GILSON PERANZZETTA & NELSON FARIA no Clube do Choro de Brasília

Recém chegados da Europa, Gilson Peranzzetta e Nelson Faria mostram ao público de Brasília as músicas do CD BUXIXO. Texturas, entrelaçamento de cordas, cores, suavidades, sonoridades, timbres e emoção pura são sugeridos pelo casamento do piano de Gilson Peranzzetta e o violão de Nelson Faria.

A arte dos dois grandes instrumentistas dá à formação de duo uma dimensão nova e surpreendente, que foge dos sotaques já conhecidos e formula uma sonoridade peculiar, na qual estão contidos os sedimentos culturais do Brasil profundo, imprimindo cor, vigor e dinâmica à MPB.

BUXIXO

Em seu CD de estréia, Gilson Peranzzetta e Nelson Faria apresentam dez canções originais, duas das quais em parceria, compostas especialmente para este trabalho ("Caindo no Choro" e "Rua Bougainville"), e duas releituras de clássicos da música brasileira ("Estamos aí" e "Doce de Côco").

Durante suas apresentações eles fazem solos e trocam funções e sensações, buscando novas dinâmicas e novas texturas musicais. Ora a mão esquerda do piano busca os baixos e desenha a harmonia para que o violão evolua, ora o violão serve de apoio para os solos e desenhos do piano, proporcionando um espetáculo mágico.

O Duo Gilson Peranzzetta e Nelson Faria nasceu no Festival Canto da Primavera, em Pirenópolis (GO), onde os músicos, como professores do festival, dividiram o palco pela primeira vez. A sintonia foi sentida logo nas primeiras notas tocadas e a partir dai o Duo não parou mais, selando a parceria com o CD "Buxixo".

GILSON PERANZZETTA

O maestro, pianista, compositor, produtor e arranjador Gilson Peranzzetta é, sem dúvida, um dos maiores músicos brasileiros da atualidade. Gilson é um estilista da música, sua performance como pianista e arranjador tem personalidade, criatividade, delicadeza, e requinte, sem jamais perder a brasilidade. Dono de uma técnica apuradíssima, faz parte do seleto grupo de instrumentistas que criam verdadeiras obras-primas a cada improviso. Esta "assinatura" foi a razão que levou o maestro Quincy Jones a incluí-lo entre os maiores arranjadores do planeta, em entrevista dada a José Maurício Machline.

Com carreira premiada e reconhecida, no Brasil e no exterior, Gilson Peranzzetta recebeu inúmeros prêmios, entre eles três Prêmios Sharp de Música como melhor arranjador, melhor compositor e melhor intérprete. Em sua discografia contabiliza 43 CDs solo lançados, além de centenas de trabalhos como orquestrador, produtor, arranjador e regente e tem atualmente 150 músicas compostas.

Requisitado como arranjador e produtor musical, Peranzzetta trabalhou desde os dezoito anos com os mais renomados artistas nacionais, tais como Roberto Menescal, Leny Andrade, Simone, Fátima Guedes, Gal Costa, Elizete Cardoso, Gonzaguinha, Joana, Edu Lobo, Billy Blanco. Parceiro de Ivan Lins em sucessos mundiais como Love Dance e Setembro, atuou também como diretor musical, produtor e arranjador da fase mais importante da carreira de Lins.

Com sólida carreira no exterior, suas músicas foram gravadas por Sarah Vaughn, George Benson, Patti Austin, Jack Jones, Terence Blanchard, Dianne Schurr, Quincy Jones, Toots Thielemans, Shirley Horn e Barbra Streisand (em seu novo cd, lançado em outubro de 2009). No Japão, gravou para a JVC o cd "Reflections" em duo com o violonista Sebastião Tapajós. Por ocasião do Quinto Centenário de Madrid, dividiu o palco com os grandes pianistas Tete Montoliu (Espanha) e Emilio de La Peña (Argentina), no antológico espetáculo Três Pianos de Cauda.

