CCBB Brasília 11 anos apresenta - Grupo Tholl com o Festival Sonho & Magia

Sensibilizar e encantar plateias ao remetê-las a um mundo de sonhos e fantasia, por meio do circo, estimulando sensações e fazendo vibrar emoções em cada um, é a proposta do Grupo Tholl. Para esta temporada no CCBB Brasília, de 12 a 30 de outubro, com entrada franca e livre para todos os públicos, o Grupo Tholl selecionou três espetáculos de seu repertório.

Abrindo a programação, de 12 a 16, O Circo de Bonecos encena as transformações, o valor da vida e os efeitos das mudanças. Em seguida, nos dias 22 e 23, o grupo apresenta Tholl, Imagem e Sonho, que mostra a força do trabalho de equipe bem construído através de variadas técnicas circenses. Encerrando, nos dias 29 e 30, Exotique apresenta um estrangeiro visitando vários mundos encantados, criados a partir de diferentes técnicas de dança, onde efeitos de cores e luz criam um universo ousado a cada movimento.


João Bachilli, o diretor artístico desta Trupe Circense, revela que a construção dos espetáculos não têm grandes segredos. “Trabalho, dedicação e objetivo. Não existem fórmulas secretas, existe trabalho, muito trabalho.” diz Bachilli, que acrescenta: “Primeiro escolhemos as técnicas e após muito treinamento para dominá-las e de longas oficinas, laboratórios e reuniões para a concepção das cenas, começamos os ensaios já com objetivo final.”


Além dos espetáculos, que serão apresentados em uma grande tenda montada na área externa do CCBB Brasília, o Grupo Troll realizará intervenções circenses em espaços públicos espalhados pela Capital Federal, como na Torre de TV, na Rodoviária do Plano-Piloto, no Setor Bancário Sul, no Shopping Iaguatemi e também no vão livre do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

O Grupo Tholl surgiu de um grupo de ginastas olímpicos apaixonados pela arte circense, que resolveu, ainda em 1987, aliar o aprendizado acrobático ao teatro e a dança. Criaram então a OPTC - Oficina Permanente de Técnicas Circenses, que busca estimular jovens e experientes artistas a se expressarem através do circo num ambiente e em condições que promovam a realização de sonhos, fazendo dos espetáculos momentos mágicos e de encantamento.

O CCBB Brasília - Desde sua inauguração em outubro de 2000, já recebeu mais de 6,7 milhões de visitantes de todas as idades e classes, oferecendo, a preços populares e muitas vezes de graça, os mais variados bens culturais e subsídios para uma análise criteriosa da arte. O CCBB Brasília saiu na frente ao ser o primeiro Espaço Cultural de Brasília a enquadrar-se nas normas técnicas da American Registar Association of Museums, mostrando excelência para abrigar obras e eventos vindos de todo Brasil e do Mundo, nas áreas de teatro, música, dança, artes plásticas e literatura.

Em 2010, os três CCBBs figuraram entre os três centro culturais mais visitados do País, sendo que o de Brasília ficou em 2º lugar. Além disso, o CCBB foi apontado em pesquisa da publicação The Art Newspaper entre os vinte museus mais visitados do mundo.


Serviços e sinopses



TEATRO INFANTIL - O CIRCO DE BONECOS

Local: Grande tenda montada na área externa do CCBB Brasília

Dias 12, 15 e 16 de outubro, às 19h.

Entrada franca.

Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.


"O Circo de Bonecos", de autoria do dramaturgo Oscar Von Pfuhl, com livre adaptação de João Bachilli, mostra a descoberta do valor da vida, o efeito das mudanças, a necessidade de sonhar e acreditar nos sonhos.

Bonecos descobrindo seus próprios valores e formando suas personalidades e, ainda, a fase de transição entre o ser boneco e o ser humano são destaques. A peça infantil tem no elenco 13 artistas e banda, com seis músicos tocando ao vivo. Neste espetáculo, a encenação do Grupo leva a platéia à magia e ao mistério do teatro. “Circo de Bonecos” traduz em palavras e gestos temas como liberdade e autoconhecimento.

Esta peça teatral de Oscar Von Pfuhl versa sobre as transformações que quatro bonecos experimentam quando se percebem ‘gente’. A ação transcorre dentro do Circo montado pelo Golias, o criador dos bonecos. Personagens, com a ajuda de um pipoqueiro, bolam um plano para fugir das garras do malvado Golias. O amor aparece na paixão de um doce menino por uma bela bailarina.

O Circo de Bonecos mostra a descoberta do estar vivo, o valor da vida, o efeito das mudanças. Reforça que precisamos sonhar e acreditar nos sonhos. Crianças e adultos encantam-se, desde as primeiras cenas.

João Bachilli, o diretor geral, entendendo a importância do teatro infantil como meio de crescimento cultural e na sua formação como indivíduo, dá sua marca pessoal no mundo da imaginação, do lúdico e da fantasia.

Circo de Bonecos é simples, singelo e emocionante. Traz uma simplicidade que toca profundamente a nossa essência. Buscar uma identidade e conquistar a liberdade soam como temas tão adultos, mas de forma autêntica e viva povoam, também, o dia a dia de uma criança.” Pontua João Bachilli.

Direção Geral: João Bachilli.

Elenco: Alex da Cruz; Carolina Tavares; Cissa Baini; Gabriela Schaun; Gutto Rangel; Jéber Costa; Kauane Ribeiro; Natana Freitas; Nicolas Rodrigues; Régis Caetano; Tayla Rosa; Thaynã Kosby e Victor Tombesi.

Banda: Clayton Chiesa; Daniel Ortiz; Gustavo Silveira; Jhonatan Kirst; Manu Fortuna e Neco Eidelwein

Letras e músicas: Cissa Baini e Gustavo Silveira.

