Alice sai de sua história e vai parar nos telhados de uma favela brasileira

Ao tentar escrever uma história tarde da noite, o narrador experimenta uma situação inusitada diante dos papéis espalhados sobre sua mesa. Sem inspiração nenhuma, desenha um círculo e, quando está quase pegando no sono, é despertado por um grito: “Coeeeelhooo!!!”. Vários personagens começam a sair de dentro da ilustração e a correr em direção a outras páginas. Assim se inicia Alice no telhado, novo livro do autor-ilustrador Nelson Cruz, que acaba de ser lançado por Edições SM.

Em diálogo com o clássico da literatura universal Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, Alice no telhado resgata personagens como o Chapeleiro Maluco, a Rainha de Copas, e é claro, a própria Alice, aqui representada de forma não convencional: de cabelos curtos e escuros, como era a menina real, Alice Liddell, fonte de inspiração para os dois livros de Carroll sobre a personagem.

Não convencional também é o ambiente onde a garota curiosa vai parar: sobre uma paisagem urbana, que lembra periferias ou favelas das grandes cidades brasileiras, com casas simples apinhadas em um morro. Perdida sobre um telhado, em meio a uma infinidade de fios e antenas, Alice pergunta-se como poderia sair daquele lugar. Nesse meio tempo, aparece o sorridente gato de Cheshire (aqui transformado em uma constelação), que confunde ainda mais a menina com seus enigmas. Quando por fim Alice avista o coelho de novo, lança um sonoro grito, atrás do qual correm descontroladamente a Rainha, o Chapeleiro, o Rei e os soldados, atropelando-a. Com o impacto, todos caem lentamente no vazio. Como eles voltarão para sua história original?

As delicadas ilustrações, feitas sobre papéis quadriculados e envelhecidos com borra de café, parecem estar em constante movimento. A impressão que se tem é que os personagens estão realmente correndo de uma página a outra enquanto se folheia o livro e que poderão, de fato, sair daquela história e surgir em outra. Mas isso fica por conta da imaginação dos leitores...

Sobre o autor/ilustrador - Nelson Cruz é mineiro de Belo Horizonte, autor, ilustrador e artista plástico autodidata. Costuma tirar ideias de leituras, observações e situações variadas. Pela primeira vez, conta uma história que se iniciou pela falta de inspiração. Cruz já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Em 2002, foi indicado pela FNLIJ ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, considerado o Nobel da literatura infantil, e em 2004, para a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People), Suíça. Em 2010, obteve a primeira colocação no Jabuti na categoria Melhor Livro Infantil com Os herdeiros do lobo (Comboio de Corda, SM).

Título: Alice no telhado

Autor e ilustrador: Nelson Cruz

Número de páginas: 32

Formato: 21,5 x 28 cm

Preço: R$ 33,00

Indicação: Leitor em processo (8 e 9 anos)

ISBN: 978-85-8072-006-8

Coleção: Comboio de Corda

1 comments:

Thata disse...

chato

Postar um comentário