Em 1999, Peranzzetta criou seu próprio selo "Marari Discos", que teve como primeiro lançamento o cd "RUA MARARI", onde está registrada a trilha sonora original que compôs para o documentário "Everest - Uma Conquista Brasileira". Atualmente o selo já tem 10 cds lançados.

Além de seu trabalho de piano solo Peranzzetta tem um duo há mais de 20 anos com o saxofonista e flautista Mauro Senise, um duo com o violonista Sebastião Tapajós, um trio de música popular com Zeca Assumpção – baixo e João Cortez – bateria, um trio de música de câmara com David Chew – cello e Mauro Senise e apresenta-se como solista, arranjador e maestro de orquestras sinfônicas e big bands.

A produção musical de Gilson para cinema e televisão vai do documentário à ficção. Ele assina a trilha de Everest – Uma Conquista Brasileira de Valdemar Niclevski; fez os arranjos para o filme Woman on Top, de Fina Torres; compôs "Ciúme" para o filme Dom de Moacyr Góes. Também teve sua composição "Sorriso de Luz" incluída no seriado Labirinto da Rede Globo; "Love Dance" no seriado Dallas; e "Setembro" incluída na trilha de Boys’n the Hood, de John Singleton.

Anualmente apresenta-se nos Estados Unidos, Europa e Japão, além de por três anos consecutivos ter sido foi convidado pela WDR Big-Band da cidade de Colônia – Alemanha para fazer arranjos e reger programas e shows de música brasileira para a rede de rádio e televisão alemã WDR.

Em novembro de 2007 apresentou-se no Festival de Jazz de Madri, lançando seu cd de piano solo "Bandeira do Divino", e no Kölner Philharmonie, em Colônia – Alemanha como regente e arranjador da WDR Big-Band.

Em março de 2008 volta a Europa, dessa vez para se apresentar na Finlândia, no Festival Frutas Tropicales, em Helsinki.

Com sólida formação erudita, Peranzzetta transita, com naturalidade, entre a música popular e a camerística. Para a música de concerto, Gilson compôs duas suítes para piano e Orquestra - "Miragem", apresentada em primeira audição pela Jazz Sinfônica de São Paulo e "Metamorfose" apresentada em primeira audição pela Orquestra Sinfônica Brasileira tendo ambas Peranzzetta como solista ao piano. É autor de inúmeras obras para pequenos grupos de câmara como o Quinteto Villa-Lobos, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra de Cordas dos Sonhos. Desenvolve um trabalho que une o erudito ao popular ao lado de Mauro Senise (sax e flauta) e David Chew (violoncelo), registrado no cd "EXTRA DE VÁRIOS".

Em janeiro de 2006 foi convidado pelo compositor Billy Blanco para orquestrar e reger a Sinfonia do Rio de Janeiro (Tom Jobim e Billy Blanco). Além da orquestração e da regência, Peranzzetta compôs para a Sinfonia uma nova introdução e todas as ligações entre as canções. O resultado foi uma memorável apresentação na Sala Cecília Meirelles com a participação da Orquestra dos Sonhos e dos cantores Peri Ribeiro, Leila Pinheiro, Doris Monteiro, Zé Renato, Paulo Marques e Elza Soares. Ainda em 2006, Peranzzetta apresentou, em primeira audição no Brasil, com a UFRJazz, arranjos de suas composições feitos para a WDR Big Band., de Colônia – Alemanha.

Em junho de 2008 foi convidado para fazer os arranjos e orquestrações para a apresentação da Orquestra Petrobrás Sinfônica, no Projeto Aquarius, espetáculo que levou 20.000 pessoas ao Forte de Copacabana. O espetáculo teve a regência do Maestro Isaac Karabtschevsky, e Gilson atuou como solista ao piano e completando o time de convidados estavam o violonista Turíbio Santos, o saxofonista e flautista Mauro Senise e a cantora Leila Pinheiro. Em 2008 Peranzzetta lançou seu novo cd "Êxtase", em duo com Mauro Senise, em um memorável concerto na Sala Cecília Meireles com a participação especial da Orquestra de Cordas dos Sonhos.

