Negra assume a liderança da Mitsubishi Sailing Cup em dia de ventos fortes

A sexta-feira em Búzios foi de temperatura amena, sol forte, céu claro e ventos muito intensos do quadrante leste, que chegaram a soprar perto de 30 nós (aprox. 55 km/h) nas rajadas mais fortes.

Com isso, o segundo dia de disputas da segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup 2011 foi marcado por condições que testaram ao máximo tripulações e equipamentos.

A primeira regata do dia foi vencida pelo ‘Pajero’, de Eduardo Souza Ramos, que, junto ao 8º lugar na segunda prova hoje, o fez subir para 5º lugar geral.

"Foi um dia espetacular! Vencer esta regata hoje, nestas condições, com o barco planando a mais de 20 nós em uma flotilha tão boa, com competidores tão qualificados, foi o bônus do bônus", entusiasmou-se Eduardo Souza Ramos.Durante a regata houve a quebra de dois S40.

O argentino ‘Patagonia’ rompeu o gurupés (peça que fica na proa do barco para prender a vela-balão) em uma colisão com o ‘Crioula’. Depois do protesto julgado, o barco gaúcho foi desclassificado e o argentino receberá como reparação nas duas regatas que não correu hoje a média geral de seus próprios pontos no campeonato como prevê a regra "A10.a".

Na segunda regata eterno favorito ‘Negra’, argentino de tripulação uruguaia, venceu, com o ‘Mitsubishi/Gol’, de Torben Grael, na sua cola, mas os dois bem à frente do resto da flotilha. Com o segundo lugar obtido na primeira prova do dia, o camepão de 2010 e vencedor da primeira etapa deste ano em Ilhabela, voltou a frequentar o lugar mais alto da súmula e lidera com 12 pontos perdidos, seguido do chileno ‘Movistar’ (16 pts.) e do argentino ‘Patagonia’, que após a reparação soma 20 pontos.

HPE25 - Na classe HPE25 o dia de mar e vento desafiador não foi menos contundente para a flotilha. O então líder ‘Match Point’, do comandante Hugo del Priore, campeão de 2010 e também da primeira etapa de 2011, quebrou o mastro no final da segunda regata e mesmo assim cruzou a linha em 5º lugar para manter a vice-liderança geral da copa. Já o seu principal rival, o ‘Ginga’, de Breno Chvaicer, com um segundo e um primeiro hoje, tomou a liderança.

Em terceiro aparece o ‘Max’ de Anderson Biasoni, mais um sobrevivente na flotilha que teve ainda dois barcos com lemes quebrados. Entre eles, o multicampeão mundial Maurício Santa Cruz no ‘Motu/Bruschetta’.

Para sábado estão previstas até três regatas na raia da Armação com largada a partir das 12h e ventos de 12 a 15 nós.

Novidades para os fãs do Esporte A cobertura desta segunda etapa ganhará novas formas de divulgação. As regatas poderão ser acompanhadas em tempo real pelo Twitter. Para acompanhar, acesse: www.twitter.com/mitsailingcup e também pelo site www.mitsubishisailingcup.com.br, onde será possível ver textos, fotos e vídeos das regatas.

A regata é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil,Resultados - Primeiro dia de Regata Classe S40 1º Negra (ARG) - 12 pontos perdidos 2º Movistar (CHI) -16 pp 3º Patagonia (ARG)-20 pp4o Pisco Sour (CHI) -20 pp 5º Mitsubishi /Gol ¬(CHI) - 21 pp6º Pajero - (BRA) - 24 pp7º Mitsubishi Motors - CHI) -25 pp8º Claro (CHI) -29 pp9º Crioula (BRA) - 30 pp10º Santander (CHI) - 31 pp11º Carioca (BRA) -40 pp12ºNoryema (CHI) - 41 pp13º Celfin Capital (CHI) -46 ppClasse HPE25 1º Ginga (BRA) - 8 pontos perdidos2ºMatch Point (BRA) - 10 pp3ºMax (BRA) -15 pp4º Aventura (BRA)- 19pp5º Vuarnet (BRA) - 25 pp6º Ah Moleque (Max) -28pp- 7ºAtrevido (BRA) -28 pp8ºBruschetta (BRA) - 34 pp9ºAzzurro (BRA) -37 pp10º Repeteco II (BRA) - 42 pp11º Allifa (BRA) -50 pp12º Black Jack (BRA) 56 pp 13ºArion (BRA) - 56 pp



==> Foto: Matias Capizzano

0 comments:

Postar um comentário