Terapia e arte resgatam portadores de transtorno mental em Guarulhos

Projeto Tear promove reabilitação psicossocial através de oficinas artesanais em marcenaria, serigrafia, tear e costura, entre outros.

Nesta quinta-feira (19), o Projeto Tear – Oficinas de Trabalho, Terapia e Arte completa oito anos de existência. Localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, o Tear é um serviço público de Saúde Mental que visa promover a reabilitação psicossocial de pessoas em situação de sofrimento psíquico por meio de atividades em oficinas de trabalho artesanal.

Parceira do projeto, junto com a Associação Cornélia Vlieg e os Laboratórios Pfizer, a Prefeitura de Guarulhos tem se empenhado para oferecer atendimento digno e de qualidade aos usuários dos serviços de saúde mental, além de valorizar os tratamentos e alternativas baseadas no convívio familiar e comunitário.

Segundo a coordenadora do projeto, Valéria Bianchini, o trabalho dos usuários tem contribuído para o resgate da autoestima, da inclusão social e, também, para a interação dos portadores de sofrimento psíquico com as demais pessoas.

Atualmente, o Tear conta com cerca de 120 usuários e oito oficinas: encadernação, marcenaria, mosaico, papel reciclado, serigrafia, tear e costura, velas e sabonetes e vitral. Os objetos confeccionados nas oficinas são comercializados na loja do projeto e o dinheiro arrecadado é revertido para a compra de materiais/equipamentos e para os participantes, na forma de “bolsa oficina”.

Os produtos confeccionados no Projeto Tear podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 92, Vila Moreira – Guarulhos/SP. Maiores informações pelos telefones 2409-2200 e 2475-1758 ou no site do projeto (www.projetotear.org.br).

0 comments:

Postar um comentário