Ainda em 2008, retomou a parceria com Ivan Lins, que resultou na composição "Villa Jobim". A pedido de Ivan, Peranzzetta orquestrou "Villa Jobim" e "Two Streams" para a Pittsburgh Symphony Orchestra.

Em 2009 lança, pela Delira Música, o cd "Buxixo", gravado com o guitarrista Nelson Faria. Ainda em 2009, Gilson lança o CD "Melodia Sentimental", com Mauro Senise e a harpista Silvia Braga. O repertório reúne peças de Debussy, Ravel, Villa-Lobos, Bach, Tom Jobim, Ivan Lins, Peranzzetta, Cristóvão Bastos e Ary Barroso, com arranjos de Gilson Peranzzetta.

Em 2010 Gilson Peranzzetta lança Linha de Passe, cd comemorativo dos 20 anos de parceria com Mauro Senise, em turnê por todo o Brasil, finalizando com duas apresentações nos Festivais de Jazz de Córdoba e Buenos Aires, Argentina.

Em 2011 Gilson Peranzzetta apresentou-se com a Metropole Orchestra em Amsterdam onde atuou como solista e arranjador ao lado de Mauro Senise e Edu Lobo. Em Roterdam fez com Mauro Senise um workshow junto com os alunos do Conservatório de Música e o duo lançou no Onda Jazz, em Lisboa o cd Linha de Passe comemorativo dos 20 anos de parceria.

Em setembro o duo se apresenta no Panamá, em Assunção e no final do ano estão previstas apresentações na Índia, Sri Lanka, Madri, Barcelona e Paris.

NELSON FARIA

Nascido em 23 de março de 1963, na cidade de Belo Horizonte-MG, Nelson Faria é um dos mais expressivos músicos brasileiros, contando em seu curriculum a edição de 6 (seis) livros, sendo 2 (dois) editados nos EUA, Japão e Itália, 9 (nove) CD’s, 1 (um) DVD, 1(uma) video-aula (Toques de Mestre), além da participação em mais de 200 CD’s de diversos artistas nacionais e internacionais como músico, arranjador ou produtor. Também assina o modelo de guitarra Condor Nelson Faria Signature (JNF-1), desenvolvido pelo artista em parceria com a renomada fábrica de instrumentos.

Iniciou seus estudos com Sidney Barros (Gamela), professor responsável por despertar seu gosto pelo estilo chord melody, e em 1983, mudou-se para Los Angeles, Estados Unidos, onde cursou o G.I.T. (Guitar Institute of Technology) e teve o privilégio de aprender com os mestres Joe Pass, Joe Diorio, Frank Gambale, Scott Henderson, Howard Roberts, Ron Eschete e Ted Greene. De volta ao Brasil tornou-se um dos instrumentistas brasileiros mais requisitados para gravações, shows e workshops, desenvolvendo paralelamente trabalhos no exterior como instrumentista e arranjador.

Dentre os artistas com quem trabalhou, nos palcos ou em estúdios, destacam-se João Bosco, Cassia Eller, Gonzalo Rubalcaba, Ivan Lins, Till Broenner, Zélia Duncan, Ana Carolina, Milton Nascimento, Toninho Horta, Tim Maia, Leila Pinheiro, Nico Assumpção, Gilson Peranzzetta, Paulo Moura, Wagner Tiso, Edu Lobo, Fátima Guedes, Karolina Vucidolac, Josee Konning, Lisa Ono, Baby do Brasil, Pascoal Meirelles, Antonio Adolfo, Nivaldo Ornelas, Mauro Senise, Maurício Einhorn, entre outros, acumulando apresentações no Brasil, Japão, Estados Unidos, Canadá, Israel , Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Macedônia, Itália, Turquia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Lithuania, Estônia, Finlandia, Suíça, Holanda, Slovênia, Bósnia, Inglaterra, Malaysia, Indonesia, Ilha de Malta, República Dominicana, Colômbia, Ilhas Canárias, Ilha da Madeira, Martinica e Republica Checa.

Destacam-se em seus trabalhos como arranjador o CD "Malabaristas do Sinal Vermelho" e o DVD "Obrigado Gente", de João Bosco, ambos indicados ao Grammy Latino.

Apresentou-se nos mais importantes festivais de internacionais de Jazz, como North Sea Jazz Festival (Holanda), Montreal Jazz Festival (Canadá), Montreaux Jazz Festival (Suiça), San Francisco Jazz Festival (USA), Miami Festival (USA), Jazz a Vienne (França), Marcelle Jazz Festival (França), Tel Aviv Jazz Festival (Israel), Sarajevo Jazz Festival (Bósnia), Free Jazz Festival (Brasil), Kaunas Jazz Festival (Lithuania), Skope Jazz Festival (Macedonia), Malta Jazz Festival (Malta), Funchal Jazz Festival (Madeira), Frascatti Jazz Festival (Itália), Java Jazz Festival (Indonésia), Pennang Jazz Festival (Malasia), Vicenza Jazz Conversations (Itália), entre outros…

Em 2001, agraciado com a Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura, participou do programa BMI Jazz Composers Workshop, em Nova York - USA, tendo como professores os músicos Manny Albam, Jim McNeely e Michael Abene. Durante os meses em que esteve na cidade americana participou de várias gravações com músicos nova-iorquinos e brasileiros, apresentando-se em vários clubs de Jazz e no Kennedy Center, em Washington DC - USA

Como educador Nelson Faria também acumula muitos projetos bem-sucedidos. Entre 1987 e 1999 lecionou disciplinas de arranjo, harmonia, improvisação e guitarra na Faculdade de Música da Universidade Estácio de Sá, e no curso CIGAM (Curso Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical), ambos no Rio de Janeiro - RJ. Paralelamente ministrou inúmeros cursos e workshops em todo o país, dentre os quais destacam-se o Primeiro Seminário Brasileiro de Música Instrumental (Ouro Preto - MG), o Curso Internacional de Verão de Brasília - DF, o Festival de Música da Universidade do Rio Grande do Norte, Oficina de Música de Itajaí - SC, EM&T (Escola de Música e tecnologia - SP) , Conservatório Souza Lima (SP), Festival Internacional de Domingos Martins - ES, Festival de Ibiapaba e a Oficina de MPB de Curitiba - PR.

No exterior Nelson também atuou como professor convidado nas Universidades Manhattan School of Music (NY - USA), New School of Music (NY-USA), Berklee College of Music (Boston - USA) , University of South California (LA-USA), Stockholm Royal College of Music (Suécia), Göterborgs Universitet (Suécia), Sibellius Academy (Finlandia), University of Miami (USA), San Francisco State University (USA), Malmo Universitet (Suécia) e nos consevatórios de Amsterdam e Rotterdam (Holanda). Realizou também workshops na International Association of Jazz Educators (IAJE ) em Nova Iorque - USA além de, como arranjador e compositor, participar de apresentações com a CODARTS Big Band (Holanda), KMH Jazz Orquestra (Suécia), UMO Jazz Orchestra (Finlandia), Frost Jazz Orchestra (USA), Hr-Bigband (Alemanha), 2 O’clock Big band (Amsterdam), Brass & Fun Bigband, Orquestra Bons Fluidos e Orquestra Jazz Sinfônica (SP).

Desde janeiro de 2010 mora na Suécia onde trabalha como professor convidado na Örebro Universitet, Ingesund Universitet e KMH.

=================================================================

As apresentações acontecem dias 31 de Agosto, 01 e 02 de Setembro de 2011 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª e 3ª feira: 13:30 às 20:30 horas – 4ª a 6ª feira: 13:30 as 22:30 horas. Sábado a partir de 19:00 as 22:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-7816-5341).

Contato artista: Oxx-21-2259-4499 / 0xx-21-8756-7372

Não recomendado para menores de 14 anos


==> Foto: Nelson Faria Filho


0 comments:

Postar um comentário