Direção Musical: Gustavo Silveira.

Concepção de Figurinos, Adereços e Projeto Cenográfico: João Bachilli.

Iluminação: Fabrício Simões.

Direção de Produção: Adriane Silveira.

Direção teatral: Miriam Torres.

CIRCO-TEATRO - THOLL, IMAGEM E SONHO

Local: Grande tenda montada na área externa do CCBB Brasília

Dias 22 e 23 de outubro, às 19h.

Entrada franca.

Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

A alegria e a magia de “Tholl, Imagem e Sonho” contagia públicos de todas as idades, despertando o interesse pela arte circense.

Utilizando figurinos elizabetanos e venezianos, com toques de modernidade e bastante luxuosos, e perucas estilizadas, todo o elenco dança e baila ao som de uma música vibrante e bem marcada sob uma iluminação sofisticada.

Ao longo dos 75 minutos de espetáculo, o elenco, de 20 artistas, desenvolve variadas técnicas circenses, como tecido, arco, trapézios simples e triplos, pernas de pau, monociclo, contorcionismo, acrobacia de solo, acrobacia de arremesso, trampolim elástico, corda acrobática, malabarismo com claves, bolas, aros, pirofagia, teatro e dança, caracterizando assim o compondo o novo circo. Oportunidade única para o espectador notar a espontaneidade e a naturalidade de cada artista, seu amor à arte e a capacidade de superação de seus próprios limites - físicos e emocionais.

“Em Tholl, Imagem e Sonho o público é transportado a um mundo de sonhos e de fantasias. Liberta o espectador para que faça sua própria leitura de uma forma simples e pura, com a intenção de ocupar a memória e o coração de cada um, num inexplicável momento de êxtase coletivo.” Garante Bachilli.

Diretor Geral: João Bachilli.

Artistas: Cássia Sanches; Deniel Santos; Douglas Paiva; Fábio Marques; Fernando Jurgina; Gabriela Sanchi; Guilherme Utz; Gutto Rangel; Kátia Martins; Kleber Moreira; Lara Santos; Luana Wrague; Miriam Torres; Nicolas Rodrigues; Ricardo Bach; Rodri Aliandro; Thomaz Santin e Tysso Rangel.

Concepção de Figurinos e Adereços: João Bachilli.

Cenografia: Grupo Tholl.

Cenografia Eletrônica: Bruno Fonseca.

Criação e Técnico de luz: Betinho Cavalheiro.

Operador de Áudio: Cristian Rodrigues.

Direção de Produção: Neuza Neves.

Produção Executiva: Elaine Acosta.

CIRCO-TEATRO – EXOTIQUE

Local: Grande tenda montada na área externa do CCBB Brasília

Dias 29 e 30 de outubro, às 19h.

Entrada franca.

Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

“Exotique” é vibrante, unindo imagens marcantes e acrobacias, surpreendendo o público do começo ao fim do espetáculo. São malabaristas, acrobatas, equilibrista e palhaço. Com figurino requintado, inspirado em países variados, as peças ganham um toque mágico na atuação de cada um dos artistas. O repertório foi cuidadosamente escolhido e as coreografias possuem um estilo próprio, caracterizado por diferentes técnicas de dança, que trazem suavidade e delicadeza.


A comicidade é provocada pelo clown já no início de "Exotique" que, como o próprio nome diz, apresenta um universo exótico, onde a audácia está presente em todos os elementos. Coreografias, malabarismos e efeitos de cores e luzes criam um universo ousado a cada movimento.


É um espetáculo que brinca com a estética, a linguagem e a forma do novo circo. Tudo é desenrolado com muito carinho, esforço, entusiasmo e confiança, visualizando-se um "mundo exótico" quer seja no trabalho de grupo, na superação e na exuberância da plasticidade cênica. O exotismo é conferido em cada uma das cenas do espetáculo.

“Todos nós procuramos uma singularidade, por vezes tênue, às vezes quase louca, desorientada, por vezes chique, às vezes over! Nosso corpo fala palavras mudas e nossos olhos vislumbram cores e formas que detalham uma época, ou várias juntas. Não encontramos isso em livros, somente na experiência.” Convida Bachilli, a todos experimentarem o exótico.

Direção Geral: João Bachilli.

Artistas: Andrew Insaurriaga; Auro Damasceno; Beto Freitas; Brunna Schamann; Dinael Tavares; Edson Brunis; Eduardo Corrêa; Evelyn Araújo; Grazi Zanolla; Jéber Costa; Lucas Rech; Lucas Saker; Marvin Duarte; Nathan Santos; Nina Souza; Pamela Farias e Rodrigo Bach.

Operador de Áudio: Victor Tombesi.

Cenografia Eletrônica: Bruno Fonseca.

Figurinos: João Bachilli.

Cenografia e Adereços: Grupo Tholl.

Direção de Produção: Adriane Silveira.

Produção Executiva: Elaine Acosta.

Entrada gratuita

Mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início dos espetáculos.

Intervenções artísticas do Grupo Tholl,

em espaços públicos de Brasília.

12/10, quarta-feira

11h, Torre de TV e 12h, CCBB Brasília

13/10, quinta-feira

14h, Ed Sede I - Praça do Cebolão e 16h, Parque da Cidade

14/10, sexta-feira

19h, Loja BB Conceito, Shopping Iguatemi

15/10, sábado

11h, Rodoviária do Plano-Piloto e 15h, CCBB Brasília

21/10, sexta-feira

21h, Loja BB Conceito, Shopping Iguatemi

23/10, domingo

15h, CCBB Brasília

30/10, domingo

15h, CCBB Brasília

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural.Itinerário no site www.bb.com.br/cultura


==> Foto: Daniel Ortiz

0 comments:

Postar um comentário