GRAND PRIX 2011: Em jogo difícil, Brasil supera Alemanha

BUSAN (CORÉIA DO SUL), 06.08.2011 - Depois de estrear com vitória sobre o Japão, o Brasil precisou suar a camisa para vencer a Alemanha. Neste SÁBADO (06.08), as brasileiras superaram as alemãs, em uma equilibrada partida, por 3 sets a 1 (25/21, 23/25, 25/15 e 25/23),em 1h51 de jogo, no Sajik Indoor Gymnasium, em Busan, na Coreia do Sul.

Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança do Grupo C, com seis pontos. O Japão aparece em segundo lugar, com três. A Coreia do Sul tem o mesmo número de pontos das japonesas, porém as coreanas estão em desvantagem no primeiro critério de desempate, o saldo de sets. Já as alemãs ainda não pontuaram no torneio.

Neste DOMINGO (07.08), o Brasil disputará o último jogo em Busan. As brasileiras enfrentarão as donas da casa, às 2h (horário de Brasília). Sportv e Esporte Interativo transmitirão ao vivo.

A levantadora Fabíola que substituiu Dani Lins no início do quarto set foi uma das responsáveis pela virada das brasileiras no final da partida. Já a oposto Sheilla terminou o jogo como a maior pontuadora, com 21 pontos.

"Não fizemos um bom jogo. Apresentamos algumas falhas que não são normais na nossa equipe. O bom dessa partida foi a superação. A Alemanha também sacou bem e conseguiu quebrar o nosso passe em algumas ocasiões. A Fabíola entrou no jogo vibrando e isso ajudou o time", disse a campeã olímpica, Sheilla.

O treinador José Roberto Guimarães acredita que a partida teve dois momentos distintos. "Estou orgulhoso do time. Essa partida pode ser dividida em duas. No segundo set nós tivemos uma grande reação, e apesar de perdermos a parcial, isso nos motivou para o terceiro. No quarto set, a Alemanha voltou a jogar melhor e a Fabíola entrou no jogo com uma energia que estava faltando. Isso fez bem para a equipe", afirmou o técnico brasileiro.

A energia que faltava

No quarto set o Brasil perdia para a Alemanha por dez a cinco. Neste momento, o treinador José Roberto Guimarães chamou a levantadora Fabíola. A atleta substituiu a titular Dani Lins e motivou a equipe verde e amarela. Jogando com alegria, Fabíola foi uma das responsáveis pela virada brasileira. A atleta ainda terminou o jogo como a maior bloqueadora do Brasil, com três pontos.

"Foi a primeira oportunidade que tive no Grand Prix. Estou muito feliz de ter ajudado o grupo. Quem está fora tem que ficar ligado na partida. Precisamos ser mais agressivas e não cometer tantos erros como hoje", explicou a jogadora.

O JOGO

A partida começou equilibrada. Com um bloqueio da central Furst sobre um ataque de Thaisa, as alemãs foram para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/6). Em dois erros seguidos da Alemanha, o Brasil empatou a parcial: 9/9. E foi em contra-ataque de Sheilla, que as brasileiras retomaram a liderança (11/10). A Alemanha virou o marcador em 17/16. O técnico brasileiro pediu tempo e o jogo seguiu equilibrado. Neste momento brilhou a estrela da campeã olímpica Sheilla. A jogadora fez um ace e as brasileiras abriram dois pontos (23/21). O Brasil se manteve na frente até o final e fechou o set por 25/21.

A Alemanha voltou melhor para o segundo set e abriu sete pontos (11/4). O treinador Zé Roberto substituiu a ponteira Mari por Fernanda Garay, mas as alemãs continuaram na liderança (16/7). Com bons bloqueios e numa excelente sequência de saques da levantadora Dani Lins, o Brasil encostou no placar (20/21). Mas a Alemanha segurou a vantagem até o final e venceu o set por 25/23.

Com três pontos seguidos de ataque de Paula Pequeno, o Brasil abriu quatro pontos (10/6) no terceiro set. A defesa e o bloqueio brasileiros funcionavam, e foi em um bloqueio da levantadora Dani Lins que o Brasil aumentou a vantagem para seis pontos (15/9). A Alemanha cometeu seguidos erros não forçados e o Brasil fechou a parcial por 25/15.

A Alemanha veio para o quarto set disposta a levar o jogo para o tie-break. O saque alemão incomodava a recepção do Brasil e as européias abriram cinco pontos (10/5). Neste momento, o técnico Zé Roberto trocou as levantadoras. Saiu Dani Lins e entrou Fabíola. O Brasil melhorou e num ace da oposto Sheilla assumiu a liderança do placar em 18/17. As brasileiras se mantiveram na frente e fecharam o set por 25/23 e o jogo por 3 sets a 1.

EQUIPES

BRASIL - Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaisa, Mari e Paula Pequeno. Líbero - Fabi

Entraram: Tandara, Sassá, Fernanda Garay e Fabíola

Técnico - José Roberto Guimarães

ALEMANHA - Weiss, Corina, Furst, Heike, Kozuch e Brinker - Líbero - Kirnten

Entraram: Kathy, Matthes, Nadja, Regina e Mareen

Técnico - Giovanni Guidetti

Outros jogos

Pelo grupo do Brasil, o Japão bateu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 (25/20, 25/21 e 25/22), em 1h20 de partida.

GALERIA DE FOTOS:

http://www.fivb.org/EN/volleyball/competitions/WorldGrandPrix/2011/PhotoGallery.asp?Tourn=WGP2011&No=16

*De Busan, Coreia do Sul, Vicente Condorelli

Acompanhe as notícias da seleção no Grand Prix também no blog - http://www.voleibrasil.org.br/blog-voleibrasil

==> Foto: Divulgação / FIVB

0 comments:

Postar um comentário