Instituto Cervantes apresenta Mostra de Cinema Mexicano Mario Moreno Cantinflas, 100 anos

O Instituto Cervantes promove, de 21 a 23 de outubro, a Mostra de Cinema Mexicano Mario Moreno Cantinflas, 100 anos. O objetivo é difundir o trabalho do humorista mexicano que se tornou um dos principais comediantes latino-americanos da história.

Cantinflas iniciou sua carreira trabalhando em um teatro popular, onde teve a oportunidade de substitutir o apresentador do espetáculo que adoeceu. Ao inverter frases, trocar palavras e abusar do improviso, o então humorista iniciante conseguiu conquistar o público hispânico.


O ator se tornou um dos principais comediantes da história do humorismo latino-americano, chegando a arrancar elogios até mesmo do grande Charles Chaplin.

Sua filmografia reúne mais de 50 títulos. O filme mais conhecido foi produzido em Hollywood, A Volta ao mundo em 80 dias (1956), dirigido por Michael Anderson, sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 1957.

O ciclo é realizado pelo Instituto Cervantes em parceria com a Embaixada do México, para oferecer ao público o melhor da cinematografia espanhola dos últimos anos. Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

21/10, sexta-feira, 19h

Sua Excelência (Miguel M. Delgado, 1967, 133min.)

Classificação Indicativa: Livre

A embaixada da pequena República de Cocos, país pertencente ao bloco oriental, está a ponto de se tornar muito importante para a diplomacia mundial, pois dela virá o voto que decidirá o destino de todas as nações do mundo. Depois de inúmeros golpes, um simples chanceler assume o cargo de embaixador de Cocos. A partir daí o malandro passará a ser aliciado pelas diversas forças políticas em luta.

22/10, sábado, 18h

O Analfabeto (Miguel M. Delgado1961, 128min.)

Classificação Indicativa: Livre

Numa cidadezinha mexicana um homem de origem pobre dedica-se aos trabalhos mais humildes. Um dia recebe uma carta anunciando que um tio distante lhe deixou uma herança. No entanto, envergonhado e sem condições de ler, não toma conhecimento do fato e recusa a ajuda de outras pessoas. Decide então se alfabetizar numa escola. Mas quando tem finalmente condições para saber o que diz a carta do tabelião, descobre que ela foi roubada por um mafioso.

22/10, sábado, 20h

O Grande fotógrafo (Miguel M. Delgado, 1953, 100min.)

Classificação Indicativa: Livre

Enquanto tenta roubar flores para sua namorada um fotógrafo é capturado por uma quadrilha de gangsteres. Os criminosos confundem-no com o assistente de um cientista maluco que diz ter criado uma nova fórmula para a bomba atômica.

23/10, domingo, 18h

O Padrezinho (Miguel M. Delgado, 1964, 130min.)

Classificação Indicativa: Livre

Jovem padre chega a um povoado mexicano para auxiliar um sacerdote já idoso nos trabalhos de sua igreja. Sua chegada causa conflitos com o patriarca do lugar pois o jovem padre se dedica a difundir ideais proletários entre os moradores mais humildes

Serviço:

Mostra de Cinema Mexicano: Mario Moreno Cantinflas, 100 anos

De 21 a 23 de outubro

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)

Entrada Franca


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário