseguiu terminar a prova.

Última prova da história das 125cc

Ao cruzar a linha de chegada em segundo lugar, Nicolas Terol, da Aspen, conquistou o último título da história da categoria 125cc. Maverick Viñales, da Blusens, ficou com o primeiro lugar em Valência ao chegar com mais de 3 segundos de vantagem. Em terceiro, Hector Faubel, também da Aspen.

Terol poderia chegar até em 11º lugar que ficaria com o título, mas logo na terceira volta, Johann Zarco caiu sozinho e abandonou a prova. Com isso, o espanhol garantia o título sem nem mesmo completar a corrida.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: AP

0 comments:

Postar um comentário