GT1: Agressividade no molhado rende 12 posições a Bernoldi

A dupla formada por Enrique Bernoldi e Nick Castburg finalizou as duas corridas válidas pela nona e penúltima rodada dupla do Campeonato Mundial de GT1 na décima e sexta colocação, respectivamente. As provas foram disputadas na madrugada deste sábado (10, no horário de Brasília) no circuito de Pequim, capital da China.

Ambas as corridas - o Qualifying Race e a Championship Race - foram disputadas com pista molhada, o que eliminou a virtual vantagem que Bernoldi teria em largar com pneus novos em seu Nissan GT-R da Sumo Power GT. O paranaense, ex-piloto de Fórmula 1 com passagens pelas equipes Arrows e BAR, foi forçado a largar da última colocação na primeira prova em virtude de um acidente sofrido por seu parceiro ainda durante o segundo treino livre, tornando impossível o reparo do carro para a disputa da sessão classificatória.

Com a chuva, todos largaram com pneus próprios para as condições de pista molhada, mas mesmo assim Bernoldi arriscou na agressividade e também em uma estratégia de boxes diferente do restante do grid. "Ultrapassar aqui é muito difícil. A pista é travada e estreita, condições sob as quais nosso carro não é tão bom. Mas felizmente a chuva dá uma nivelada, e resolvemos arriscar", disse.

Último a fazer o pit stop, Bernoldi entregou o Nissan GT-R a Castburg, que cruzou a linha de chegada na décima posição, o que representou um ganho de oito postos em relação à colocação de largada - 18º e último.

Na corrida complementar, Castburg largou do décimo lugar. O início da confusa corrida deu-se com o safety car na pista por causa da pesada chuva que voltara a cair momentos antes. "Essa corrida foi muito confusa. Depois que o safety car recolheu para os boxes e as disputas se iniciaram, houve vários toques, batidas, gente escapando para a brita... Foi uma confusão só", observou o curitibano.

"Felizmente conseguimos escapar de todas as encrencas nos beneficiando disso", apontou. Bernoldi assumiu o carro na parte final e cruzou a linha de chegada na sexta colocação. As vitórias ficaram com as duplas da Aston Martin: Tomas Enge/Alex Müller na primeira prova e Stefan Mücke/Darren Turner na segunda.

Neste domingo (11) a categoria fará uma corrida de exibição em um traçado montado nas ruas do Parque Olímpico de Pequim, entre o Ninho do Pássaro e o Cubo d’Água, principais ícones dos Jogos Olímpicos realizados na capital chinesa em 2008.

Depois disso, o Mundial de GT1 volta a se reunir na Argentina para o encerramento da temporada, no circuito de San Luís, no dia 6 de novembro.

==> Foto: DPPI

0 comments:

Postar um comentário