TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB - 14/08

GRAMADO DO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL BRASÍLIA – 14 DE AGOSTO DE 2011. ENTRADA FRANCA.

O som original de Karina Buhr é destaque do penúltimo show da série

*Concerto ao ar livre terá ainda a participação do cantor e compositor Túlio Borges e da banda Jambrosia

Cantora, compositora, percussionista, atriz. Karina Buhr tem um talento múltiplo que passeia pela arte brasileira, do carnaval do Recife ao Teatro Oficina de São Paulo. Agora, o trabalho singular desta artista poderá ser visto em Brasília. Ela é a grande atração do concerto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB do mês de agosto, que acontece no dia 14, a partir das 17h, no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Antes dela, sobem ao palco o músico e poeta Túlio Borges e a banda Jambrosia. A entrada é franca. TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB tem direção geral de Guilherme Reis, que divide a curadoria com Bia Reis; cenografia e direção de arte de Dalton Carmargos.

Karina Buhr chega em 2011 referendada pelo prêmio de cantora revelação dado pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte em 2010. Apenas o reconhecimento a um trabalho original e que tem conquistado público e crítica. E a artista evita fazer concessões. Suas letras apresentam imagens fortes como ”dorme logo antes que você morra, está chovendo fogo e as ruas estão queimando”, que integra uma canção de ninar para crianças de Badgá, ou “fria, não miro a ira, não miro mas te acerto no peito, quando mudo meu amor de endereço", para uma canção de amor.

A cantora e compositora pernambucana promete atrair milhares de espectadores ao penúltimo show da série TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB em 2011 – o último show do ano acontecerá em setembro, numa parceria com o CENA CONTEMPORÂNEA – Festival Internacional de Teatro de Brasília, apresentando o duo Maria João e Mario Laginha. Até o momento, cerca de 7 mil pessoas já passaram pelo gramado do CCBB, para apreciar os concertos protagonizados por atrações como a banda argentina Escalandrum, a cantora e atriz Marisa Orth e o músico Thiago Pethit, revelação da cena paulistana.

Este é o quinto ano em que o projeto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB acontece. Pelo grande palco montado ao ar livre, já passaram atrações do cacife do maestro e pianista congolês Ray Lema, o Quinteto Hamilton de Holanda e o show memorável de Goran Bregovic e sua Orquestra para Casamentos e Funerais.

OS ARTISTAS

KARINA BUHR
Karina nasceu em Salvador, Bahia, em 1974, mas aos oito anos de idade mudou-se para Recife, Pernambuco, onde desenvolveu a carreira artística. Participou, como percussionista, dos blocos de maracatu do carnaval pernambucano, em especial os mais tradicionais, como Piaba de Ouro e Estrela Brilhante. No final da década de 1990, depois de ter passado por vários grupos recifenses, fundou o Comadre Fulozinha, que misturava cantigas de roda, toques do folclore brasileiro com ritmos contemporâneos e foi apresentado ao público por Chico Science. Depois de se mudar para São Paulo, foi convidada, em 1998, pelo diretor José Celso Martinez Corrêa, a integrar-se ao Grupo do Teatro Oficina.

Atuou nas montagens de Bacantes e Os Sertões, para as quais também compôs músicas para as trilhas sonoras.
Partiu para carreira solo e logo lançou seu primeiro e aclamado álbum, Eu Menti Pra Você. O CD promete ser a base do show que a artista fará em Brasília.

TÚLIO BORGES
Músico, poeta, compositor e cantor, Túlio Borges relutou bastante à idéia de dedicar-se à música, temendo “perder o prazer de tocar”, confessou. Atuava como tradutor. Mas a vocação musical falou mais forte e, aos 29 anos, o brasiliense lançou seu primeiro CD, Eu Venho Vagando no Ar. A receptividade ao trabalho foi imensa e Túlio recebeu o prêmio de Melhor Cantor no Troféu Cata-Vento, do programa da Rádio Cultura de São Paulo, conferido aos melhores da música independente brasileira.

Mas a relação de Borges com a música começou bem antes, quando o menino estudou piano na Escola de Música de Brasília. Depois, gravou jingles, integrou uma jazz band e um grupo vocal escolar quando morou em Seattle, EUA, na década de 1990. Embora compusesse desde a infância, só aos 23 anos, morando em Londres, começou a compilar a obra (tinha quase 40 canções) que gravaria na volta ao Brasil. Aqui, passou a participar de festivais e, dentre outros prêmios, ficou em primeiro lugar no Sesc de Brasília e em segundo na Semana da Canção Brasileira, em SP, num júri que contava com Dante Ozzetti e Alice Ruiz. Sua música propõe uma viagem através dos cantos e ritmos populares brasileiros, como forró e samba, além de incursões pelo blues e até pelo fado.

JAMBROSIA
Criada em 2009, por músicos que se dedicam ao jazz, a Jambrosia leva este nome em homenagem às várias Jam sessions que realizou e também à mítica comida dos deuses greco-romanos. Liderados pelo jazzista norte-americano, Ted Falcon, a banda é composta por nomes de peso da cena musical brasiliense: Marcus Moraes (guitarra elétrica), Rafael dos Santos (bateria), no baixo, Eduardo Belo e Rafael dos Anjos (violão). Ted é reconhecido entre os colegas como um incentivador da cena de jazz local.

O quinteto apresenta, sobretudo, composições do próprio Ted Falcon, mas são exploradas também sonoridades de diversas partes do mundo, como Espanha, África, Israel, Brasil e Estados Unidos, promovendo um hibridismo cultural. Mas a banda também investe em músicas mais populares, como Georgia on my mind e I don´t know why. A banda Jambrosia gravou dez composições de Ted Falcon e se prepara para lançar o disco no segundo semestre deste ano.

TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB

Local: gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: 14 de agosto de 2011
Horário: a partir das 17h
ENTRADA FRANCA
Informações: (61) 3108.7600

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transportefunciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h.

O CCBB é aberto de terça-feira a domingo das 9h às 21h
SCES Trecho 2, conjunto 22 – Brasília/DF Tel: 61 3108-7600

==> Foto: Diego Ciarlariello

0 comments:

Postar um comentário