CAIXA CULTURAL HOMENAGEIA JOÃO DO VALE

A CAIXA Cultural Brasília apresenta o espetáculo musical “Na Asa do Vento: João do Vale cantado e contado”, com direção de Inez Viana, interpretações de Xangai e Rita Ribeiro e intervenções no palco do ator Flavio Bauraqui. O espetáculo acontece no Teatro da CAIXA na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30). A classificação indicativa é de 12 anos.

“Na Asa do Vento” revela ao público brasiliense a trajetória de vida e a obra de João do Vale, compositor maranhense e autor de sucessos como “O Canto da Ema”, “Carcará” e “Pisa na Fulô”, considerado um dos maiores nomes da música popular nordestina.

Os intérpretes são a cantora Rita Ribeiro, o cantor Xangai, e o ator Flavio Bauraqui, que além de cantar algumas músicas, costura o espetáculo com intervenções cênicas. Os artistas se revezam no palco e, em alguns momentos, formam duetos. O espetáculo também conta com projeção de vídeos e fotografias, funcionando junto às intervenções cênicas como uma forma de contar ao público um pouco da história de vida de João do Vale.

A base instrumental do show fica a cargo do grupo carioca Pedra Lispe, formado por violoncelo, viola brasileira, violão de 7 cordas, bandolim, flauta, percussões e bateria. Os arranjos foram especialmente compostos pelo grupo para o espetáculo.

João do Vale:

João do Vale se consagrou na década de 60, no show Opinião, ao lado de Zé Kéti e Nara Leão (depois substituída por Maria Bethânia), e teve mais de trezentas músicas gravadas por diversos intérpretes. Infelizmente, gravou poucos discos solo, sendo de certa forma ignorado pelas gravadoras. Após sua morte, em 1996, praticamente caiu no esquecimento.

“Devo dizer que considero João do Vale uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Se é certo que em 1964-65, quando se realizou pela primeira vez o show Opinião, os grandes centros do país tomaram conhecimento de sua existência e lhe reconheceram os méritos de compositor, não é menos certo que pouca gente se deu conta do que ele realmente significa com o expressão de nossa cultura popular.” (Ferreira Gullar)

Ficha técnica:

Direção Cênica: Inez Viana

Arranjos: Rudá Brauns e Bruno Reis

Iluminação: Renato Machado

Audiovisual: Erick Maximiano Oliveira

Projeto Gráfico: Priscila Paiva

Fotografias: Iolanda Huzak

Coordenação de Produção: Gabriela Góes

Produção Executiva: Mariana Dantas

Direção Musical: Pedra Lispe

Serviço:

“Na Asa do Vento: João do Vale cantado e contado”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Data: sexta-feira, sábado e domingo, 28, 29 e 30 de outubro 2011

Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h (não será permitida a entrada após início da sessão)

Telefone para informações: (61) 3206-9448

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Preço dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores, clientes e empregados CAIXA e doadores de um brinquedo).

Classificação Etária: Não recomendado para menores de 12 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário