CLÁUDIA CUNHA - NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA - SÁBADO - DIA 17 de SETEMBRO de 2011

Criada numa cidade pequena do interior do Pará, Claudia Cunha cresceu ouvindo os compositores nordestinos pelo sistema de alto-falante do lugar e soltando a voz nas festas religiosas e populares. Ao se mudar para Belém, inicia seus estudos de música no ambiente universitário e o percurso de cantora popular, agregando essas referências, que se somam hoje na construção de seu trabalho artístico como intérprete e compositora.

A artista reside e desenvolve sua carreira musical em Salvador desde 1996, onde também se formou em Música pela Universidade Federal da Bahia. Dona de uma voz suave e um canto afinado e cheio de sutilezas, seu trabalho tem sido levado aos principais palcos e projetos artísticos da cidade, entre eles, o Teatro Castro Alves (Circuito Cultural Banco do Brasil e MPB Petrobrás), o Teatro do Sesi, o Teatro Acbeu, o Teatro XVIII, Pelourinho Cultural, Projeto Música no Porto, Espicha Verão, etc. Claudia já se apresentou ao lado de importantes nomes da MPB como Leila Pinheiro, Geraldo Azevedo, Ed Motta, Roberto Mendes, Xangai e outros.

Essa trajetória bonita e competente tem despertado o interesse e a emoção de um grande número de pessoas que hoje acompanha seu trabalho pela cidade. Como parte do reconhecimento ao seu trabalho como intérprete e compositora, conquistou os três mais importantes prêmios da área musical da Bahia: Prêmio Braskem Cultura e Arte; Troféu Caymmi e o V Festival de Música da Educadora FM.

Seu CD de estréia, "Responde à Roda", ganhou lançamento nacional pela prestigiada gravadora carioca Biscoito Fino, em 2009. Produzido pelo compositor e violonista mineiro Sérgio Santos, o repertório parece concebido artesanalmente, num trabalho delicado e centrado numa MPB acústica, recheada de sambas, cocos e cirandas, numa permanente conversa da cultura popular e da tradição da música brasileira. Traz, além de composições próprias (No girar de Alice, Baião dividido, Responde à roda), músicas de Egberto Gismonti (Auto-retrato), Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro (Ganga-Zumbi, Putirum), Rodolfo Stroeter (Din Don) e dos baianos Tom Zé (Quando eu era sem ninguém), Roberto Mendes (Seu moço), Alcyvando Luz e Carlos Coqueijo (Aioká), Manuela Rodrigues (Cabe um tanto), Ivan Bastos e Gil Vicente Tavares (Mar do Norte).

Como em toda boa roda, as partes se tornam o todo. Musicalmente, "Responde à Roda" promove o encontro de diversos brasis, cada um com sua cor local, ao trazer um time de músicos de primeira linha vindos de diferentes lugares do Brasil. De SP, MG, RJ, BA, vieram André Mehmari (piano), Toninho Ferraguti (acordeon), Nailor Proveta (clarinete), Léa Freire (flauta), Tutty Moreno (bateria), Rudson Daniel (percussão), Zeca Assumpção e Ldson Galter (baixo acústico), além do próprio Sérgio Santos (violão). As participações especiais de Roberto Mendes, Zé Renato, Ramiro Musotto e Jurandir Santana completam a seleta escalação.

Com excelente acolhida por parte da imprensa, Cláudia foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira 2010 na categoria Melhor Cantora (Categoria Regional) e tem recebido convites para apresentações em projetos nacionais importantes como o Sonoras (Sesc Pinheiros/SP), Prata da Casa (Sesc Pompéia/SP), Quintas no BNDES (Teatro do BNDES/RJ), Uma Quarta de Música (Teatro M. Schiwazzappa, Belém/PA) e outros.

Imprensa

"Responde à Roda (Biscoito Fino), de Cláudia Cunha, é um belo disco de música brasileira. Fugindo ao lugar-comum da infinidade de cantoras que surgem a cada dia, ela faz um trabalho de extrema sensibilidade, sem firulas ou fórmulas. Destaque para a regravação de "Quando eu era sem ninguém", de Tom Zé." João Pimentel – O Globo/RJ.

"Co-produzido pelo notável compositor e cantor mineiro Sérgio Santos e por Cláudia, o CD mostra uma cantora sensível e afinadíssima, a serviço de repertório de qualidade. O timbre doce e cristalino de Cláudia Cunha passeia por sambas, baiões, afoxés, candomblé e canções (...). Trabalho de altíssimo nível, que revela uma artista refinada." Toninho Spessoto – Acordes/SP.

"Responde à Roda, o CD, deixa ótima impressão de Cláudia Cunha, cantora afinada que mostra segurança ao desencavar as raízes africanas da música brasileira em faixas fortes como Aioká (Alcyvando Luz e Carlos Coqueijo) e Ganga-Zumbi (Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro). Uma boa estreia que sinaliza que Cláudia Cunha vai ter um lugar ao sol no país das cantoras". Mauro Ferreira – Notas Musicais/RJ.

"Numa terra que gerou intérpretes femininas do porte de Maria Bethânia, Gal Costa e Astrud Gilberto, novas (e boas) cantoras sempre são bem-vindas. O álbum de Cláudia, Responde à roda, é uma pequena pérola de uma estreante que nada tem de inexperiente. A bossa jazz Pra você gostar de mim, no qual ela faz dueto com Zé Renato, comove o mais cínico dos críticos." Hagamenon Brito – Correio da Bahia/BA.

"Cantando e compondo, Cláudia faz bonito. Seu belo timbre se soma ao trabalho refinado de músicos como Nailor Proveta, André Mehmari, Toninho Ferraguti, Léa Freire, Swami Jr e Ramiro Musotto, entre outros, além dos arranjos do violonista mineiro Sérgio Santos (...). Um CD gostoso de ouvir, de ponta a ponta." Daniel Brazil - Revista Música Brasileira/ RJ.

"Ouça a sua interpretação para a belíssima "Din Don" (de Rodolfo Stroeter), uma saudação de capoeira, uma coisa bem típica da Bahia, onde Cláudia Cunha sentou praça, e por isso mesmo não se espante ao perceber que a musicalidade de CC é bem típica de Salvador. "Ganga-Zumbi" (de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro) é uma das melhores faixas desse álbum que é obrigatório a todas as discotecas respeitáveis (...). Fazia tempo que uma estreante não me chamava tanto à atenção na Música Popular Brasileira". Ricardo Anísio - A União/ PB.

================================================================

A apresentação acontece dia 17 de Setembro de 2011 – Sábado a partir das 21:00 horas. Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Contato artista: Oxx-61-8125-2012 / 0xx-71-9961-5892

www.myspace.com/claudiacunha

www.claudiacunha.com

Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Saulo Kainuma

0 comments:

Postar um comentário